SóProvas


ID
2478643
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   A família e suas atribuições: uma árvore em constante transformação  

  O Cajueiro é uma planta originária das regiões norte e nordeste do Brasil. Por ser uma planta tropical suporta adversidades e não tem dificuldades em crescer e dar frutos em meio ao clima seco. Na natureza existem dois tipos: o comum, também conhecido como gigante, e o anão, sendo conhecidos por diversos nomes originados da língua tupi como: acaju, acajaíba, acajuíba, caju-comum, cajueiro-comum, dentre outros. As raízes, enterradas no solo, ligam-se à parte aérea pelo caule, que dá sustentação às folhas, consideradas o laboratório químico das plantas verdes. As flores são o órgão reprodutivo e transformam-se em frutos (as castanhas). Estes, quando maduros, caem na terra e, cultivados ou não, eclodem originando novos cajueiros. Sua fisiologia, formada por raízes, caule, folhas, flores e frutos, permite-nos fazer uma comparação com a família.

    Neste sentido, semelhante ao cajueiro, as raízes profundas da família, interligadas ao caule, se justapõem às suas antigas origens que, renovadas ou atualizadas, configuram as diversas formas de organização familiar contemporânea, representadas junto à complexa diversidade de sujeitos e à pluralidade política de suas ações.

GIRÃO, F.N.R.; NOGUEIRA, J.L.R.; TARGINO, K.K.F. A família e suas atribuições: uma árvore em constante transformação. Mossoró: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, 2012.

Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/edicoes-uern-ebooks/arquivos/1205servico_social_e_crianca_e_adolescente.pdf. Acesso em: 22/04/2017.  

Em relação à interpretação do texto lido, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Quando a opção da letra A diz: "No Texto, ..." e a letra B diz: "Conforme o texto,..." já podemos descartar essas opções pois elas estão pedindo COMPREENSÃO e NÃO Interpretação. O enunciado da questão pede INTERPRETAÇÃO. 

    Logo, fui por eliminação e a alternativa correta é a letra E, bastou-me ler o Título do texto. 

    Força!! 

  • GABARITO: letra E

     

    Complementando:

     

    " Segundo a professora Rafaela Motta¹, quando o comando da questão trabalha a área de compreensão, aquela informação está no texto. Diante disso, você terá alguns enunciados básicos de questões de compreensão. Porém, se a informação estiver além do texto, fora do texto, trata-se de uma questão de interpretação. "

     

    Compreensão de texto – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

     

     

    Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de Interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    FONTE: http://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/03/diferenca-entre-compreensao-de-texto-e.html

  • Errada a Letra E. O texto não tevela uma metáfora, mas sim uma compração( símile). Ver as descrições em Fernado Pestana. Resposta correta, letra C.

     

  • Cistiano, acho que você está equivocado.

  • Nesta questão, apenas complementando o que aqui já foi esclarecido, tem-se o aposto. De acordo com site especializado em língua portuguesa, dentre outras disciplinas: "Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.". O título do texto apresenta aposto, o que pode ter dificultado na resolução da questão. Veja-se: "A família e suas atribuições: uma árvore em constante transformação". Ou seja, "a família e suas atribuições são uma árvore em constante transformação.". Portanto, veifica-se a ocorrência da metáfora. "A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira"). Obs.: toda metáfora é uma espécie de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece." [http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php]

     

    Bons estudos!

     

  • Ótima questão, muito bom o texto.

  • Confundi com comparação, considerei a letra E errada.

  • Cristiano alves você está equivocado, pois não existe o elemento comparativo na frase para dizer que se trata de uma comparação. Metáfora é uma comparação ideológica, não contendo o elemento comparativo. 

    Ex: ele é uma fera no PC.  (Metáfora )

    Ex: ele é ágio no PC COMO uma fera é. (Comparação )

  • Em relação à interpretação do texto lido, é CORRETO afirmar:  

    a) ERRADA. No texto, o cajueiro foi selecionado para representar as famílias das regiões norte e nordeste do Brasil, visto que elas precisam enfrentar as adversidades do clima seco e, mesmo assim, elas não têm dificuldades em crescer e dar frutos.  

    O texto não fala nada em cajueiro representar famílias e nem traz informação que evidenciam essa informação. Veja o trecho: O Cajueiro é uma planta originária das regiões norte e nordeste do Brasil. Por ser uma planta tropical suporta adversidades e não tem dificuldades em crescer e dar frutos em meio ao clima seco.

     

    b) ERRADA. Ao compararem a estrutura da família à da árvore do cajueiro, que tem raízes, caule, folhas, flores e frutos, os autores do texto fazem referência ao modelo padrão de família, constituído por pai, mãe, filhos e seus descendentes. 

    O texto não faz menção ao padrão de família. Sua fisiologia, formada por raízes, caule, folhas, flores e frutos, permite-nos fazer uma comparação com a família.

     

    c) ERRADA. Conforme o texto, “acaju”, “acajaíba” e “acajuíba” são nomes atribuídos ao cajueiro anão; e “gigante”, “caju-comum” e “cajueiro-comum” são nomes atribuídos ao tipo comum dessa árvore. 

    Observe o texto: Na natureza existem dois tipos: o comum, também conhecido como gigante, e o anão, sendo conhecidos por diversos nomes originados da língua tupi como: acaju, acajaíba, acajuíba, caju-comum, cajueiro-comum, dentre outros. 

    Existe, portanto, o cajueiro comum (gigante) e o cajueiro anão, ambos são conhecidos por diversos nomes. Se assim não fosse a palavra "conhecidos", deveria estar no singular para concordar com o sujeito anão.

     

    d) ERRADAO caule liga as raízes às folhas, sustentando estas, e por isso ele é considerado o laboratório químico das plantas verdes.

    De acordo com o texto: As raízes, enterradas no solo, ligam-se à parte aérea pelo caule, que dá sustentação às folhas, consideradas o laboratório químico das plantas verdes.

    Observando a concordância entre o sujeito e o verbo considerado (particípio/passado), no feminino, são as FOLHAS o laboratório das plantas verdes.

     

    e) CERTA. O título revela uma metáfora e tem a função de anunciar uma informação a ser tratada no texto: a família, como uma árvore, tem suas atribuições e está em constante transformação. 

    Segue texto: Sua fisiologia, formada por raízes, caule, folhas, flores e frutos, permite-nos fazer uma comparação com a família.

        Neste sentido, semelhante ao cajueiro, as raízes profundas da família, interligadas ao caule, se justapõem às suas antigas origens que, renovadas ou atualizadas, configuram as diversas formas de organização familiar contemporânea, representadas junto à complexa diversidade de sujeitos e à pluralidade política de suas ações.