SóProvas


ID
2479486
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

      Em abril de 2015, quase três anos após a mudança para o escritório aberto, Nagele transferiu a empresa para um espaço de 900 m² onde hoje todos têm seu próprio espaço, com portas e tudo.

      Inúmeras empresas adotaram o conceito de escritório aberto – cerca de 70% dos escritórios nos Estados Unidos são assim – e até onde se sabe poucos retornaram ao modelo de espaços tradicionais com salas e portas.

      Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

      Desde que se mudou para o formato tradicional, Nagele já ouviu colegas do setor de tecnologia dizerem sentir falta do estilo de trabalho do escritório fechado. “Muita gente concorda – simplesmente não aguentam o escritório aberto. Nunca se consegue terminar as coisas e é preciso levar mais trabalho para casa”, diz ele.

      É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso, mas algumas firmas estão seguindo o exemplo de Nagele e voltando aos espaços privados.

      Há uma boa razão que explica por que todos adoram um espaço com quatro paredes e uma porta: foco. A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos.

      Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

(Bryan Borzykowski, “Por que escritórios abertos podem ser ruins para funcionários.” Disponível em:<www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 04.04.2017. Adaptado)

É correto afirmar que a expressão – até então –, em destaque no início do segundo parágrafo, expressa um limite, com referência

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    “até então”, expressão que junta a preposição até com o advérbio então, significa “até aquele momento”.

  • é necessário verificar que no primeiro parágrafo há mensão expressa de que Cris Nagele já tinha transferido sua equipe para o escritório aberto, assim a expressão até então remete ao tempo em que se deu essa transferência.

     

    "Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

    Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos (...)"

     

    RESPOSTA: A

  • acertei na prova, errei aqui, que raiva!

  • EU ERREI, MAS OBRIGADO PELOS COMENTARIOS. FIQUEI ENTRE A "A" E A "C", PORQUE ACHEI QUE PODERIA SER ALEM DE ESPACIAL

  • Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de ...

     

     

  • A c é grande candidata.Errei.

  • A C fazia tanto sentido para mim rs :( 

  • Arenildo poderia explicar melhor hein????!!!!!!

     

    Fiquei entre a A e C e o video do professor não ajudou em nada!!!

     

     

    abrasss

  • Até então é sinônimo de: ainda, até agora, até aquele momento, até esse tempo, até este tempo, até lá.


    Portanto a resposta correta é a letra (A)

  • Não ficou claro o erro da alternativa "c".

  • "Até então" se refere ao TEMPO.

    Não vejo sentido em tentar relacionar com espaço.

    Eliminei, de cara, todas as que falavam sobre espaço, restou-me a alternativa A.

    Sem crise, gente!

  • Respondi C,depois percebi que foi por falta de atenção: C)temporal ao dia em que Nagele decidiu seguir o exemplo de outros executivos, E ESPACIAL ao tipo de escritório que adotou.

    A expressão "até então" não tem nada a ver com espaço.

  • GAB. A)

    temporal ao momento em que se deu a transferência da equipe de Nagele para o escritório aberto.

  • A expressão "até então" pode ser substituída por "até aquele momento".

    Temos portanto, um valor temporal associado à expressão, o que já elimina as letras B, D e E.

    Analisando o contexto, temos que o marcador temporal representa a transição entre o modelo de trabalho em casa para trabalho em escritório aberto.

    Dessa forma, a opção correta é a letra A.

    Resposta: Letra A

  • a questão exige uma boa interpretação

  • As conjunções subordinadas dependentes ligam duas orações sintaticamente. Como as;

    ·      Temporais, quando exprimem tempo: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, até então, desde então, neste momento, etc....

  • Primeiro parágrafo:  Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então ( temporal ) trabalhavam de casa.

  • Se pensar muito, erra... tempo e espaço não se separam, então é perfeitamente possível um referencial de tempo se ligar também a um espaço. Eu acredito que a Letra C é errada porque se refere ao "tipo de escritório que ele adotou", quando na verdade o referencial é o tipo de escritório em que os empregados estavam antes da mudança: até então trabalhavam em casa -- essa frase simultaneamente contém um referencial de tempo e espaço e isso não é errado, pois de acordo com Einstein o espaço-tempo é uma unidade cósmica

  • Até um determinado momento passado: até aquele momento, até aquela ocasião, até aquela situação, até aquele tempo.

    Ex.: Comprei meu 1º carro em 2006. Até então, toda a locomoção era no “pevete”.

    Até um determinado momento futuro: até lá, até esse momento, até essa ocasião, até essa situação, até esse tempo.

    Ex.: esperaremos até que ela chegue. Não resolveremos nada até então.

    Até um determinado momento presente: até agora, até aqui. Até o momento, até este momento, até esta ocasião, até esta situação, até este tempo, ainda.

    Ex.: Ela, até então, ainda não tinha me notado-(me).

    Referência: Flávia Neves.

  • Premonição: 3 anos depois o mundo inteiro passou a trabalhar de casa.

  • Primeiro parágrafo: Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então ( temporal) trabalhavam de casa.

    gararito: A