SóProvas


ID
2479519
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.

      E mesmo a sede começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor, rir, gritar, pensar, sentir, puxa vida! Como deixava a garganta seca.

      A brisa fina, antes tão boa, agora ao sol do meio-dia tornara-se quente e árida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava.

      Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando.

      O instinto animal dentro dele não errara: na curva inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de pedra, de onde brotava num filete a água sonhada.

      O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

      De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente no orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga.

       Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar. Agora podia abrir os olhos.

      Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água.

      E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra.

      Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia-se intrigado. Olhou a estátua nua.

      Ele a havia beijado.

    Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

             (Clarice Lispector, “O primeiro beijo”. Felicidade clandestina. Adaptado)

É correto afirmar que o texto tem como personagem um garoto, descrevendo

Alternativas
Comentários
  • E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra. (paragrafo 10)

    Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia-se intrigado. Olhou a estátua nua. (paragrafo 11)

    Alternativa: C

  • Discordo... para mim é A) "Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando."

  • Gab. C)

     

    Complementando a colega Simone:

     

    "Ele a havia beijado (experiências sensoriais).

    Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva" (provou a sensualidade)

  • QUEM SE LEMBRA DO PRIMEIRO BEIJO?

  • q texto loco, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lembro nao kkkkkk

  • A questão é respondida pela propria autora "Clarice Lispector, “O primeiro beijo”. Felicidade clandestina. Adaptado"

  • É a letra C porque a autora deu ênfase à sensação do garoto que, mesmo que saciou sua sede, foi através de um corpo feminino de pedra.

  • Gabarito. C

    Que menino mais louco!! isso porque era uma estátua e ainda estava na frente da galera!!

    "experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade."

     

  • Veronica Silva, me recordo desse texto. Rsrsrs

  • Reclamam que o texto é  louco né.  Peguem da FCC...aff

  • Lembro desse texto. No dia da prova (e que dia!) fiquei em dúvida entre C e E.

    Gabarito C

  • fiquei entre E e C, mas e a C porque ele nao ficou indiferente com oque acontecia no onibus e sim pelo que aconteceu entre ele e a estatua

    ESTUDEM!

  • E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra.

    Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia-se intrigado. Olhou a estátua nua.

    Ele a havia beijado.

    Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

    Sensações estas que sentimos em nosso primeiro bj.....

     

    c) experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.

  • Gabarito C

     

    Fiquei em dúvida entre a "A" e a "C", mas analisando bem o texto deu para chegar na alternativa, reparem:

     

     a) a confusão mental ocasionada pela sede não saciada.  

     

    obs: veja que esta alternativa está errada, pois no 8° paragrafo diz que a sede foi saciada: "Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar."

     

     

     c)experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade. (GABARITO)

     

    E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra. (paragrafo 10)

    Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia-se intrigado. Olhou a estátua nua. (paragrafo 11)

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • É correto afirmar que o texto tem como personagem um garoto, descrevendo experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.

  • O que se infere do texto é a descoberta dos sentidos sensoriais de sensualidade e exitação em uma alma infantil , em busca de novas descobertas. 

  • Não sou capaz de ver loucura e perversão num texto de Clarice Lispector.

    Reclamem menos, estudem mais, tenham mais atenção. Vitimismo nunca levou ninguém a lugar algum!

    Marcar alternativa "logo de cara" não é sensato. Mesmo porque se tivesse feito uma leitura que preste, lembraria (sem precisar voltar ao texto) que foi dito que a sede havia sido saciada.

    Bons estudos! =)

  • letra C.

    texto lixo... 

  • EXISTEM EXATAMENTE DOIS TIPOS DE PESSOAS: AS QUE RECLAMAM E AS QUE TOMAM ATITUDES.

  • povo fala que o texto é lixo, mais não vê o que o texto quer trazer para nós, a experiência sensorial, as lembranças da infância, a inocência de uma criança que ficou com vergonha por saber que beijou uma estátua de uma mulher, a riqueza em detalhes desse texto e perfeito, bando de povo revoltado!

  • É só um recorte de um texto mais amplo e contextualizado. Parem de drama! É um texto maravilhoso, sim.

  • Compartilho da mesma opinião, inclusive ERREI por ter respondido a letra (A) -:)

  • GAB. C)

    experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.

  • Gabarito:

    C) experiências sensoriais que o levam a provar a sensualidade.

    Título do texto “O primeiro beijo” entre aspas nos dá uma dica que essa alternativa - C - é a resposta. Conforme o trecho: "Ele a havia beijado. Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva".

    As sensações que efervesceram no íntimo do garoto, após descobrir que tinha beijado uma "mulher nua", acabaram deixando o garoto corado.

    Ah!... As epifanias de Clarice.

    P.S: O texto está adaptado e isso complicou a vida dos candidatos. Caso tenham interesse leiam o texto na íntegra que vcs poderão observar trechos como:

    • "Perturbado, atônito, percebeu que uma parte de seu corpo, sempre antes relaxada, estava agora com uma tensão agressiva, e isso nunca lhe tinha acontecido."
    • "Ele se tornara homem."
  • Analisemos letra a letra:

    Letra A - ERRADA - A sede do garoto foi saciada pela água que jorrava da estátua.

    Letra B - ERRADA - O garoto buscava não amizade, mas sim uma fonte de água para saciar sua sede.

    Letra C - CERTA - O fato de beber da água que saía da boca da estátua fez o garoto sentir que a beijava. Além disso, o fato de a estátua estar nua despertou-lhe uma sensação cuja descrição apresentada pode ser associada ao erotismo - Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

    Letra D - ERRADA - A perda da inocência se deu pelo "beijo" na estátua nua.

    Letra E - ERRADA - O garoto não ficou indiferente (alheio) ao que ocorria na viagem. Ao longo da viagem, ele brincou com a turma, o que lhe causou sede.

    Resposta: Letra C

  • Seu zé do violão puxa a música ai na nota mi... mi mi mimimimi mi mi mimimimimi

  • De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente no orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga./ Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar. Agora podia abrir os olhos. - JÁ A PARTIR DAQUI É POSSÍVEL NOTAR UMA CERTA AMBIGUIDADE ENTRE O GAROTO SACIAR A SUA SEDE E UMA CERTA PERDA DA INGENUIDADE DE UMA CRIANÇA.

  • Fiquei em dúvida entre a questão A e C. porém eliminei a c, porque beijar uma estátua não quer dizer que tenha sido uma prova de sensualidade, mas apenas um resultado da sede que ele sentia que acabou causando confusão mental levando-me assim a escolher a resposta A, sempre me perco nos textos dessa escritora.

  • O problema do pessoal é querer inserir um opinião própria sobre os textos, fugindo assim até mesmo do que poderia estar implícito, extrapolando o objetivo do texto/questão de prova.

  • O texto todo não fala sobre isso. Um trecho específico fala sobre as experiências sensoriais. A maioria do texto está maisn flertando com a alternativa A do que qualquer coisa. Interpretação de texto agora virou "Interpretação que a banca e o fulano que criou a questão teve sobre o texto, que na verdade não é o texto todo, e um trecho.".
  • A base conservadora inteira errou a questão kkkkkkkkkk

  • "Na moral: que texto lixo!

    Eu logo respondi a alternativa A, visto que me recuso a acreditar que alguém vê algo de erótico em uma criança bebendo agua na estatúa

    isso é coisa de gente doente e pervertida! PQP"

    Compartilho da mesma opinião, Amaury.

  • Eu errei essa questão, marquei a A quando fiz, mas a resposta faz sentido, sim. Gente, ele beijou a boca da estatua e ficou sem graça, a sede não teve nada a ver com o rubor nas bochechas como ta no texto, a sede foi por conta do calor e das brincadeiras, de rir, de gritar. Inclusive, o próprio nome do texto é O PRIMEIRO BEIJO, vendo as alternativas depois eu achei a resposta até bem obvia e não entendi o porquê que me escapou. Vi gente irritada com o termo "sensualidade" kkkkkkkk na boa, as pessoas associaram a sexualidade imediatamente, mas sensualidade pode se referir a SENTIDOS, como tato, olfato, paladar.

    Vamos todos nos unir e continuar estudando interpretação por que ta faltando pra todo mundo, aparentemente.

  • Prestem atenção no texto: "Ele a havia beijado"

    Todo beijo na boca remete a sensualidade. É só pensar um pouco. Sei que o texto é uma m3rd4... mas não dá pra brigar com algo que tá claro. Além disso, ela cita que ele sentiu tremores por dentro... tipo aquela sensação de arrepio. Quer vocês gostem ou não, toda criança/pré-adolescente em algum momento percebe a sexualidade vindo à tona. Foi assim que interpretei e achei o texto apenas chato.

  • Eu fui pelo comando da questão: "É correto afirmar que o texto tem como personagem um garoto...". Letra C "sensoriais que o levam". Ali tem o artigo definido O, masculino... ao meu ver falava da experiência de um garoto. Se esse pensamento está errado ou certo não sei, só sei que acertei kkkkk

    Ps. O povo falando sobre o texto ser erótico e tal... Gente, vocês nunca ouviram falar sobre sexualidade? Em que mundo vocês vivem? Indico vocês a estudarem sobre a sexualidade em cada nível e idade... desde da fase infantil até a adulta. Na vi nada de anormal no texto, apenas um garoto descobrindo seu corpo e etc. Pelo amor Deus, parem de ver maldade em tudo.

  • Adorei o texto mostra a grandeza da brilhante Clarice Lispector!! E quem nunca passou da infância para a adolescência (puberdade)????

  • Primeiro: a resposta está na fonte do texto!

    Segundo, o erro da letra A é a parte final, ''sede não saciada''!

    Terceiro: Que texto mais brega!

  • sensualidade.

    SIGNIFICADO: inclinação pelos prazeres dos sentidos.

    No texto: Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

  • Beleza, vamos lá, analisar porque não é a letra C de forma madura e sem muita polêmica?

    1. Trabalhar com a sensualidade não é trabalhar com pornografia. Se fosse narrado o primeiro beijo do jovem na infância não teria essa polêmica. Agora, um estatua que não tem vida, há polêmica.
    2. Todo trama mostra o sentindo e sensações do jovem. Sendo o inesperado ou auge da narrativa o momento que bebe água da boca da estátua.

    Significado de Sensualidade

    Tendência aos prazeres dos sentidos; amor das coisas ou qualidades sensíveis. [Figurado] Charme particular de quem tem um modo próprio de agir que provoca o interesse de outra pessoa. Propensão para a luxúria, lubricidade, lascívia, libertinagem: viver na sensualidade.

  • esse personagem tem problemas mentais, isso sim