SóProvas


ID
2477641
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A respeito da administração de recursos materiais, julgue o item a seguir.

No que concerne aos critérios de armazenagem, embora o modo como os materiais devem ser dispostos no almoxarifado dependa de fatores como situação geográfica das instalações, natureza dos estoques, tamanho, valor etc., para decidir o tipo de arranjo físico mais conveniente, as principais alternativas para mais bem atender o fluxo de materiais são: armazenagem por agrupamento; armazenagem por tamanhos; armazenagem por frequência; armazenagem especial (ambiente climatizado, inflamáveis, perecíveis); armazenagem em área externa; e coberturas alternativas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

     

    Tipos de Arranjo.

     

    Armazenagem por agrupamento: facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre aproveita melhor o espaço;

    Por tamanhos: aproveita bem o espaço;

    Por frequência: implica armazenar tão próximo quanto possível da saída;

    Especial: climatizados, inflamáveis, perecíveis...

    Em área externa: devido a sua natureza, diminui os custos e economiza espaço interno.

     

     

     fonte: PDF estratégia concursos.

  • GAB: CERTO

     

     Critérios de guarda dos materiais no almoxarifado segundo Viana (2011):

     


    Armazenagem por agrupamento (ou complementaridade) = Materiais associados são alocados próximos uns dos outros.Esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite,o melhor aproveitamento do espaço. Ex: Prateleiras dos supermercados.


    Armazenagem por compatibilidade = De acordo com este critério, deve-se considerar, para fins de armazenagem, a influência que um material pode ter sobre outro, de modo que devam ser mantidos em ambientes distintos. Há materiais que, se mantidos isolados, não são perigosos, mas que,se mantidos próximos, podem oferecer riscos devido às suas propriedades químicas. Há, ainda, o exemplo clássico da absorção de odor de peixe pela manteiga, caso mantidos no mesmo ambiente de refrigeração.

     

    Armazenagem por frequência= Os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída.


    Armazenagem especial=  É a típica armazenagem complexa, destinada a materiais inflamáveis,perecíveis, explosivos etc. Note que este critério de armazenagem pode ser “acumulado” com um dos anteriores (por exemplo: carnes são armazenadas em câmaras frigoríficas – armazenagem especial,e pode ser empregado em conjunto o critério de armazenagempor frequência). Importante: produtos perecíveis devem ser armazenados segundo o método FIFO.

     

    Armazenagem em área externa=  Este critério é aplicável a materiais que podem ser armazenados em áreas externas (por exemplo, automóveis acabados, armazenados em pátios), reduzindo custos e ampliando o espaço interno do almoxarifado para materiais que necessitam de maior proteção.

     

    Coberturas alternativas= Trata-se de soluções para a obtenção de uma área coberta, sem incorrer em custos de construção atinente à expansão do almoxarifado. Em geral, a cobertura é de PVC.
     

  • Errei, Pensei que ele queria na ordem da sequência =/

  • ARMAZENAGEM POR AGRUPAMENTO: materiais associaos devem ser mantidos juntos

    ARMAZENAGEM POR FREQUÊNCIA: materiais com alto indice de entrada e saída, devem ser armazenados perto de suas entradas e saídas

    ACOBERTURAS ALTERNATIVAS: aumento / expansão, Sem necessidade uma grande construção. Geralmente a cobertura é feita em PVC

    ARMAZENAGEM EM ÁREA EXTERNA: usados apenas para materiais que PODEM ser armazenados em área externa ex: ( automóveis acabados )

    ARMAZENAGEM POR COMPATIBILIDADE: materiais que juntos podem ser perigosos ou não combinam. devem ser separados

    ARMAZENAGEM ESPECIAL: é a típica armazenagem complexa. Materias perecíveis, explosivos, inflamáveis... OBS: materiais perecíveis devem ser armazenados sgundo o método FIFO

  • Gab. Certo.

  • "mais bem"