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Questões de Estudo da Forma


ID
552289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito das linguagens de
representação nas diversas fases do projeto arquitetônico.

O anteprojeto é a caracterização geral da concepção adotada, incluindo-se as indicações das funções, dos usos, das formas, das dimensões, das localizações dos ambientes da edificação, e tem como interlocutor o cliente. Portanto, a linguagem é uma adequação ao leigo da representação técnica. Maquetes e perspectivas são muito úteis, nessa fase.

Alternativas
Comentários
  • Estudo preliminar

  • 6492_2021

    Anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ)

    A definição e o desenvolvimento do partido arquitetônico devem incluir o pré-dimensionamento dos elementos construtivos e as definições gerais dos demais projetos complementares, de modo a subsidiar o processo de aprovação pelo cliente, e o desenvolvimento da documentação para aprovação pelos órgãos oficiais responsáveis

    Estudo preliminar arquitetônico

    Concepção inicial do projeto arquitetônico, no qual se especificam funções, usos, formas e dimensões para os ambientes, bem como elementos construtivos e componentes principais do projeto. Podem-se apresentar várias versões na etapa de estudo preliminar, conforme acordado entre as partes interessadas. 


ID
552304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito das linguagens de
representação nas diversas fases do projeto arquitetônico.

Os croquis são, por definição, não técnicos, feitos à mão e, quando ocorrem no início dos trabalhos, não representam um diálogo, mas um monólogo do arquiteto. Já os croquis posteriores podem compor o estudo preliminar ou, no caso de um edifício público, complementar as explicações ao público

Alternativas

ID
727015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de projetos de arquitetura e técnicas de desenho, julgue os
itens a seguir.

O croqui consiste em um desenho de apoio ao processo de busca de um arquiteto, cuja representação propicia novas ideias para a criação de novas formas e disposições de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
1080271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à prática de croquis a mão e aos executados no SketchUp, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Porque o gabarito dessa questão não éa letra B?

    Pois pela mudança de posição câmera e de sua distância focal (0°) pode-se obter as vistas ortográficas (frontal, lateral e superior) de um objeto 3D.

    Ao passo que a letra A afirma que a renderização de imagens com aplicação de estilos no modelo 3D pode ser obtida em tempo real, quando se sabe que todo processo de renderização leva um tempo de processamento, por menor que seja, leva segundos, não é em tempo real

    Acredito que o gabarito dessa questão deveria ser alterado para B.

  • O render é em tempo real sim.... inclusive dá para desenhar no modo "renderizado", porém dependendo da eficácia do computador esse processo pode ser mais lento, pois o arquivo fica mais pesado. Enfim, não é necessário no sketch apertar um botão para renderizar, nem esperar vários minutos como em outros programas.

  • Essa questão deixou um grande ponto de interrogação como já descrito pelo amigo Breno, devido ao fato de usarmos o termo renderização para dizer que a imagem recebeu um tratamento para se tornar mais realística.

    Acredito que quando a questão diz "renderização", neste caso, não está associado ao tratamento "fotorealístico" e sim ao fato de gerar uma visualização do modelo com a aplicação dos estilos "mão livre", pois cria uma maior proximidade de fato dos desenhos elaborados a mão.


ID
1334896
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sólido que descende do triângulo e do círculo, é:

Alternativas

ID
1643767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Maquetes e perspectivas, obrigatórias na apresentação de um projeto de arquitetura, devem ser anexadas e aprovadas junto a outros documentos técnicos de representação do projeto, como plantas, cortes, elevações e detalhamento.

Alternativas
Comentários
  • Errado, sao documentos eventuais e nao obrigatorios, conforme constam na NBR 6492, itens 5.1.2.2 e 5.1.3.2.

     

     

  • São informações adicionais que facilitam a compreensão do projeto. Não são obrigatórias. 

  • NBR 6492:1994 – Representação de projetos de Arquitetura

    5.1.2.2 Documentos eventuais

    Os documentos eventuais são os seguintes:

    a) perspectiva;

    b) maquete (estudo de volume);

    c) desenvolvimento através de texto ou desenhos sumários de elementos isolados que sejam de interesse em casos especiais;

    d) análise preliminar de custo.


ID
1643776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Elaborar croquis ou desenhar produz três jogos distintos de imagens, que registram um processo temporal de percepção, medida, avaliação, correção e reavaliações sucessivas: o desenho que aparece no papel, a imagem visual registrada na memória cerebral e uma memória muscular do ato de desenhar em si.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi profunda. :X (quase uma autovalorização dum desenhista)


ID
1697842
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com o advento da gráfica digital, desenvolveu-se uma especificidade que é o patrimônio virtual.

Esta expressão é definida como o uso de tecnologias digitais para: 

Alternativas
Comentários
  • Rodrigo Paraizo (2009) denomina as representações digitais do patrimônio cultural de patrimônio virtual e afirma que o termo se origina da expressão “realidade virtual”, ligado aos primórdios do uso da computação (em especial a computação gráfica) voltada para o patrimônio, significando “o uso de tecnologias digitais para registrar, modelar, visualizar e comunicar o patrimônio cultural e natural” (ADDISON, 2007, p. 1).

    [...] o patrimônio virtual está relacionado à representação gráfica de um bem material em um mundo totalmente virtual (apresentado através de modelos tridimensionais estáticos e animações) e, por vezes, interativo (representado por passeios virtuais ou imagens panorâmicas interativas em 360º), quer este bem ainda exista no mundo real ou não.


ID
1829365
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre Programação visual aplicada à arquitetura os principais trabalhos desenvolvidos são:

Alternativas

ID
2152921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender como é feita a projeção ortográfica é necessário conhecer os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • "Para entender bem como é feita a projeção ortográfica devemos conhecer três elementos: o modelo, o observador e o plano de projeção.

    • O modelo: É o objeto a ser representado em projeção ortográfica;

    • O observador: É a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha o modelo em projeção ortográfica, devendo analisá-lo cuidadosamente em várias posições;

    • O plano de projeção: É a superfície onde se projeta o modelo. A tela de cinema é um bom exemplo de plano de projeção."

     

    http://www.agro.ufg.br/up/68/o/5___aula_Proje____es_ortogr__ficas.pdf


ID
2159953
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere, como objeto, uma cunha de madeira de base 0,25 x 0,25 m e lateral perpendicular à base, medindo 0,25 x 0,50 m. A projeção ortogonal desse objeto, no plano de projeção de perfil frontal, será mostrada como um

Alternativas
Comentários
  • Poderia ser um retângulo, mas como o enunciado falou cunha de madeira pressupõe-se triangulo retângulo.

  • Deve-se imaginar primeiro a cunha em perspectiva ismétrica e depois imaginar sua vista frontal. A cunha vista de frente é um triângulo retângulo


ID
2373604
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das expressões do arquiteto é o croqui, que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • GAB B 

     

    Para complementar:

    "A origem do termo croqui remonta ao início do século XIX: vem do francês croquer, que significa simplesmente esboçar, e pode aplicar-se às mais diversas áreas, da arquitetura à moda. Croqui significa desenho rápido ou bosquejo e não pressupõe grande precisão ou refinamento gráfico – embora haja croquis muito apurados, verdadeiras obras de arte. De modo geral, não representa uma ideia acabada ou coletiva, mas uma experiência individual, de descoberta e experimentação, como a pintura ou a escultura. Há croquis que se aproximam do desenho infantil e da sua liberdade de expressão única. O croqui também pode ser entendido como a primeira fase do projeto."

     

    Fonte: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/croqui/

  • Se tivesse nenhuma alternativa correta, marcaria esta


ID
2455108
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura se distingue pela sua forma construída e pela sua natureza espacial: delimitação e organização de lugares para atividades humanas. A definição da forma arquitetônica é basicamente determinada pela relação precisa entre elementos construtivos que definirão lugares que servem como: de uso ou destino e de movimento e conexão. Os arranjos formais em arquitetura, se fazem a partir de esquemas básicos que ordenam esses elementos em função de uma ideia ou tema formal, um partido ou uma intenção. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. Os principais esquemas de ordenação são: absorção, interpenetração, justaposição e conexão através de um terceiro elemento.

II. Os principais esquemas de combinação formal são: centralizado, modular, linear, agregado e radial.

III. Os principais esquemas de manipulação formal são: dimensional, subtrativa e aditiva.

IV. Os principais esquemas de transformação formal são: distorção, topológica, inversão e ornamental.

V. Os principais esquemas de relação e seleção formal são: pragmática, icônica, canônica e analógica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os principais esquemas de Ordenação são: Centralizado, Modular, Linear, Agregado e Radial.

    Os principais esquemas de Combinação são: por Absorção, Interpenetração, Justaposição e Conexão através de um terceiro elemento.

    Os principais Esquemas de Manipulação são: Manipulação Dimensional, Subtrativa e Aditiva.

    Os principais Esquemas de Transformação são: Transformação por Distorção, Topológica, por Inversão e Ornamental.

     

  • http://www.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2018/03/FAR112-Cap%C3%ADtulo-5-v2.pdf

    Páginas 10 e 11. 

  • Mto bom esse link Mari!


ID
2475889
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma edificação, seja qual for, é considerada obra de arte quando sobrevive graças às suas qualidades estético-formais, independentemente da sua função, da sua técnica construtiva ou mesmo da sua importância social. O teórico e pensador italiano Bruno Zevi estabeleceu categorias para a interpretação arquitetônica, as quais correspondem a “modos de ver” a arquitetura. Tendo como referência o pensamento de Zevi, considere as seguintes afirmativas:

1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas.

2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas.

3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e
eficiência.

4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre
outras.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas. correto

    2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas. correto

    3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e eficiência. falsa

    4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre outras.

    Assinale a alternativa correta. correto


ID
2884279
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O intuito das teorias de proporções é criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composição visual. Uma razão se refere à comparação quantitativa de duas coisas semelhantes, enquanto a proporção se refere à igualdade de razões. Subjacente a um sistema de proporcionalidade, portanto, está a razão característica, uma qualidade permanente que é transmitida de uma razão para outra. Assim, um sistema de proporcionalidade estabelece um conjunto coerente de relações visuais entre as de um edifício, assim como entre as partes e o todo. Embora tais relações possam não ser imediatamente percebidas pelo observador casual, a ordem visual que criam pode ser percebida, aceita ou mesmo reconhecida através de uma série de experiências repetitivas. Após um certo período de tempo, podemos começar a ver o todo na parte, e a parte no todo. Diversas teorias de proporções “desejáveis” foram desenvolvidas no decorrer da história da arquitetura. A noção de elaborar um sistema de projeto e comunicar seus meios é comum em todos os períodos. Embora o sistema real varie de tempos em tempos, os princípios envolvidos e seu valor para o arquiteto permanecem os mesmos. Assinale a alternativa que contém um grupo de Teorias da Proporção.

Alternativas
Comentários
  • Rindo até 2057!!!!!!!!!!

  • SEÇÃO ÁUREA: A proporção áurea ou seção áurea é muitas vezes associada à harmonia estética na arquitetura e na arte em geral. O conceito remonta há muito tempo atrás. Inclusive, os gregos já o conheciam e usavam.

    MAS EM QUE CONSISTE A PROPORÇÃO ÁUREA? Matematicamente falando, a proporção áurea é uma constante real algébrica irracional. Ela é obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor seja igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo. O valor da proporção áurea é constituído por 1,6180339887… ou, arredondando, 1,6180.

    A PROPORÇÃO ÁUREA NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA A arquitetura contemporânea continuou a usar a proporção áurea em diferentes estruturas. Le Corbusier na década de 40, desenvolveu um sistema de proporções chamado Modulor. Este sistema projetava a proporção de alturas baseada na proporção áurea. Fonte:

    ORDENS CLÁSSICAS: As 5 ordens da arquitetura clássica: Criadas pelos gregos e romanos, grandes construtores da Antiguidade, as cinco ordens clássicas foram durante muito tempo uma parte inseparável da arquitetura. É, portanto, um conhecimento básico de Arquitetura Clássica, seja para arquitetos ou estudantes.

    Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano. As diferenciações a cada uma das nomenclaturas são evidenciadas na composição e/ou ornamentação dos capitéis – extremidade superior da coluna, responsável por transferir os esforços do entablamento ao fuste e descarregá-los sobre a base e/ou estilobata. Junto ao capitel, há outros elementos constituintes das ordens clássicas – cornija, friso, frontão, epistilo, fuste, pódio e estilobata. Cada um destes elementos é único. Sendo assim, são usados em estruturas específicas e em momentos precisos. As ordens usadas pelos gregos eram essencialmente construtivas. Os romanos, por outro lado, usam como elementos puramente decorativos, sem qualquer valor estrutural. Apesar disso, continuavam usando-as construtivamente nas colunadas de fóruns e templos.

    MODULOR: O modulor foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. O sistema surgiu do desejo de seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas. Ao invés disso, Le Corbusier passou a se referenciar a medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura). O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na seqüência de Fibonacci...

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modulor

    @cabide.concurseira


ID
3162892
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Se um triângulo retângulo tem altura de 18 cm, o círculo que apresenta área equivalente a esse triângulo tem raio com medida igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: B

    No triângulo retângulo inscrito em um círculo, o cateto adjacente equivale ao diâmetro do circunferência, que por sua vez é igual 2 x raio.

    Dessa forma, temos que encontra a media do cateto adjacente, o qual deve ser calculado pelo relação trigonométrica da tangente (cateto oposto sobre cateto adjacente), já que a única medida apresentada na questão refere-se ao cateto oposto.

    O triângulo retângulo tem um ângulo de 90° e dois de 45º. Logo, será utilizado o valor referente à tangente de 45º (que é 1).

    tg 45º= CO/ CA

    1 = 18/ CA

    CA = 18

    Sendo o diâmetro igual a 18m, o raio será 9m.


ID
3162898
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O lugar geométrico dos pontos equidistantes de dois pontos A e B de um segmento é

Alternativas
Comentários
  • A mediatriz de um segmento de reta é uma reta perpendicular ao segmento (A-B), que passa por seu ponto médio, onde todos os pontos dessa meditaria são equidistantes das extremidades desse segmento, como representado na imagem 1.
    Para construí-la, deve-se posicionar um compasso nos pontos A e B do segmento e criar um arco passando pelo segmento de reta AB. Como os arcos criam dois pontos de intersecção entre eles, a reta que liga esses dois pontos será a mediatriz desse segmento. 


    Imagem 1: Segmento AB e sua mediatriz.



    GABARITO: Alternativa D.
  • GABARITO: LETRA D (a sua mediatriz)

    lugar geométrico dos pontos a uma dada distância de uma dada reta consiste em duas retas paralelas à reta dada e à distância dada desta. O lugar geométrico dos pontos equidistantes de dois pontos dados é a mediatriz do segmento de reta com extremidades nos pontos dados.

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    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

    Instagram: @arqeurb.concursos


ID
3260698
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. _______________ é definido basicamente como sendo a figura ou representação do campo de gravidade da superfície terrestre. Este modelo é dado por uma superfície equipotencial do campo de gravidade do planeta Terra e coincide com o nível médio dos mares, mas não encontramos somente nos mares, de forma que o mesmo se estende por porções de terra. 

Alternativas
Comentários
  • MODELO GEOIDAL

  • a.    Modelo real Este modelo permitiria a representação da Terra tal qual ela se apresenta na realidade, ou seja, sem as deformações que os outros modelos apresentam. No entanto, devido à irregularidade da superfície terrestre, o modelo real não dispõe, até o momento, de definições matemáticas adequadas à sua representação.

    b.   Modelo Geoidal

    c.    Normal ao Elipsóide Toda linha reta perpendicular à superfície do elipsoide de referência.

    d.    Vertical do lugar Linha que passa por um ponto da superfície terrestre (em direção ao centro do planeta) e que é normal à superfície representada pelo geóide naquele ponto. Esta linha é materializada pelo “fio de prumo” dos equipamentos de medição, ou seja, é a direção na qual atua a força da gravidade.


ID
3274498
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma exposição de projetos de arquitetura vai adotar como suporte uma chapa de MDF, cujas medidas são 2.440 mm x 1.850 mm x 2,8 mm. A proposta é que se divida a chapa ao meio, no sentido da menor dimensão.


Sabendo-se que a chapa suporte será utilizada verticalmente, para pranchas modelo A1, com impressão na horizontal, será possível fixar, no máximo, quantas pranchas sobre cada chapa? 

Alternativas
Comentários
  • DIMENSÕES DAS FOLHAS:

    A0 = 1189 X 841 mm

    A1 = 841 X 594 mm

    A2 = 594 X 420 mm

    A3 = 420 X 297 mm

    A4 = 297 X 210 mm

    uma chapa de MDF, cujas medidas são 2.440 mm x 1.850 mm x 2,8 mm. 

    dividida ao meio na menor dimensão fica:

    2.440 mm x 925 mm x 2,8 mm. 

    quantas folhas tamanho A1 cabem, no máximo, na chapa de nova dimensão?

    Para caber mais folhas, o lado de dimensão 841mm da folha A1 deve estar no lado de tamanho 925mm da chapa.

    Logo, podemos calcular:

    2.440 / 594 = 4,10...

    ou seja, o máximo de pranchas A1 sobre cada chapa será 4.

    GABARITO LETRA D


ID
3348535
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O intuito das teorias de proporções é criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composição visual. Uma razão se refere à comparação quantitativa de duas coisas semelhantes, enquanto a proporção se refere à igualdade de razões. Subjacente a um sistema de proporcionalidade, portanto, está a razão característica, uma qualidade permanente que é transmitida de uma razão para outra. Assim, um sistema de proporcionalidade estabelece um conjunto coerente de relações visuais entre as de um edifício, assim como entre as partes e o todo. Embora tais relações possam não ser imediatamente percebidas pelo observador casual, a ordem visual que criam pode ser percebida, aceita ou mesmo reconhecida através de uma série de experiências repetitivas. Após um certo período de tempo, podemos começar a ver o todo na parte, e a parte no todo. Diversas teorias de proporções “desejáveis” foram desenvolvidas no decorrer da história da arquitetura. A noção de elaborar um sistema de projeto e comunicar seus meios é comum em todos os períodos. Embora o sistema real varie de tempos em tempos, os princípios envolvidos e seu valor para o arquiteto permanecem os mesmos. Assinale a alternativa que contém um grupo de Teorias da Proporção.

Alternativas

ID
3393730
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Ching (1998), há diferentes maneiras de como os espaços de um edifício podem ser relacionados uns aos outros e organizados em padrões coerentes de forma e espaço. Com relação aos tipos de organização espacial classificados por Ching, julgue o item a seguir.

Organização Centralizada acontece quando há um espaço dominante ao redor do qual uma série de espaços secundários é agrupada.

Alternativas

ID
3393733
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Ching (1998), há diferentes maneiras de como os espaços de um edifício podem ser relacionados uns aos outros e organizados em padrões coerentes de forma e espaço. Com relação aos tipos de organização espacial classificados por Ching, julgue o item a seguir.


Organização em Malha acontece quando há um espaço central a partir do qual organizações lineares de espaço se estendem de maneira radial.

Alternativas
Comentários
  • este é radial

  • Organização centralizada: espaço dominante ao redor do qual uma séria de espaços secundários é agrupada.


ID
3393736
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Ching (1998), há diferentes maneiras de como os espaços de um edifício podem ser relacionados uns aos outros e organizados em padrões coerentes de forma e espaço. Com relação aos tipos de organização espacial classificados por Ching, julgue o item a seguir.


Organização Linear acontece quando há espaços agrupados pela proximidade ou pelo fato de compartilharem uma característica ou relação visual.

Alternativas
Comentários
  • Esta é organização aglomerada

  • Organização linear é quando há uma seqüência linear de espaços repetitivos.

  • Para não errar mais!

     Tipologias de organização espacial

    Forma Centralizada: um número de formas secundárias agrupadas ao redor de uma forma central dominante.

    Forma Linear: uma série de formas dispostas sequencialmente em uma fileira

    Forma Radial: uma composição de formas lineares que se estendem para fora a partir de uma forma central de maneira radial.

    Forma Aglomerada: um conjunto de formas agrupadas pela proximidade ou pelo fato de possuírem uma características visual comum.

    Forma em malha: um conjunto de formas modulares relacionadas por uma malha tridimensional.

    Fonte: Arquitetura. Forma, espaço e ordem. Francis Ching


ID
3587224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dependendo da forma como são geradas, se por linhas ou malha quadriculada, as imagens digitais tanto podem ser vetoriais quanto bitmap. No que se refere às cores das imagens, há o modelo cor-luz (RGB), aditivo, e o modelo cor-tinta (CMYK), subtrativo. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.


No modelo RGB, todas as cores são compostas pela combinação de vermelho, azul e verde.

Alternativas
Comentários
  • Red

    Green

    Blue


ID
3670507
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2017
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. _______________ é definido basicamente como sendo a figura ou representação do campo de gravidade da superfície terrestre. Este modelo é dado por uma superfície equipotencial do campo de gravidade do planeta Terra e coincide com o nível médio dos mares, mas não encontramos somente nos mares, de forma que o mesmo se estende por porções de terra. 

Alternativas

ID
4967401
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho é uma abstração da mente humana e é sempre uma representação gráfica que explica, ou tenta explicar, uma realidade. O homem estaria privado de um modo racional para compreender e representar o espaço sem os conceitos de:

Alternativas
Comentários
  • ponto, reta e, plano.

  • GAB.: LETRA B

    Ponto, reta, plano e espaço são as noções primitivas da . Esses objetos não possuem definição, mas precisam existir para dar base para as definições geométricas. 

    @arquitetaconcurseira.va


ID
4967410
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Existem três tipos de desenho que os arquitetos produzem quando trabalham no estágio inicial da conceituação do projeto. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Robbins (1997), há três tipos de desenho:

    • Croqui Referencial - tipo de diário ou registro de descobertas;
    • Estudo Preparatório - documento, de forma experimental, o processo de questionamento;
    • Desenho Definitivo - é um instrumento mais para responder questões que para propô-las.

    Sendo assim, a alternativa que se encaixa ao que foi proposto é a Letra D - croqui referencial, estudo preparatório e, desenho definitivo.

    Bons Estudos

  • O desenho à mão livre faz parte do processo de concepção arquitetônica em suas etapas iniciais. O estágio inicial da conceituação de projeto apresenta três tipos de desenhos, cada um com suas técnicas que podem ser elaborados pelos arquitetos, como estudos preliminares, que são:

    Croqui referencial, um tipo de diário ou registro gráfico de ideias momentâneas através de desenhos rápidos, à mão livre, sem instrumentos auxiliares.

    Estudo preparatório, um esboço mais conceitual e mais desenvolvido que o croqui referencial, que documenta, de forma experimental, o processo de questionamento.

    Desenho definitivo: é um desenho que apresenta uma maturação resultante das etapas anteriores, com uma forma final, quantificável, com proporções e dimensões e geometrias.

    Para Dourado (1994), aa passagem das imagens mentais em estado de efervescência para o papel, o arquiteto registra com gestos impulsivos ou contidos formas preliminares que aos poucos vão configurando a totalidade da futura arquitetura.

    Gabarito do Professor: Letra D.  

    Fonte:

    DOURADO, G. M. O Croqui e a Paixão. Revista Projeto. São Paulo, n. 180, p.49-67, 1994. 


ID
4967431
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As maquetes de estudo podem ser divididas em dois grupos: maquetes primárias – acerca do nível ou estágio de evolução de projeto, com conceitos mais abstratos e de caráter de exploração – e maquetes secundárias – que se referem a detalhamento e situações mais específicas do projeto. No primeiro grupo estão as maquetes:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E".

    Maquete primária:

    Maquete preliminar; Maquete de diagrama; Maquete de conceito; Maquete de volumes; Maquete de cheios e Vazios; Maquete de desenvolvimento; Maquete de apresentação ou maquete com acabamento.

    Maquete secundária:

    Maquete do sítio (com relevo); Maquete do contexto ou maquete de urbanismo; Maquete de paisagismo ou cobertura vegetal; Maquete de interiores; Maquete de seção; Maquete de fachadas; Maquete da trama ou estrutura; Maquete de detalhe ou conexão.


ID
5045602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de aspectos relacionados à geometria descritiva, à topografia, à comunicação visual em edifícios e cidades e a software de representação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - letra D

    a) A geometria descritiva impactou a visão espacial no século XVII, período em que prevaleceu o aspecto criativo, instintivo e fantasioso da arquitetura barroca na Europa e no Brasil.

    Ainda que os conceitos da Geometria descritiva já fossem abordados intuitivamente desde a antiguidade, as bases da Geometria Descritiva foram criadas no final do século XVIII pelo matemático francês Gaspard Monge.

    b) A comunicação visual em um edifício possibilita corrigir problemas de orientação e hierarquização do espaço.

    A comunicação Visual deve servir como guia e fonte de informação para os usuários, porém, primeiramente, o projeto deve possuir uma ordem lógica de desenvolvimento do programa.

    c) Revit é um software que reúne informações gráficas em apenas duas dimensões, sem promover a integração dessas informações com as informações não gráficas.

    O Revit é uma sistema que trabalha na plataforma BIM (Building Information Model) na qual é possível trabalhar a integração dos diversos projetos complentares ao arquitetônico, possibilitando a construção de um modelo compatibilizado.

    e) Em uma rua, a legibilidade das palavras em uma placa depende especialmente do limite dimensional do suporte e da relação de contraste de fundo, pouco interferindo nessa função o desenho das letras.

    Errado, de acordo com a NBR 9050/2020 no item 5.2.9.1.3 : A dimensão das letras e números deve ser proporcional à distância de leitura, obedecendo à relação 1/200. Recomenda-se a utilização de fontes sem serifa. Devem ser utilizadas letras em caixas alta e baixa, evitando-se textos na vertical. Para mensagens de advertência, devem ser utilizadas letras em caixa alta.

    instagram: @arquitetamanuprado

  • Para responder esta questão, é preciso analisar os itens de maneira individual, a seguir:

    A) Item incorreto. A geometria descritiva, ciência que estuda os métodos de representações gráficas uni, bi ou tridimensionais, teve sua origem durante a Era Napoleônica,  pelo matemático Gaspard Monge, chegando ao Brasil no início do século XIX através da Família Real. 

    B) Item incorreto. Preferencialmente a etapa que deve estabelecer condições para a boa disposição de uma edificação é o projeto, capaz de desenvolve-lo de maneira clara. A intervenção da comuniação visual deve acontecer de forma complementar ào espaço construído. 

    C) Item incorreto. O Revit é um software BIM (Building Information Modeling) da Autodesk, capaz de desenvolver projetos multidisciplinares em modelos tridimensionais com informações paramétricas.

    D) Item Coreto. 
    Gabarito da professora: Alternativa D.

ID
5095585
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São técnicas de representação de projeto arquitetônico:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D