-
O processo de conversão de um documento para o formato digital por meio de um dispositivo apropriado é conhecido como digitalização.
Gabarito: Certo
-
Digitalização de documentos é o ato de converter um documento em papel para o formato digital. Quando pensamos em digitalização, geralmente fazemos uma associação direta com o scanner, que é um equipamento utilizado para converter o que está impresso no papel para uma imagem digital.
Observação: Diferentemente da microfilmagem a digitalização não possui valor legal.
Gabarito: CERTO
-
Poderia cair uma pergunta dessas na Prova ....................:)
-
Em todos os órgão estão sendo implantado o sistema SEI digital justamente para acabar com o papel, e a digitalização tem valor sim!!!!!!! porque vai com assinatura digital do servidor ou do respónsavel que criou o documento.
-
CERTO
A digitalização é um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários, denominadas de bits. A digitalização é dirigida ao acesso, difusão e preservação do acervo documental.
FONTE: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Recomendacoes_digitalizacao_completa.pdf, PÁG. 06.
-
Li conservaçao em vez de conversão. rs Sofrir em silêncio...
-
DIGITALIZAÇÃO
• É a conversão de documentos em meio analógico (papel, microfilme ou fitas de vídeo, por exemplo) para o formato digital, por meio de equipamentos eletrônicos;
• A digitalização é, geralmente, realizada por meio do uso de escâneres, os quais podem ser de mão, de mesa ou profissionais;
CERTA!
-
Gzuis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu Li conservação em vez de conversão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muita viagem :)
-
O conceito apresentado pela questão é igual à definição do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.
Segundo o DBTA, digitalização é:
"o processo de conversão de um documento documento para o formato digital por meio de dispositivo apropriado, como um escâner"
Dica: após a publicação da Lei nº 13.874/2019, os documentos digitalizados passaram a ter valor legal, assim como os microfilmados:
§ 4º Os documentos digitalizados conforme o disposto neste artigo terão o mesmo efeito jurídico conferido aos documentos microfilmados, nos termos da Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, e de regulamentação posterior.
Os critérios para que a digitalização realizada promova a legalidade do documento constam no Decreto nº 10.278 de 18 de março de 2020.
Fonte: BRASIL. Decreto nº 10.278 de 18 de março de 2020. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 12 de setembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 13.384 de 20 de setembro de 2019. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 12 de setembro de 2021.
Gabarito do Professor: CERTO