SóProvas


ID
2476960
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Sobre o financiamento da Seguridade Social, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) CF Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais

    B) Lei 8212 Art. 20. A contribuição do empregado, inclusive o doméstico, e a do trabalhador avulso é calculada mediante a aplicação da correspondente alíquota sobre o seu salário-de-contribuição mensal, de forma não cumulativa, observado o disposto no art. 28 (as alíquotas são de 8, 9 e 11%, portanto não é uma alíquota fixa, ela varia conforme o SC do segurado).

    C) Lei 8212 Art. 24.  A contribuição do empregador doméstico incidente sobre o salário de contribuição do empregado doméstico a seu serviço é de:

    I - 8% (oito por cento); e

    II - 0,8% (oito décimos por cento) para o financiamento do seguro contra acidentes de trabalho


    D) CERTO: Lei 8212 Art. 26. Constitui receita da Seguridade Social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo

    bons estudos

  • Art. 195. CF (*) A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.212

    Art. 26. Constitui receita da Seguridade Social a renda líquida dos concursos de prognósticos, excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crédito Educativo.     

  • Obs: vale lembrar que o salário de contribuição do doméstico é calculado sobre o valor que está na carteira de trabalho. Vejamos:

     

    II - para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;

  • Acho que a questão deveria colocar que os valores destinados ao programa de Crédito Educativo da renda líquida não constituiriam receita da Seguridade

  • Medida provisória nº 841.

  • O Art. 26 da Lei 8212/91 foi alterado pela MP 841/2018 e exclui a ressalva aos valores destinados ao Programa de Crédito Educativo. Segue a nova redação:

     

    Art. 26.  Constitui receita da Seguridade Social a contribuição social sobre a receita de concursos de prognósticos a que se refere o inciso III do caput do art. 195 da Constituição.                  

    § 1º O produto da arrecadação da contribuição será destinado ao financiamento da Seguridade Social.             

    § 2º A base de cálculo da contribuição equivale à receita auferida nos concursos de prognósticos, sorteios e loterias.              

    § 3º A alíquota da contribuição corresponde ao percentual vinculado à Seguridade Social em cada modalidade lotérica, conforme previsto em lei. 

     

    Bons estudos a todos e sortes nas provas! :)