SóProvas


ID
247891
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando trata da sistemática do arranjo em arquivos permanentes, Schellenberg fala em relação significativa entre os documentos componentes do fundo. Tal relação é hoje entendida como

Alternativas
Comentários
  • O princípio da organicidade, aliado ao da unicidade do documento de arquivo e ao da indivisibilidade dos conjuntos documentais, cujos componentes - reitere-se - guardam relações orgânicas entre si, proporciona à arquivologia seu perfil único e inconfundível, dentre as ciências da informação.
    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
  • Para Schellenberg, arranjo é o “processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si”. A “relação significativa” a que o autor alude nada mais é que o princípio da organicidade que prevalece na produção e, consequentemente, na organização do arquivo. (fonte: Arquivos permanentes: tratamento documental por Heloísa Liberalli Bellotto)

    gab: LETRA A

  • Letra A, organicidade.

    Princípios arquivísticos

    1) Organicidade: é a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da unidade produtora.

    2) Proveniência: origem de documentos. Sua aplicação se dá no fundo de arquivo.

    3) Unicidade: qualidade pela qual os documentos de arquivo conservam caráter único em função de seu contexto de origem, a despeito de forma, espécie ou tipo.

    4) Respeito aos fundos: permite que se mantenham os valores de prova inerentes aos papéis que são produtos de atividade orgânica.