SóProvas


ID
2478649
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Norte-americanos solteiros acabam de eleger os tropeços de gramática como uma das principais razões que arruínam um primeiro encontro ou o flerte com um potencial parceiro. Uma pesquisa realizada com 5.481 adultos com mais de 21 anos foi conduzida pela empresa de marketing on-line MarketTools para definir as qualidades, atitudes e expectativas que ilustram as mudanças culturais nas relações de aproximação entre pessoas solteiras. Encomendada pelo site Match.com, com sede em Dallas, a sondagem buscou definir um quadro dos 100 milhões de norte-americanos solteiros, 1/3 da população, segundo o Censo 2012, dos EUA. O levantamento, divulgado pouco antes do carnaval de 2013, mostrou que, ao julgar um parceiro em potencial, tanto homens como mulheres colocam a gramática no topo da lista de “requisitos obrigatórios” de um relacionamento, com 55% de preferência, atrás apenas do estado geral dos dentes da pessoa (58%).

                                                                     Língua Portuguesa. Ano 8. Nº 89. 

Assinale a opção CORRETA sobre a estrutura de alguns dos períodos presentes no texto.  

Alternativas
Comentários
  • (...) definir as qualidades, atitudes e expectativas que ilustram (...)

     

    Vou explicar de maneira bem resumida. O "que" é pronome relativo. Como sei isso? Basta substituir por "o qual", "a qual" ou suas variantes. Se se mantiver o sentido, ok. Como sabemos, o pronome relativo retoma um termo anterior, nesse caso, o termo "As qualidades" "Atitudes" e "expectativas", tanto é que o verbo logo após ("ilustram") encontra-se no plural exatamente para concordar.

     

    Por fim, visto isso, o pronome relativo atua como sujeito. Para ver isso, basta a substituir o pronome relativo pelo seu referente.

  • Alguém me explica o erro na B, por favor! 

  • Adauto Filho, sou novata nos estudos da língua portuguesa, mas pelo estudo das aulas, eu ACHO que o erro é na função do "que".
    Na oração, é de fato um pronome relativo e inicia uma oração adjetiva (restritiva, diga-se). No entanto, penso que ele não exerce função de objeto direto, mas sim de COMPLEMENTO NOMINAL do substantivo "razões". Como eu disse, não tenho certeza, rs. Se eu estiver errada, me corrijam por favor! 

  • Adauto Filho: o que na primeira ocorrência exerce papel de sujeito veja:

     

    Norte-americanos solteiros acabam de eleger/ oração subordinada substântiva e está faltando o objeto direto nela/  os tropeços/ objeto direto/ de gramática como uma das principais razões/ complemento nominal/ que arruínam; o "que" retoma a locução substântiva "principais razões " na sua oração direta ficaria: arruínaram principais razões, principais razões não está funcionando como objeto direto, mas sim como sujeito do verbo, ou seja, o que se arruínaram? principais razões,. avisem- me se houver algum equívoco.

  • na letra'' B'':se estivesse uma virgula antes do ''que''ela estaria correta????pois, nesse caso ela seria adjetiva explicativa!

    se alguém puder ajudar me agradeço....

  •  b)

    O vocábulo “que”, em sua primeira ocorrência destacada no texto, é um pronome relativo em função de objeto direto e inicia uma oração adjetiva que insere uma informação acessória sobre seu referente, “razões”. ERRADO. O que realmente é um pronome relativo, mas não possui na oração que integra função de objeto direto e sim de sujeito. Vejamos o texto: Norte-americanos solteiros acabam de eleger os tropeços de gramática como uma das principais razões que arruínam um primeiro encontro ou o flerte com um potencial parceiro. -O pronome relativo que retoma principais razões e é sujeito do verbo arruínam . (um primeiro encontro ou flete é o ojeto direto da oração)-Eurismar Penha se houvesse uma vígula antes do pronome relativo , a oração ainda assim continuaria correta , apesas o valor semântico sofreria alterações. A oração deixaria de ser restritiva e se tornaria explicativa.(sempre que há a inclusão de vírgulas antes do pronome relativo o sentido da oração é modificado e na maioria dos casos a alteração mantém a correção gramatical)

  • Gabarito: D
    Letra B
    está errada pois o QUE possui função de sujeito, observe:
    [...]razões que arruínam um primeiro encontro[...]
    O QUE retoma razões. Colocando na ordem direta -->> razões arruínam um primeiro encontro.
                                                                                      suj.       VTD                      OD

     

  • O erro da letra B está em dizer que o que exerce função sintática de objeto direito, quando na realidade esse que exerce função sintática de complemento nominal, pois está em função de razões que é um (Substantivo abstrato)

     

    Bons estudos

  • Pq a E está errada? Pra mim ambos são apostos explicativos, não?

  • Vamos ao que segue...

     

    A - A forma verbal “definir” inicia uma oração subordinada substantiva reduzida que funciona como complemento verbal indireto de “buscou”, na oração anterior, motivo pelo qual poderia ser iniciada por preposição.

    ERRADO - "definir" forma com "buscou" uma locução verbal. Não é complemento..

     

    b -  O vocábulo “que”, em sua primeira ocorrência destacada no texto, é um pronome relativo em função de objeto direto e inicia uma oração adjetiva que insere uma informação acessória sobre seu referente, “razões”.

    ERRADO - O "que" tem função de SUJEITO... 

     

     C -  A oração “ao julgar um parceiro em potencial” é reduzida de infinitivo e veicula valor concessivo, motivo pelo qual poderia ser substituída pela sua versão desenvolvida com o conectivo “quando”. 

    ERRADO - "quando" não tem valor concessivo... Ele esboça valor temporal...

     

    D - O vocábulo “que”, em sua segunda ocorrência destacada no texto, funciona como sujeito da forma verbal “ilustram” e retoma o termo “as qualidades, atitudes e expectativas”, objeto direto da oração anterior.  

    CORRETO- 

     

    E - As orações reduzidas “realizada com 5.481 adultos com mais de 21 anos” e “divulgado pouco antes do carnaval de 2013” têm a mesma classificação, e o emprego de vírgulas ao redor delas é opcional. 

    ERRADA -  creio que o erro está em dizer que as vírgulas são opcionais. São obrigatóriaspara separar um aposto explicativo

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • Essa prova de português foi muito bem elaborada! Realmente testa os candidatos! Parabéns para a Banca!

  • E - As orações reduzidas “realizada com 5.481 adultos com mais de 21 anos” e “divulgado pouco antes do carnaval de 2013” têm a mesma classificação, e o emprego de vírgulas ao redor delas é opcional. 

    ERRADA -

    A primeira é um aposto especificativo e as vírgulas são proibitivas (não é qualquer pesquisa, pois é aquela realizada..., restringe as pessoas);

    A segunda é um aposto exemplificativo e as vírgulas são opcionais (não restringe nada, apenas explica a forma de divulgação).

  • (...) para definir as qualidades, atitudes e expectativas / que ilustram as mudanças culturais nas relações (...)

     

    É exatamente o que a alternativa D disse.

    O "que" tem valor de sujeito da oração "que ilustram as mudanças culturais nas relações" (o que é que ilustram as mudanças?), pois funciona como pronome relativo, retomando "as qualidades, atitudes e expectativas".

  • Essa não é pra qualquer um....

  • Parabéns para quem acertou essa questão.

     

  • Li a letra A, n entendi nada, mas pensei "para mim isso é locução verbal... hmmm... deixe-me ler as demais";

    Li a letra B, entendi nada, mas pensei comigo "isso não me parece lá muito acessório não... deixe-me ler as demais";

    Li a letra C, entendi nada, mas pensei comigo "n tenho ideia onde essa letra quer que eu encaixe esse 'quando'";

    Li a letra D, tive certeza que tudo estava completamente correto. Voltei ao texto para verificar se a questão pedia a correta ou incorreta (hoje, verifico esse tipo de coisa umas 3 vezes antes de marcar). Pedia a correta e eu não via onde a D poderia estar errada... marquei essa.

  • Na segunda ocorrência, o que é o sujeito do verbo ilustrar, retoma o termo anterior(objeto direto do verbo definir, período subordinado adverbial final). D.