SóProvas


ID
2477626
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão de processos, julgue o próximo item.

Existem duas técnicas principais que podem ser usadas para mapear o processo. Enquanto uma delas tem como foco a identificação dos diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo, a segunda dedica-se a mostrar especificamente o fluxo de materiais, pessoas ou informações por meio do processo.

Alternativas
Comentários
  • Mas para entendermos com profundidade o que é um mapeamento de processos BPM é de fundamental importância conhecermos a definição de processo: um processo é uma sequência de tarefas, ou atividades, que ao serem executadas transformam insumos em algo (resultado) com valor agregado. A execução de um processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao seu resultado. Insumos são matérias-primas, produtos ou serviços vindos de fornecedores internos ou externos que alimentam o processo. Os resultados são produtos ou serviços que vão ao encontro das necessidades de clientes internos ou externos.

     

    Um mapeamento de processos BPM tem como objetivo determinar a forma como os insumos recebidos são tratados e transformados, para promover este processo com total efetividade, (eficiência + eficácia).

    Para fazer um mapeamento de processos BPM todos os detalhes de todos os processos devem ser analisados para que depois seja montado um mapa, demonstrando o fluxo operacional e a interrelação entre as diferentes área e processos.

    O mapeamento dos processos BPM possibilita e facilita a construção de sistemas de medições e indicadores de desempenho, avaliando em tempo real a execução das tarefas, medições dos resultados, custos, produção, produtividade, riscos, etc., tornando mais fácil o seu gerenciamento.

    Através deste mapeamento é possível calcular os custos totais do processo, o tempo de execução, os responsáveis, o pessoal alocado, o tempo de dedicação de cada recurso e o estabelecimento de melhorias ou otimizações.

     

    Fase 1 – Definir equipes que possam apresentar a rotina de processos. Os participantes desse trabalho são principalmente as pessoas que realizam o processo no dia a dia. Recomenda-se também a participação de pessoas do processo fornecedor e do processo cliente.

    Fase 2 – Identificar processos. Obter amplo conhecimento acerca da organização

    Fase 3 – Identificar processos atuais. Levantar dados sobre as políticas que regem os processos, as tarefas executadas, tempos gastos nas atividades, quantidade de pessoas envolvidas em cada atividade, quem são os fornecedores e respectivos clientes internos e quais as suas interações. Nesta fase não é obrigatória a diagramação dos fluxos, um simples texto em português estruturado é suficiente para formalizar a fase.

    Fase 4 – Analisar processo atual e propor melhorias. Análise crítica dos processos para detectar as causas dos problemas e as oportunidades de melhoria no processo. Fontes de problemas e oportunidades

    Fase 5 – Mapear fluxos To Be. Desenvolver alternativas de solução para os problemas do processo

    Fase 6 – Priorizar e Automatizar. Identificar os processos prioritários para implantação e automatização.

    Fase 7 – Monitorar, melhorar e expandir automatização. Realizar reuniões periódicas para acompanhamento de indicadores e sugestões de melhoria.

     

     

    http://www.venki.com.br/blog/mapeamento-de-processos-bpm/

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MTE

    Prova: Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1

    A respeito da gestão de processos, julgue os itens a seguir.

    A modelagem de processo possui três níveis distintos, que variam de acordo com a finalidade: descritivo, analítico e executável.

     

     

  • - Questão Errada - (para os não assinantes)

  • Por que a questão está como errada?

  • ANA, 

    o foco e as especificações delas não são só isso ..

    O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos.  O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.

     

                                                   Eu não vou desistir: Missão dada, parceiro, é missão cumprida!

  • Obrigada Kelen
  • Existem duas técnicas principais que podem ser usadas para mapear o processo. Enquanto uma delas tem como foco a identificação dos diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo, a segunda dedica-se a mostrar especificamente o fluxo de materiais, pessoas ou informações por meio do processo.

    ACREDITO QUE A BANCA QUIS ENGANAR O CANDIDATO, pois isso tudo não são duas técnicas e sim UMA técnica: fluxograma.

    Fluxograma: o que é? ● Representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. ● Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/ fornecedor).

    http://professor.ufop.br/sites/default/files/fred/files/fluxograma_e_organograma.pdf

  • Mapeando processos

    O mapeamento do processo (ou a fotografia do processo, como às vezes é chamado) no seu nível mais básico envolve descrever os processos em termos de como as atividades dentro do processo se relacionam uma com a outra. Existem muitas técnicas, geralmente similares, que podem ser usadas para mapear o processo. Entretanto, todas as técnicas têm duas características principais:

     _Identificam os diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo;

    _Mostram o fluxo dos materiais ou pessoas ou informações ao longo do processo (ou, em outras palavras, a sequência das atividades a que os materiais, pessoas ou informações estão sujeitas).

    (Gerenciamento de Operações e de Processos - 2ed: Princípios e práticas de ...Por Nigel Slack,Stuart Chambers,Robert Johnston,Alan Betts)

     

    Acredito que o erro da questão esta justamente no fato de limitar as técnicas ditas como  "Existem duas técnicas principais que podem ser usadas para mapear o processo". No qual o autor considera como sendo caracteristicas principais de todas as técnicas para mapear o processo.

  • Pessoal,

    O erro está em confundir TÉCNICA com CARACTERÍSTICA.

    Identificar as atividades e mostrar os fluxos de materiais e etc são caracterísitcas básicas de qualquer técnica de mapeamento de processos.

    Achei a mesma fonta da Concurseira:

    O mapeamento do processo (ou a fotografia do processo, como às vezes é chamado) no seu nível mais básico envolve descrever os processos em termos de como as atividades dentro do processo se relacionam uma com a outra. Existem muitas técnicas, geralmente similares, que podem ser usadas para mapear o processo. Entretanto, todas as técnicas têm duas características principais:

      - Identificam os diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo;

    - Mostram o fluxo dos materiais ou pessoas ou informações ao longo do processo (ou, em outras palavras, a sequência das atividades a que os materiais, pessoas ou informações estão sujeitas).

    (Gerenciamento de Operações e de Processos - 2ed: Princípios e práticas de ...Por Nigel Slack,Stuart Chambers,Robert Johnston,Alan Betts)

     

     

  • Lendo a resposta, até eu, né professora? É só pesquisar no Google e ler depois....

  • ERRADO

     

    A principal técnica de mapeamento de processos é o fluxograma e ele mostra exatamente tudo que a questão citou.

     

    "O trabalho de “entender” e visualizar um processo é chamado de mapeamento de processos. Esse trabalho é executado, normalmente, através de uma ferramenta chamada de fluxograma, a qual mostra o fluxo de materiais, pessoas, informações, decisões e possíveis anomalias."

     

    - Fonte: Rodrigo Rennó, 2013,

  • Existem diversas técnicas que devem ser usadas no mapeamento. As principais que normalmente são usadas envolvem:


    Entrevistas e reuniões;

    Observação das atividades "in loco";

    Análise da documentação e dos sistemas existentes;

    Coleta de dados e evidências.


    Estratégia Concursos (Rodrigo Rennó)

  • O erro da questão está em apontar as principais características usadas para mapear o processo dizendo que são técnicas. Técnicas existem várias.

    Existem duas CARACTERÍSTICAS principais que podem ser usadas para mapear o processo. Enquanto uma delas tem como foco a identificação dos diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo, a segunda dedica-se a mostrar especificamente o fluxo de materiais, pessoas ou informações por meio do processo.

    Identificar os diferentes tipos de atividade que ocorrem durante o processo;

    Mostrar especificamente o fluxo de materiais, pessoas ou informações por meio do processo.

  • O fluxograma executa as duas ao mesmo tempo.

  • VOU COLOCAR ISSO NA MINHA CABEÇA - MAPEAMENTO É IGUAL A FLUXOGRAMA SOMENTE - A QUADRIX SEMPRE FAZ ESSA PEGADINHA PRA FUD* COM OS CONCURSEIROS.