SóProvas


ID
2479480
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

      Em abril de 2015, quase três anos após a mudança para o escritório aberto, Nagele transferiu a empresa para um espaço de 900 m² onde hoje todos têm seu próprio espaço, com portas e tudo.

      Inúmeras empresas adotaram o conceito de escritório aberto – cerca de 70% dos escritórios nos Estados Unidos são assim – e até onde se sabe poucos retornaram ao modelo de espaços tradicionais com salas e portas.

      Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

      Desde que se mudou para o formato tradicional, Nagele já ouviu colegas do setor de tecnologia dizerem sentir falta do estilo de trabalho do escritório fechado. “Muita gente concorda – simplesmente não aguentam o escritório aberto. Nunca se consegue terminar as coisas e é preciso levar mais trabalho para casa”, diz ele.

      É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso, mas algumas firmas estão seguindo o exemplo de Nagele e voltando aos espaços privados.

      Há uma boa razão que explica por que todos adoram um espaço com quatro paredes e uma porta: foco. A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos.

      Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

(Bryan Borzykowski, “Por que escritórios abertos podem ser ruins para funcionários.” Disponível em:<www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 04.04.2017. Adaptado)

Segundo o texto, são aspectos desfavoráveis ao trabalho em espaços abertos compartilhados

Alternativas
Comentários
  • Aonde fica evidente a parte de "conservar conteúdos" ?

  • Letra (c)

     

    (...) A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos. Retemos mais informações (conteúdo) quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

  • Para fazer uma boa interpretação, devemos observar, em cada alternativa, se há respaldo no texto que a confirme como correta.

    A questão pede a alternativa que apresente, segundo o texto, os aspectos desfavoráveis ao trabalho em espaços abertos compartilhados. Assim, vamos apontar literalmente o que o texto nos mostra sobre isso:

     

    Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

    Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividadedesenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos… (…)

    Nunca se consegue terminar as coisas e é preciso levar mais trabalho para casa”, diz ele. (…)

    A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos.

    Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

     

    alternativa (A) está errada, pois o texto não apresenta nenhuma expressão literal ou que fizesse subentender a restrição à criatividade.

     

    alternativa (B) está errada, pois o texto não apresenta como desfavorável “a dificuldade de propor soluções tecnológicas”.

    Assim, por eliminação, resta a alternativa (C), a qual é bem generalizante e os dados inseridos e grifados acima de certa forma confirmam-na como correta. A “dispersão” está confirmada nas seguintes passagens do texto: “Todos estavam distraídos”, “pequenas distrações podem desviar nosso foco.

    A menor capacidade de conservar conteúdos é entendida como a capacidade de concentração, de abstração de conteúdo, de foco, como se observa nas seguintes passagens do texto: “podemos perder até 15% da produtividade”, “desenvolver problemas graves de concentração” e “Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo”.

     

    alternativa (D) está errada, pois a “possibilidade de haver colaboração de colegas e chefes” seria um dado positivo e não negativo.

     

    alternativa (E) está errada, pois o texto não apresenta como desfavorável “a vigilância constante dos chefes”.

     

    O gabarito é a letra C.

  • @Ana Santos Interpretei "conservar conteudos" atraves do trecho: " mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração".

  • Gabarito:C

    Segundo o texto: São aspectos desfavoráveis ao trabalho...

    Resposta: a dispersão e a menor capacidade de conservar conteúdos.

     

  • Essa questão é sobre sinônimos, praticamente. Dispersão = distração; conservar conteúdos = reter informações.

  • Fiz a prova, no dia lia e relia. Apesar de ter eliminado todas, fiquei discutindo se o gabarito estava correto. Entretanto, aqui ficou bem pontuado como a VUNESP cobrou sinônimo e interpretação de texto em uma mesma questão. Para o TJ interior, acho que teremos mais do mesmo. 

  • "Todos estavam distraídos" =  a dispersão

    "Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo" = a menor capacidade de conservar conteúdos.

  • Gente como saber qual versão do gabarito é a certa ? tem 4 opções de gabarito

  • Gabarito C

  • A dúvida real ficava na parte da dispersão mesmo. Quem pensou em dispersão de ideias, anotou a "C" como correta. Quem pensou em dispersão física, provavelmente achou que a "C" era incorreta e, consequentemente, errou.

  • Me atrapalhei na parte de restrinção à criatividade.

     

  • Também acredito que "retermos mais informações " = conservar conteúdos.

  • LETRA "C" 

    DISPERSÃO = DISTRAÇÃO

    MENOR CAPACIDADE DE CONSERVAR CONTEÚDOS = RETEMOS MAIS INF. QD SENTAMOS EM UM LOCAL FIXO.

  • c

     

  • Olá. Sou assinante premium e não estou conseguindo assistir aos videos, me ajudem por favor.

     

  • Demorei muito para entender

    "Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo"

    Retenção = conservação

    Logo, em local aberto = menor capacidade de conservar conteúdos.

    Gab C

     

  • A distração podem desviar nosso foco por até 20 minutos

    Gabarito C

  • Os dois últimos parágrafos do textos respondem a letra C, quando dizem "pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos." e "Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo".

    A letra A está incorreta, pois não há prejuízo na criatividade.

    A letra B está incorreta, pois o assunto sequer é citado no texto.

    A letra D está equivocada, pois se trata de um paradoxo. A questão pede a os aspectos desfavoráveis, sendo que a colaboração entre colegas não se trata de um aspecto desfavorável.

    A letra E está errada, pois não isolamento na área aberta.

  • GAB. C)

    a dispersão e a menor capacidade de conservar conteúdos.

  • Letra C é a resposta correta.

  • Nas alternativas apresentadas, nota-se uma tentativa da banca em citar aspectos desfavoráveis não mencionados no texto.

    Na letra A, por exemplo, cita-se como aspecto desfavorável dos espaços abertos a restrição à criatividade. O texto em nenhum momento cita isso.

    Na letra B, cita-se a dificuldade de propor soluções tecnológicas. O texto em nenhum momento cita entraves relacionados à tecnologia.

    Na letra D, cita-se a possibilidade de haver colaboração entre colegas e chefes como aspecto desfavorável. No entanto, trata-se de uma vantagem do modelo de escritórios abertos.

    Na letra E, cita-se o isolamento na realização de tarefas. No entanto, o problema do modelo de escritório aberto é justamente a falta de isolamento. Além disso, fala o item em vigilância constante por parte dos chefes, sendo que o texto, em nenhum momento, cita isso.

    A resposta, portanto, é a letra C.

    A dispersão é o problema mais evidente do modelo de escritório aberto.

    Quando o item fala em menor capacidade para conservar conteúdos, está falando da retenção de conteúdos, que fica comprometida com a dispersão presente no modelo de escritório aberto!

    Gabarito: Letra C

  • Letra C é a resposta correta.

  • As alternativas das questões de português da Vunesp têm uma linha muito tênue entre elas... Qualquer desvio de atenção na hora da prova e você erra

  • Conservar : Reter

  • a dispersão  : SEPARAÇÃO

  • Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

    Há dois conceitos de dispersão que podem ser confundidos, como vi nos comentários abaixo.

    I. Ação ou efeito de dispersar, não manter a atenção; falta de concentração; desatenção.

    II. Separação de objetos, pessoas ou outros organismos em várias direções: a dispersão da escola de samba é no final do desfile.

  • Conservar não é diferente de reter.

    Conservar: manter(-se) sem alterações físicas, químicas ou evolutivas.

    Reter: guardar, conservar algo.

  • DISPERSÃO,SITUAÇÃO EM QUE FIQUEMOS ABSORTO POR ALGO QUE ESTÁ SE PASSANDO A NOSSA VOLTA.NA VERDADE A PALAVRE É SINONIMA DE DESVIU DE FOCO,DISTRAÇÃO,OU SEJA:SAIR DA CONCENTRAÇÃO.

  • "Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe."

    " Há uma boa razão que explica por que todos adoram um espaço com quatro paredes e uma porta: foco. A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos."

    C = a dispersão e a menor capacidade de conservar conteúdos.

  • Alguém saberia explicar porque do "menor capacidade de conservar conteúdos"?

  • Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores."

    Logo, pode-se concluir que em locais não fixos (ambientes abertos) nossa capacidade de reter informações é menor. Ou seja, temos menor capacidade de conservar/reter conteúdos/informações.

  • O texto base não está abrindo!!!!

  • Cara, "conservar conteudos" virou sinonimo de manter atenção entao somente por eliminação, porque não tem sentido falar em destacado que : olha gente, sinonimo de foco, mater atenção é: manter a atenção focada, estar pleno no trabalho, conservar conteúdos .. nossa tinha que chover, mas chover reclamação, chover RECURSO, essa eh a nossa saída contra essas faltas de respeito com o estudante, de vdd ah nisso nao pode acontecer

  • bem mal colocadas as alternativas.

    Pra começar, quando a questão diz 'Segundo o texto' devia estar literalmente escrito e não inferido.

    Cada alternativa, exceto a E, tinha algo referente ao texto:

    A - impossibilidade de cumprir várias tarefas

    B - a transferência de atividades para o lar.

    D - a distração

    "a menor capacidade de conservar conteúdos." deixa a alternativa muito aberta.

  • Allyson Menezes, esse texto é do prof Decio Terror Filho.

    Por favor, coloque a referência do autor.

  •  Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo = menor capacidade de conservar conteúdos.

    e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos. = a dispersão

  • Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam dddddddddddddddddddddistraídos, a ppppppppppprodutividade ccccccccccccccccccccccaiu, e os nove empregados estavam iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinsatisfeitos, sem falar do próprio chefe

    letra c.

    C

    a dispersão e a menor capacidade de conservar conteúdos.