SóProvas


ID
247849
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O caráter coletivo dos documentos de arquivo faz com que sua unidade básica de descrição seja

Alternativas
Comentários
  • Assim como a maioria, respondi a LETRA A. Alguém saberia informar por que a resposta é a E?
  • No livro da Marilena Leite Paes, Arquivo: teoria e prática, 2009, ao fazer um comparativo entre o Método Descritivo do Arquivo e o da Biblioteca, ela diz, na coluna de arquivo, assim:

    Método Descritivo quanto aos arquivos:

    "Aplica-se a conjuntos de documentos

    As séries (órgãos e suas subdivisões, atividades funcionais ou grupos documentais da mesma espécie) são consideradas unidades para fins de descrição"
    (p. 18)

    São conceitos bem técnicos mesmo. Intuição ou lógica nem sempre funcionam nesta matéria. Tem que saber mesmo.
  • SÉRIE. “Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.” (ARQUIVO NACIONAL. Dicionário..., 2005.) 



  • A descrição extremamente detalhada de peças documentais isoladas, por meio de catálogos e de índices, deve ser encarada como uma exceção no universo dos arquivos. Não obstante, quando necessária, deverá ser realizada rigorosamente, tomando-se o cuidado de não desligar os documentos de seu contexto de produção, evidenciado pelo fundo e pela série. O caráter serial e coletivo dos documentos arquivísticos coloca a série — e não os documentos isolados — como a unidade documental básica

    (fonte: Como descrever documentos de Arquivo - André Porto Ancona Lopez)

    Gab: LETRA E