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ID
2475892
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a designação correta para o movimento arquitetônico que surgiu na Inglaterra em torno de 1950 e que propôs uma visão fenomenológica da cidade e do edifício, temperada por uma forte crítica social.

Alternativas
Comentários
  • O termo novo brutalismo é adotado, primeiramente, por um grupo de arquitetos ingleses no início da década de 1950, que tem o casal Smithson como representantes mais relevantes, contrapondo-se à trajetória na qual a arquitetura moderna se dirigia, e decepcionados com a aplicabilidade das questões defendidas pelas vanguardas modernas do entreguerras.

    Na publicação da casa no Soho, os Smithson pontuam os propósitos iniciais do novo brutalismo: “É nossa intenção que este edifício tenha a estrutura inteiramente exposta, sem acabamentos internos sempre que possível”. Nos anos seguintes, os periódicos arquitetônicos ingleses exploraram essas questões tendo como objetos de estudo a escola de Hunstanton (1950-1954), também de autoria do casal Smithson, e a exposição Parallel of Life and Art (1953), no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres.

    Em dezembro de 1955, Reyner Banham (1922-1988) escreve o artigo que organiza histórica e programaticamente o novo brutalismo, atestando ser um movimento arquitetônico de origem inglesa. Para que um edifício se encaixe nessa categorização, sintetiza os três pontos que seriam necessários: “[1] capacidade de ser lembrado como uma imagem única, [2] exibição clara da estrutura, [3] valorização dos materiais por suas inerentes qualidades tais quais encontrada”. O primeiro aspecto diz respeito à ideia de que a edificação deve ser uma entidade visual apreensível imediatamente, sendo que toda experiência arquitetônica de estar no edifício é uma ratificação da primeira imagem compreendida. Já contido na definição introdutória do casal Smithson, o segundo ponto defende como a estrutura deve se diferenciar visualmente dos outros elementos da construção. O último aspecto é ressaltado quando Banham afirma, no mesmo artigo, que um edifício “deve ser feito daquilo de que aparenta ser feito”. Mesmo que essa honestidade material já estivesse contida desde o início do movimento moderno na arquitetura, segundo o crítico inglês, grande parte dos edifícios do período das vanguardas “parecem ser feitos de cal e vidro armado, quando são feitos de concreto e aço”. Em comparação, a Escola de “Hunstanton parece ser feita de vidro, tijolo, aço e concreto, e de fato é feita de vidro, tijolo, aço e concreto.

    http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo338/novo-brutalismo