SEM FORÇA = FRACAS
LOCUÇÃO ADJETIVA = Expressão formada por mais de uma palavra que excerce a função de ADJETIVO
O termo “sem força” é uma locução adjetiva (Locução Adjetiva é toda expressão constituída, em geral, por preposição (de, com, sem, etc.) mais um substantivo). [prep. + subst.]
LOCUÇÃO ADJETIVA. É a reunião de duas ou mais palavras com valor de uma só. No caso de “sem força” equivale a um único adjetivo.
A locução adjetiva pode ser formada por uma preposição mais um substantivo: Exemplo: dente de cão (= dente canino), água de chuva (= água pluvial) ou pode ser formada por uma preposição mais um advérbio: Exemplo: pneus de trás (= pneus traseiros), jornal de ontem.
FORMAÇÃO DOS ADJETIVOS
Da mesma forma que os substantivos, os adjetivos também podem ser classificados em simples / compostos e primitivos / derivados.
Observe o exemplo:
“O povo brasileiro não é triste, apesar da situação socioeconômica do país.”
Nesta oração temos três adjetivos: “brasileiro”, “triste”, “socioeconômica”. Levando em consideração apenas o radical, “brasileiro” e “triste” apresentam apenas um radical (é, portanto, adjetivos simples), enquanto “socioeconômica” apresenta dois radicais (é, portanto, adjetivos compostos). Por outro lado, “triste” não deriva de nenhuma outra palavra (é, portanto, adjetivo primitivo); já o adjetivo “brasileiro” deriva do substantivo próprio Brasil (é, portanto, adjetivo derivado).
Por exemplo:
aves da noite (aves noturnas), paixão sem freio (paixão desenfreada).
Observe outros exemplos:
de águia
aquilino
de aluno
discente
de anjo
angelical
de ano
anual
de aranha
aracnídeo
de asno
asinino
de baço
esplênico
de bispo
episcopal
de bode
hircino
de boi
bovino
de bronze
brônzeo ou êneo
de cabelo
capilar