SóProvas


ID
2476192
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as definições, as características, os principais objetivos e a descrição documental dos documentos arquivísticos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).

( ) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

( ) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem.

( ) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

( ) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão de arquivologia em prova de biblioteconomia :-o

     

  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html

  • (V) A teoria das três idades se constitui como a sistematização das características dos arquivos correntes (arquivos ativos), intermediários (arquivos semiativos) e permanentes (arquivos inativos para a administração, porém de uso para pesquisa).

    (V) Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

    (F) Proveniência é entendida como sendo a qualidade pela qual documentos de arquivo, a despeito de forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem. Principio da Unicidade

    (F) Indivisibilidade ou integridade arquivística é a característica derivada do princípio da unicidade, segundo o qual um fundo de arquivo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido. Deriva do principio da proveniência

    (V) O princípio da cumulatividade preconiza que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • V V F F V