SóProvas


ID
2479765
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele. Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos, conclui-se corretamente que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D;

     

     

     IMPORTANTE ---- Iremos considerar todas as proposições do enunciado como premissas verdadeiras de um argumento. Sendo assim, quando analisarmos a assertiva da questão, será considerado gabarito correto a proposição simples ou composta que apresentar valor lógico verdadeiro.

     

    Voltando à questão...

     

    Inicialmente, vamos colocar as premissas na sequência em que devem ser resolvidas. Veja:

     

    1ª) Se Débora é mãe de Hugo (V), então Marcelo é baixo (V)----- [ V  ---> V = V]

     

    2ª) Se Carlos não é filho de Débora (F), então Neusa não é avó dele (F)----- [ F ---> F = V]

     

    3ª) Marcelo é alto (F) ou Neusa é avó de Carlos (V) ----- [ F  ou V = V]

     

    Ao analisar as assertivas, podemos inicialmente eliminar as opções A, C e E, pois não têm nenhuma relação com as premissas.

     

    Letra B ---- ERRADA ----  Débora não é mãe de Hugo (F), e Carlos é filho de Débora (V) ----- [ F ^ V = F]

     

    Letra D ---- CERTA ---- Débora não é mãe de Hugo (F), ou Carlos é filho de Débora (V) ----- [ F ∨ V = V]

     

    Conheçam e INSCREVAM-SE no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

     

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

     

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

     

  • Pela sua resolução, Débora é mãe de Hugo, bem como é falso que Carlos não é filho de Débora, ou seja, Carlos também é filho de Débora, portanto Hugo e Carlos são irmãos... Acredito que a questão tenha 2 respostas.

  • Errei lindo . Kkkkkkkkkk. fui na B

  • Concordo que a alternativa d) encontra-se correta, porém, sinceramente ainda não entendi o erro da alternativa a), pois como bem ressaltado por Julio Cesar, a premissa Débora é mãe de Hugo foi considerada verdadeira, bem como a premissa Carlos não é filho de Débora foi considerada falsa, ou seja, ambos são filhos de Débora. Portanto, podemos considera-los como irmãos. 

  • Ou estou maluco, ou tem 4 gabaritos possíveis para esta questão!

    Considerando a sentença "Marcelo é alto ou Neusa é avó de Carlos" como verdadeira, temos: V ou V = V; V ou F = V; F ou V = V

    Utilizaremos a primeira hipótese (V ou V).

    Nesta hipótese, ao substituir os termos nas demais sentenças, para que estas continuem verdadeiras, teremos:

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.  F -> F = V  (Considerando que o segundo termo é falso, o primeiro necessariamente terá que ser falso, para que a sentença seja verdadeira)

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele (Carlos). F -> F = V (A mesma situação ocorre nesta sentença, já que, conforme dito antes, Neusa é avó de Carlos, tornando falsa a segunda proposição. Logo, para que a sentença seja verdadeira, necessáriamente a primeira proposição terá que ser falsa).

    Dito isto, podemos concluir que:

    1ª Débora não é mãe de Hugo;

    2º Marcelo é alto;

    3º Carlos é filho de Débora;

    4º Neusa é avó de Carlos;

    Analisando as alternativas, poderemos afirmar que:

    A) Hugo e Carlos são irmãos. (falso, pois Débora não é mãe de Hugo, mas é mãe de Carlos)

    B) Débora não é mãe de Hugo e Carlos é filho de Débora. (verdadeiro, pois V E V = V)

    C) Hugo e Carlos não são irmãos. (verdadeiro, conforme dito na letra A)

    D) Débora não é mãe de hugo, ou Carlos é filho de Débora. (verdadeiro, pois V OU V = V)

    E) Neusa é mãe de Débora. (verdadeiro, pois Neusa é avó de Carlos e este é filho de Débora)

     

    Gabarito: B, C, D e E.

    E agora!?

     

  • @ Rodrigo Gamaria

      "(Considerando que o segundo termo é falso, o primeiro necessariamente terá que ser falso, para que a sentença seja verdadeira) "

    É nesse "considerando que o segundo termo é falso" que a sua resposta desviou. O segundo termo não é necessariamente falso.

     

    A resolução no video da Marcelli Deud está bem feita. A questão começa por volta dos 13 minutos.

     

    Eu fiz assim

    1) Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

    2) Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele.

    3) Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos, conclui-se corretamente que

    Premissas:

    1) D → M

    2) ~C → ~N

    3) ~M v N
     

    Trata-se de um clássico dilema destrutivo cuja conclusão é ~D v C (Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora).
    Basta avaliar em seguida se há alguma outra alternativa que é necessariamente verdadeira, mas não há. Todas são verdades hipotéticas.
    Letra D, única resposta.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_destrutivo

  • Só ter paciência e analisar TODAS as possíveis variáveis, começando de baixo pra cima. Questão muito bem elaborada. Digna de nível Ph.D de escolaridade. :) 

  •  

     

    Essa questão exige MUITA paciência por parte do candidato, pois a conclusão é uma disjunção e como sabemos existem três maneiras de uma disjunção inclusiva ser VERDADEIRA (V v V); (F v V) e (V v F). 

     

    1°) Considerando minha conclusão (V v V), temos: 

    Se Débora é mãe de Hugo(F), então Marcelo é baixo(F).

    Se Carlos não é filho de Débora(F), então Neusa não é avó dele(F).

    Sabendo-se que Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(V)

     

    2°) Considerando minha conclusão (F v V), temos: 

    Se Débora é mãe de Hugo(??), então Marcelo é baixo(V).

    Se Carlos não é filho de Débora(F), então Neusa não é avó dele(F).

    Sabendo-se que Marcelo é alto(F) ou que Neusa é avó de Carlos(V)

     

    3°) Considerando minha conclusão (V v F), temos:

    Se Débora é mãe de Hugo(F), então Marcelo é baixo(F).

    Se Carlos não é filho de Débora(??), então Neusa não é avó dele(V).

    Sabendo-se que Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(F)

     

    Sinceramente eu não consegui entender o porquê do professor Julio Cesar considerou a proposição "Se Débora é mãe de Hugo" como verdadeira se tal proposição, como podemos observar acima no esquema 2°, pode tanto ter valor lógico V como tbm ter o valor lógico F. Mas voltanto a forma como analisei a questão. Olhando atentamente podemos analisar que os esquemas  2° e 3° existem proposições que não podemos concluir nada a respeito (??), portanto são sentenças abertas podendo ter tanto valor lógico "verdadeiro" como "falso". Por outro lado a sentença 1° TODAS as proposições apresentam valores lógicos, então utilizando ela concluímos que: 

     

     

     d) Débora não é mãe de Hugo(V), ou Carlos é filho de Débora(F). 

    V v F = V 

     

    As alternativas (a), (c) e (e) não podemos concluir nada sobre elas pois não há essas relações nas proposições analisadas na questão. Já a alternativa (b) tbm apresenta valor lógico VERDADEIRO, observe:

     

    b) Débora não é mãe de Hugo(V), e Carlos é filho de Débora(V).

    V ^ V = V 

  • GAB:D

    O método escolhido é usar todas possibilidades na proposição mais simples!

     


    1) Mas antes vamos reescrever com símbolos:

    D → M.................===> Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo
    ~C → ~N.................===> Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele
    ~M v N.................===> Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos

    A proposição mais simples é a que usa conectivo disjuntivo (~M v N) da proposição: "Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos".


    2) Atribuindo os valores possíveis na proposição ~M v N para que ela seja VERDADEIRA teremos 3 configurações( excluí-se FF):
    1º) ~M v N
    2º) ~M v N
    3º) ~M v N

    4º) ~M ⓕ v N ⓕ (desconsidera essa possibilidade)

    Como dizemos acima, a partir de cada possibilidade de ~M v N é que vamos atribuir os valores a outras proposições. Eis as três possibilidades:
    1ª Possibilidade:
    D → M
    ~C → ~N
    ~M v N

    2ª Possibilidade:

    D → M
    ~Cⓒou → ~N
    ~M v N

    3ª Possibilidade:
    Dⓒou → M
    ~C → ~N
    ~M v N

    Eis que escrevemos todas as possibilidasdes, agora vamos analisar afirmação por afirmação:


    a) Hugo e Carlos são irmãos.
    Se reparmos há duas proposições que se relaciona com esse pensamento:

    Se Débora é mãe de Hugo,(...). Se Carlos não é filho de Débora, (...) representados por D , ~C.

    MAS ATENÇÃO!!! Para que eles sejam irmãos precisa que seja "D, C" e não D, ~C, como representado nas possibilidades, por isso devemos inverter a lógica:
    1ª = D e C
    2ª =
    D e Cⓒou
    3ª  = Dⓒoue C

    Alternativa "A" está errada, pois para estar correta todas as possibilidades deveriam dar Verdadeiro!

    b) Débora não é mãe de Hugo, e Carlos é filho de Débora.

    De uma forma mais direta, podemos afirmar, de acordo com nosso esquema, que TODAS possibilidade DEVERIAM apontar  Débora como mãe de Hugo, e como se trata de uma conjução, não seria necessário continuar analisando. Portanto a alternativa B é INCORRETA.
     

    c)  Hugo e Carlos não são irmãos.

    Como vimos, a relação em que Hugo e Carlos são irmãos é apontada pelas afirmações: Se Débora é mãe de Hugo,(...). Se Carlos não é filho de Débora, (...) representados por D , ~C.
    Vimos na análise da alternativa B que Hugo não é filho de Débora, e analisando a afirmação quanto a carlos ser ou não filho de Débora verificamos que não é possivel afirmar, já que a 2ª possibilidade fica em aberto (~Cⓒou → ~N). Alternativa C, portanto, INCORRETA.

    d)  Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora.
    Sabemos que a afirmação "Débora não é mãe de Hugo" está correta, e a afirmação "Carlos é filho de Débora" está em aberto, mas como se trata do conectivo OU, basta que a primeira esteja correta para a afirmativa ser verdadeira. ESTÁ CORRETO.

     

    e) Neusa é mãe de Débora.

    De acordo com nosso esquema, não é possivel realizar tal afirmativa. Por isto a alternativa "E" está INCORRETA
     

  • Vejam a resolução do prof. Brunno Lima (inclusive, demonstrando porque a alternativa D está certa e as demais estão erradas) - dá para resolver esse tipo de questão em poucos minutos! Simbora treinar forte para ser mais sagaz na hora da prova!
    https://www.youtube.com/watch?v=jjguRH2YeJk&t=4s

    Trata-se de um clássico dilema destrutivo, como o Ed mencionou.

  • Caro Einstein Concurseiro,

    equivoca-se em dizer que a disjunção é exclusiva em:

    "Essa questão exige MUITA paciência por parte do candidato, pois a conclusão é uma disjunção e como sabemos existem três maneiras de uma disjunção exclusiva ser VERDADEIRA (V v V)(F v V) (V v F). "

    No que trata a questão a disjunção é inclusiva!

    Bom dia e bons estudos!

     

  • PRIMEIRA HIPÓTESE

    Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos (as duas não podem ser falsas)

      V                                        V                               

     

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

    tem que ser F                                          F

     

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele.

    tem que ser F                                           F 

     

    hipótese I) Debora não é mãe do Hugo e Carlos é filho de Débora

     

     

     

    SEGUNDA HIPÓTESE

    Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos

      V                                          F                           

     

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

    tem que ser F                                          F

     

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele.

    pode ser V ou F                                         V

     

    hipótese II) Débora não é mãe de Hugo. Não dá para saber se Carlos é filho de Débora ou não

     

     

     

    TERCEIRA HIPÓTESE

    Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos

    F                                          V                           

     

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

    pode ser V ou F                                    V

     

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele

    tem que ser F                                                F

     

    hipótese III) Não dá para saber se Débora é mãe de Hugo. Carlos é filho de Débora

     

     

     

    hipótese I) Debora não é mãe do Hugo e Carlos é filho de Débora

    hipótese II) Débora não é mãe de Hugo. Não dá para saber se Carlos é filho de Débora ou não

    hipótese III) Não dá para saber se Débora é mãe de Hugo. Carlos é filho de Débora

     

    Ou seja:

    Débora não é mãe de Hugo ou Carlos é filho de Débora

     V                                                     V        ---> PRIMEIRA HIPÓTESE

     V                                                     ?        ---> SEGUNDA HIPÓTESE

     ?                                                      V       ---> TERCEIRA HIPÓTESE

    gabarito: D

  • https://www.youtube.com/watch?v=j4waogLOzXs#t=3.304655

  • Trata-se de um DILEMA DESTRUTIVO

     A ->  B

     C ->  D

    ~B v ~D

    Logo, ~A v ~C

     

  • Nesse aulão tem o desenvolvimento da questão, aos 13mins do vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=j4waogLOzXs#t=3.304655

  • Essa me deu trabalho na hora da prova, mas mantive a calma e consegui resolver.

  • Não sei se tô viajando, mas eu conheço dois métodos de resolver essas questões:

    Método da Premissas Verdadeiras - Nas premissas deve aparecer: proposição simples / conjunção

    e

    Método da Conclusão Falsa - Na conclusão deve aparecer: proposição simples / disjunção / condicional

     

    Como não dá pra resolver pelas premissas verdadeiras, fui nas respostas, e a única que apresenta uma possibilidade é a que aparece uma disjunção como conclusão.

  • Galera, essa questão é MUITO SIMPLES quando se sabe o DILEMA DESTRUTIVO, que tem o seguinte esqueleto:

     

    - DUAS CONDICIONAIS, ou seja, duas proposições que utilizam o “se então”.

    +

    - UMA DISJUNÇÃO INCLUSIVA (conectivo ou), que NEGA AS DUAS CONSEQUENTES.

     

    Exemplo::

    P -> Q

    X -> Y

    ~Q v ~Y

     

    Vamos ver agora com os dados da questão:

    Se debora é mãe de Hugo,então Marcelo é baixo. (p -> q)

    Se Carlos não é filho de debora, então Neusa não é avó dele. (x-> y)

    Marcelo é alto ou  Neusa é avó de carlos. (~q v ~y) - percebam que aqui há a negação das DUAS COSEQUENTES ACIMA) – DILEMA DESTRUTIVO CONFIGURADO.

     

    PRONTO!!!!

    AGORA É SÓ SORRIR, porque a RESPOSTA FINAL do dilema destrutivo é
     a SIMPLES NEGAÇÃO DAS DUAS ANTECENDENTES + CONECTIVO OU, portanto: ~p v ~x 

     

    Agora aplicado na questão:

    Se debora é mãe de Hugo (p) DEBÓRA NÃO É MÃE DE HUGO (~p)
                                                                          OU
    Se Carlos não é filho de debora (x) CARLOS É FILHO DE DÉBORA (~x)

     

    RESPOSTA FINAL: Débora não é mãe de Hugo ou Carlos é filho de Débora. 

     

    Só aprendi isso aqui vendo a aula do professor (até então desconhecido por mim) BRUNO LIMA. 

     

  • perfeito comentário Mayara!!

  • Eu não fiz pelo DIlema Destrutivo, até pq eu nem sabia disso...

    Fiz de um jeito mais complicado, mas que só poderia resultar na alternativa "C".

     

    Admite as três situações possíveis na disjunção (V v V; V v F; F v V -> admitindo todas as premissas como verdadeiras, lógico). Nisso você vai ter três situações:

    Situação 1:

     

    Débora não é mãe de Hugo

    Marcelo é alto

    Neusa avó de Carlos

    Carlos é filho de Débora

     

    Situação 2:

     

    Marcelo é alto

    Débora não é mãe de Hugo

    Neusa não é avó de Carlos

    Carlos pode ou não ser filho de Débora

     

    Situação 3:

    Neusa é avó de Carlos

    Marcelo é baixo

    Carlos é filho de Débora

    Débora pode ou não ser mãe de Hugo

     

    Disso só poderia chegar na conclusão de que "Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora.". Veja que necessariamente as três situações a conclusão será VERDADEIRA.

     

    É o jeito certo? Não, mas quebrou o galho...

  • Concordo com o Einstein Concurseiro e considero o gabarito como correto, bem como a questão passível de anulação por ter dois gabaritos.

     

    Refiz essa questão por mais de cinco vezes e não consigo concordar com o raciocínio de que a letra B não está certa, sendo que ao considerarmos a hipótese de V v V para Marcelo é alto ou Neusa é avó de Carlos, teremos, obrigatoriamente, o antecedente das duas condicionais como falso. Dessa maneira:

     

    Se Débora é mãe de Hugo ( F ) ---- > Marcelo é baixo ( F ) = V

    Se Carlos não é filho de Débora ( F ) ---- > Neusa não é avó dele ( F ) = V

     

    Gaba B = Débora não é mãe de Hugo ( V ) e Carlos é filho de Débora ( V ) = V

     

    OBS: Desculpem-me, ou a banca aplicou uma "regrinha de dilema destrutivo" para justificar a resposta da questão e não percebeu que valorou dois gabaritos corretos, ou estou fazendo algo muito errado nesse desenvolvimento.

     

     

     

  • Pensei do mesmo jeito do Bruno Azzini.

     

    Fazendo os testes dá "Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora."

     

    Há 3 situações possíveis: 

     

    Situação 1:

    Débora não é mãe de Hugo

    Marcelo é alto

    Neusa avó de Carlos

    Carlos é filho de Débora

     

    Situação 2:

    Marcelo é alto

    Débora não é mãe de Hugo

    Neusa não é avó de Carlos

    Carlos pode ou não ser filho de Débora

     

    Situação 3:

    Neusa é avó de Carlos

    Marcelo é baixo

    Carlos é filho de Débora

    Débora pode ou não ser mãe de Hugo

     

    Conclusão: Realmente é ou em cada situação pelo menos um deles é certeza.

     

    Agora já sabendo que é um dilema construtivo e tendo a resposta memorizada é bem mais rápido de se fazer. 

  • Nunca tinha ouvido falar sobre "dilema construtivo" e "dilema destrutivo". E, de fato, sabendo essas regras, a questão fica muito fácil.

    Vou tentar simplificar aqui:

     

    DILEMA CONSTRUTIVO (considerando todas as proposições iniciais verdadeiras)

    P --> Q

    R --> S

    P V R 

    Então: Q V S também será verdadeiro

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_construtivo

     

    DILEMA DESTRUTIVO (considerando todas as proposições iniciais verdadeiras)

    P --> Q 

    R --> S

    ~Q V ~S

    Então: ~P V ~R  será verdadeiro.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_destrutivo

     

  • EXCELENTE BIZU Mayara!!! Fiquei quebrando a cabeça pra resolver, consegui mas gastei muito tempo

  • Pessoas, eu to surpreso que ninguém comentou, então vou falar. Vocês não precisam pensar em dilema construtivo ou destrutivo, ou qualquer outra análise mais profunda. É muito simples resolver em 5 segundos. Percebam que no enunciado todas as afirmações são condicionais. Portanto, a resposta também deve ser condicional. A única que preenche esse requisito é a letra D. Nenhuma das outras pode ser verdade porque o enunciado não te dá certeza de nada. Analisem bem o enunciado, é tudo hipótese. A resposta só pode ser uma hipótese também. Esse exercício não era pra perder tempo não. Acho que vocês se ativeram muito a regrinhas pra decorar, elas podem ser úteis mas poxa, era só usar um pouco a cuca que dava pra ver que a única resposta possível é a D porque é a única que tem "OU".

  • Dilema destrutivo:

       p -> q

       r -> s

    ~q -> ~s

    ------------------------

    Resultado: ~p v ~r

     

  • Fiz a analise e tirei a conclusão que :

    1- Debora não é mãe de Hugo,

    2- Carlos é filho de Débora,

    Como fiz rápido, olhei a B e coloquei como resposta, pois na CONJUNÇÃO se ambas estão correta, logo é verdadeira. Mas errei, alguem Sabe me dizer porque a resposta deve ser o a Disjunção a não a conjunção?. Fiquei com esta dúvida. Abcs

     

  • DILEMINHA DESTRUTIVO.

     

    p -> q

    r -> s

    ~q v ~s (lembre-se: a terceira premissa é a disjunção negada dos precedentes)

     

    Assim sendo, o resultado é também uma disjunção negada, só que com os ANTECEDENTES.

    ~p v ~r

  • https://www.youtube.com/watch?v=jjguRH2YeJk

  • Em 18/01/2018, às 19:17:30, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 23/12/2017, às 13:34:21, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 02/12/2017, às 08:38:35, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 02/12/2017, às 08:38:19, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 01/12/2017, às 19:30:40, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 30/11/2017, às 18:42:44, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 17/09/2017, às 12:47:26, você respondeu a opção B.Errada!

     

    Alguém diga para o meu cérebro que o conectivo é OU, e não E? ;(

  • Acabei me perdendo no meio da resolução, mas sabendo que quando há o conectivo "ou" basta apenas uma das assertivas ser verdadeira para a alternativa ser verdadeira, então na hora de "chutar" foi a que escolhi (letra d) e deu certo; não é o ideal, mas na hora do branco pelo menos tive algum parâmetro. 

  • Fiz com aquele método que considera todas as premissas verdadeiras (argumento hitpotético):

     

    DMH (V) -> MB (V) = V

    ~CFD (F) -> ~NAC (F) = V

    ~MB (F)  v NAC (V) = V

     

    Sendo assim, a única alternativa possível seria a letra D, pois é verdade que Neusa não é avó de Carlos, e como o conecitvo é o "ou", basta uma verdade para que a proprosição composta seja Verdadeira!

     

    Tal método é ensinado pelo Professor Jhonny do FOCUS. 

  • Professor BRUNO LIMA:  https://www.youtube.com/watch?v=jjguRH2YeJk

  • MODELO DESTRUTIVO:

     

    P->Q

    R-> S

    ~Q V ~S

     

    ~P V ~R

  • Eu também prefiro utilizar o método de considerar todas as premissas hipoteticamente Verdadeiras. 
    Eu não consigo entender os outros métodos, são mais complicados e longos. Não consigo entender através do método do Bruno Lima, que tanto indicam pra mim, porém eu não consigo entender absoutamente NADA do que ele explica. Cada um se adequa com um professor. RLM é assim! Só consigo entender com o Telles e Johnny do Focus.

  • "Sabendo - se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos..." O final do enunciado já diz que as duas últimas premissas são verdadeiras. Portanto é só completar a montagem..

     

    D.M.H (F) ------> M.B (F) = V

    ~C.F.D (F) ------> ~N.V.C (F) = V

    ~M.B (V) ------> N.V.C (V) = V   (Premissas verdadeiras indicadas pelo enunciado) 

     

    Logo, Débora não é mãe de Hugo (V) e Carlos é filho de Débora  (V).

     

    Espero ter ajudado ;)

     

     

  • Iza, tente estudar pelo site www.avagaeminha.com.br , a didática do prof Dani é relamente  fantástica. 

  • triste desenvolver toda a questão corretamente,e, por besteira, não acertá-la.Maldita proposição do meioooooooo

  • Também não conhecia esse método de Dilmema Destrutivo.

    Sempre que eu tiver uma estrutura lógica sem premissa simples eu posso aplicá-lo?

  • Galera na hora do desespero, faltando 5 minutos para não ficar entre o 3 últimos na sala(kkkk)

     

    Chuto no OU(v), ele é o mais abrangente, pois aceita um ou outro

     

    Nota importante:  Só na hora do desespero

  • Resolvi essa questão na prova na maior facilidade, hoje depois de um tempo sem responder me deparei com ela.. não sei pra onde vai mais.

  • QUESTÃO BEM BOLADA, TOMARA QUE CAIA NA MINHA PROVA!!!

  • Errei porque não me atentei ao OU e acabei marcando B, mas vamos lá, só pelo português...

     

    Partindo da proposição "Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos", já sabemos que uma EXCLUI a outra (não tem como as duas serem verdade ao mesmo tempo).

     

    Agora vamos aplicá-las aos casos nas frases anteriores: Se Marcelo é alto e isso é verdade, então Débora não é mãe de hugo.

     

    Se Neusa é avó de Carlos, então Carlos é filho de Débora.

     

    Jogando o conectivo OU nessas duas frases temos o GABARITO (D)

  • Vinicius Tuler, morri de rir com o seu comentário. Detalhe: já errei duas vezes essa questão e uma delas no dia da prova.

    Meu cérebro também precisa se ligar no conectivo.

  • De cara dá para eliminar as alternativas A,C e E pois não tem nada disso nas proposições.

    Usando o raciocínio, as alternativas B e D "Débora não é mãe de Hugo" "Carlos é filho de Débora" se os 2 argumentos forem V então teremos 2 respostas, então 1 dos argumentos tem que ser falso. Letra B já não serve pois o conectivo ^ os 2 tem que ser V. 

    Resposta D

     

  • Quando tiver 3 premissas sendo: I e II "se...então" e a III OU, pode procurar o OU na alternativa e ser feliz... (dica do professora da Nova Concursos. Esqueci o nome dele rsrs)

  • Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele. Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos, conclui-se corretamente que

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. (P => Q)

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele. (R =>S)

    Marcelo é alto ou Neusa é avó de Carlos (~Qv~S)

    R: (~Pv~R) Débora não é mãe de Hugo OU Carlos é filho de Débora

  • Alguém poderia indicar outras questões onde esse tal de dilema destrutivo aparece, por favor?

    Obrigado!

     

  • A negação de Marcelo é alto, é Marcelo não alto. 

    Na questão, consta que a negação de Marcelo é alto, é Marcelo é baixo.

     

    Questão passiva de anulação.

  • Temos essas duas premissas:

    P1: Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

    P2: Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele.

    Se soubermos que "Marcelo é alto", então “Marcelo é baixo” é F. Deste modo, podemos concluir que “Débora é mãe de Hugo” deve ser F, ou seja, Débora não é mãe de Hugo.

    Se soubermos que “Neusa é avó de Carlos”, o trecho “Neusa não é avó dele” em P2 deve ser F. Assim, “Carlos não é filho de Débora” é F, de modo que Carlos é filho de Débora.

    Juntando tudo: sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos, podemos concluir que “Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora”.

    Esta resolução leva a um único gabarito, presente na alternativa D.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/matematica-e-raciocinio-logico-tj-sp-prova-resolvida-e-gabarito-extraoficial/

  • Estou que nem o Vinícius Tuler.

  • Essa questão ela é resolvida pelo "dilema destrutivo", ou seja, quando a questão traz duas condicionais ou implicações (se, então) a 3ª premissa é a disjunção (ou) negada dos consequentes, veja: 

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo.

                    antecedente                consequente

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele.

                         antecedente                      consequente

    Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos.

               negação dos consequentes

     

    Logo, o resultado também pode ser uma disjunção negada só que agora dos antecedentes como consta a alternativa d, veja:  

     

     

    Débora não é mãe de Hugo, ou Carlos é filho de Débora.

                negação dos antecedentes 

  • Gab D

    Dilema Destrutivo

    A resposta terá que ter o conectivo OU

    a unica alternativa é a letra D

    Nem precisa resolver.

  • 1ª) Se Débora é mãe de Hugo (F), então Marcelo é baixo (F)----- > V 

    2ª) Se Carlos não é filho de Débora (F), então Neusa não é avó dele (F)----- > V

    3ª) Marcelo é alto (V) ou Neusa é avó de Carlos (V) ----- > V 

    CONCLUSÃO: Débora não é mãe de Hugo ou Carlos é filho de Débora

    ALTERNATIVA D

  •  Pessoal, olha esse professor:         https://www.youtube.com/watch?v=jjguRH2YeJk&t=14s   

    Está lá pelos 7 minutos a explicação

  • Melhor explicacação. 14:00   https://www.youtube.com/watch?v=ioBh3Ew4r3Q

  • Ótima dica Izabela.. Obrigado por compartilhar...

  • NÃO É PORQUE ALGUÉM É ALTO, QUE PODEMOS AFIRMAR QUE ELE NÃO É BAIXO. Mas necessariamente se A for avó de B, é falso dizer que A não é avó de B. É dai que deve-se partir. 

  • Galera.... Só guardar a receita do bolo. Dilema destrutivo

  • Caramba!
    Obrigado, @Mayara Gonçalves! <3

  • Caramba!
    Obrigado, @Mayara Gonçalves!

  • Com essa explicação consegui entender https://www.youtube.com/watch?v=GVxMqU_FZEo

  • Não conhecia sobre "Dilema Destrutivo" até ontem. Raciocinei exatamente igual a colega Beatriz Servo e marquei alternativa B! :/

  • Gratidão Mayara Ferreira.....

  • https://www.youtube.com/watch?v=W1b3ilWMdeo

  • GABARITO ESTÁ ERRADO RESPOSTA CORRETA "A'

  • Darly Ana, vc está equivicada! Gabarito corretíssimo!

  • Por que a B está errada?

  • DILEMA CONSTRUTIVO

    1º P --> Q

    2º R --> S

    3º P v R

    ---------------------------------------

    CONCLUSÃO: Q v S

    DILEMA DESTRUTIVO

    1º P --> Q

    2º R --> S

    3º ~Q v ~S

    ----------------------------------------

    CONCLUSÃO: ~P v ~R

  • eu fiz todos os testes, considerando a antecedente da disjunção verdadeira e depois considerando a consequente da disjunção verdadeira. Deu certo, mas demorei bastante. Obrigada por compartilharem os macetes rs

  • E se Marcelo for médio ? O contrário de baixo não necessariamente vai ser alto. (ao meu ver).

    Questão, na minha opinião deveria ser anulada.

  • Pelos dados do enunciado, já dá para saber que "Débora não é mãe de Hugo" e também que "Carlos é filho de Débora", o que daria as alternativas "B" ou "D", mas no enunciado também diz "que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos", o que indica que ou uma das proposições está errada ou as duas estão certas, então o "ou" também precisa estar presente na resposta, o que dá a alternativa "D".

  • kkkk essa questão exige um conhecimento ALÉM , se vc está acostumado à mecanização desse tipo de questão, nessa, infelizmente pra vc, apenas operar não funcionará. Vai ter que pensar. Genial, como alguém que a compreendeu com perfeição, posso lhes dizer, genial. Vou transpor aqui exatamente como eu fiz, já da forma simbólica:

    DÉMH ---> MÉB

    F F

    F F

    V/F V

    ~CFD ---> ~NADCarlos

    F F

    V/F V

    F F

    ~MÉB v NADCarlos

    V V

    V F

    F V

    _______________________

    Apenas fiz abreviações, as sentenças são exatamente as mesmas, em seguida fiz a validação lógica de forma a deixar todas as três com valor lógico final V, pois são premissas do meu argumento.

    ______________________-

    Agora você me pergunta: QUAL A CONCLUSÃO QUE EU POSSO TIRAR DESSAS ´PREMISSAS? E eu lhe respondo, NENHUMA QUE SEJA UMA CONCLUSÃO EM FORMA DE PROPOSIÇÃO SIMPLES. Eu só poderia afirmar alguma coisa em relação a qualquer uma das proposições simples dadas, se, em todas as 3 hipóteses, essa proposição tivesse o MESMO valor lógico, no entanto isso não ocorre em nenhuma. E agora? Agora eu sou obrigado A CONCLUIR UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA, ou seja, vou ter que extrair das premissas uma proposição COMPOSTA possível. Só com esse entendimento eu já elimino as alternativas A, C e E.

    ______________________

    Observemos o que diz a alternativa D:

    ~DÉMH v CFD

    Perceba que essas duas proposições simples são NEGAÇÕES das suas correspondentes na premissa 1 e na 2, respectivamente.

    Lembre-se que premissas e conclusão SÃO PARTES DE UM TODO, portanto somos obrigados a transpor as hipóteses , AGORA NEGADAS, para a conclusão e ver o que acontece de acordo com o conectivo utilizado, nesse caso, a disjunção:

    ~DÉMH v CFD

    V V = V

    V F/V = V

    F/V V = V

    as 3 hipóteses me dão uma conclusão verdadeira, portanto decorre obrigatoriamente das premissas. É nosso gabarito.

  • Se você tem dificuldade com Raciocínio Lógico eu recomendo o Professor Luis Telles.

    Eu melhorei muito com ele principalmente nessas questões mais complicadas.

    É uma dica e não um anúncio!.

  • Essa questão é difícil por uma questão bem simples:

    Geralmente essas questões possuem uma conexão lógica [E] que partindo da análise desta preposição é possível identificar todos os valores lógicos, no entanto esta questão lhe obriga a jogar com as alternativas analisando uma por uma se é possível considerar elas verdadeiras mantendo o valor lógico das preposições apresentadas no comando da questão..

  • Alguem consegue me ajudar eu sei equivalencia, negação, diagramas, logica argumentativa mais na hora de fazer as questões não sei qual dessas tecnicas tenho que usar.

  • Dilema destrutivo:

    1 - P --> Q

    2 - R --> S

    3 - ~Q v ~S

    Resposta: ~P v ~R

  • "Quando o pontapé da questão usa o conectivo E, a resposta é com E.

    Quando usa o OU, a resposta é com OU."

    Resolução:

    1 - Assuma que todas as premissas são verdades absolutas.

    2 - Valore de baixo pra cima (SE -> ENTÃO fica por ultimo sempre)

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo. V

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele - V.

    Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos - V

    Marcelo é alto NEGOU Marcelo é baixo.

    Como a segunda no SE -> ENTÃO ja é falsa, logo pra ela ser verdade a primeira NÃO PODE SER VERDADEIRA

    (V -> F), logo:

    Débora não é mãe de Hugo.

    Neusa é avó de Carlos NEGOU que Neusa não é avó dele.

    Como a segunda no SE -> ENTÃO ja é falsa, logo pra ela ser verdade a primeira NÃO PODE SER VERDADEIRA

    (V -> F), logo:

    Carlos é filho de Débora.

    Como o conectivo do pontapé era o OU, ele permanece, pois as premissas são uma coisa OU outra e não as duas ao mesmo tempo.

    Gabarito: D

  • Ainda não entendi, porque a B está errada? O enunciado diz que Marcelo é alto. Tornando a Premissa 1 falso no consequente. Se P -> Q. Se o Q é falso, o P teria que ser também, Daria ~P. Logo, Débora não é mãe de Hugo.

    Qual é?!?!

  • Sanou as minhas dúvidas esse vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=GVxMqU_FZEo

  • Pessoal, concordo com o David. Existem estruturas que estão prontas e ajudam muito na resolução do problema. Além disso,conseguimos economizar muito tempo. Essa é a estrutura do DILEMA DESTRUTIVO:

    Proposição 1: P --> Q

    Proposição 2: R --> S

    Proposição 3: ~Q v ~S

    Resposta sempre será ~ P v ~ R

  • DILEMA CONSTRUTIVO

    P --> Q

    R --> S

    P v R

    CONCLUSÃO: Q v S

    ---------------------------------------

    DILEMA DESTRUTIVO

    P --> Q

    R --> S

    3º ~Q v ~S

    CONCLUSÃO: ~P v ~R

    By: Priscila Mariano

  • Sinceramente, tem uma forma bem mais simples de resolver essa questão, o próprio enunciado já da a solução quando afirma verdadeiras as proposições: Marcelo é alto, e Neusa é avó de Carlos.

    Na condicional só há uma hipótese em que vai dar falso, que é quando a antecedente é verdadeira e a consequente é falsa. Sendo assim:

    Se Débora é mãe de Hugo, então Marcelo é baixo;

    É falso que Marcelo é baixo, logo é falso que Débora é mãe de Hugo ( F com F da V)

    Se a consequente deu F, a antecedente necessariamente terá que ser F pra que a proposição seja verdadeira.

    Conclui-se que: Debora não é Mãe de Hugo;

    Se Carlos não é filho de Débora, então Neusa não é avó dele;

    É falso que Neusa não é avó de Carlos, logo é falso que Carlos não é filho de Débora.

    Conclui-se que Carlos é filho de Debora;

    Logo, Debora não é mãe de Hugo ou Carlos é Filho de Debora.

  • Dilema destrutivo básico:

    Como identificar?

    Dois "se..,então", seguidos de um "OU".

    O resultado será sempre OU:

    A--> Débora é mãe de Hugo

    B--> Marcelo é baixo.

    C--> Carlos não é filho de Débora

    D--> Neusa não é avó dele.

    Sabendo-se que Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos. (~Bv~D) = ~Av~C (Débora não é mãe de Hugo ou Neusa é avó dele)

    Ideia básica dos dilemas, o que acontecer de um lado, acontecerá uniformimente do outro.

    #TJSP

  • Essa questão poderia ser resolvida pelo "dilema destrutivo", que é um caso muito específico e já explicado pelos colegas.

    Vou demonstrar duas resoluções para quem não conhecia esse modelo.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    1ª forma) Como ele afirma que a proposição "Marcelo é alto ou que Neusa é avó de Carlos" é verdadeira, vamos fazer todas as valorações para que ela seja verdadeira (não vou fazer todas as analises para o comentário ficar menos longo):

    Antecedente V e consequente V --> pode ter as letras A, B e D como conclusão

    Antecedente V e consequente F --> só dá para ter a letra D como conclusão

    Antecedente F e consequente V --> só dá para ter a letra D como conclusão

    Como a alternativa D é a única verdadeira em todas as situações possíveis, é o gabarito.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    2ª forma) Aplicar regras de equivalência e alterar a ordem das proposições para poder simplificar o argumento com o silogismo hipotético (permite "cortar" proposições iguais):

    Se Débora é mãe de Hugo -> Marcelo é baixo

    Se Carlos não é filho de Débora -> Neusa não é avó de Carlos

    Marcelo é alto OU Neusa é avó de Carlos

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Débora é mãe de Hugo -> Marcelo é baixo

    Se Marcelo é baixo -> Neusa é avó de Carlos #usei a regra de equivalência do OU para a CONDICIONAL

    Se Neusa é avó de Carlos -> Carlos é filho de Débora #usei a regra de equivalência da CONDICIONAL para CONDICIONAL (cruza e nega)

    Repare que as proposições em amarelo e rosa são iguais, assim podemos usar o silogismo hipotético:

    Débora é mão de Hugo -> Marcelo é baixo

    Se Marcelo é baixo -> Neusa é avó de Carlos

    Se Neusa é avó de Carlos -> Carlos é filho de Débora

    Após "cortar" as proposições iguais, concluímos que:

    Débora é mãe de Hugo -> Carlos é filho de Débora

    Débora é mãe de Hugo OU Carlos é filho de Débora #usei a equivalência da CONDICIONAL para o OU para chegar ao gabarito.

  • Como descobrir se eu teria que usar o OU ao invés do E na resposta final?

    Eu consegui fazer tudo, mas na hora de "escolher" entre os conectivos, a dúvida surgiu...

  • É uma questão de dilema. O conectivo sempre vai ser o OU (v).

     

    Nesse tipo de questão, SEMPRE há 3

    proposições.

    E SEMPRE 2 são condicionais (-->) e uma disjuntiva (v)

     

    Pode ser um dilema CONSTRUTIVO ou um dilema DESTRUTIVO (é o caso

    da questão).

     

    Se liga:

     

    Dilema CONSTRUTIVO:

    A-->B, C-->D, A v C. Nesse caso a resposta vai ser B v D

    Dilema DESTRUTIVO:

    A-->B, C-->D, ~B v ~D. Nesse caso a resposta vai ser ~A v ~C

     

    Nunca vi uma questão que não tivesse essas respostas. MAS talvez possa existir. Nunca se sabe, né kkkkk

     

  • Resolução simples do prof. Joselias Silva:

    https://www.youtube.com/watch?v=GVxMqU_FZEo

  • Gab: D

    Se a última frase da questão:

    a) negar B e D vc nega A e C mantendo o OU

    b) não negar B e D vc não nega A e C mantendo o OU

  • Essa questão tem uma falha muito simples: alto não pode ser usado pra negar baixo.

  • GABARITO: ALTERNATIVA D

    A questão se torna difícil, pois a proposição que dará os valores das demais proposições é uma disjunção inclusiva dada pela questão como verdadeira, logo apresentará 3 valores distintos para tal proposição, sendo eles:

    Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(V) = VERDADEIRA

    Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(F) = VERDADEIRA

    Marcelo é alto(F) ou que Neusa é avó de Carlos(V) = VERDADEIRA

    Portanto, deve-se criar todas as hipóteses de valores para todas as proposições dadas pelo comando da questão:

    Se Débora é mãe de Hugo(F), então Marcelo é baixo(F) = VERDADEIRA

    Se Carlos não é filho de Débora(F), então Neusa não é avó dele(F) = VERDADEIRA (1ª HIPÓTESE)

    Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(V) = VERDADEIRA

    Se Débora é mãe de Hugo(F), então Marcelo é baixo(F) = VERDADEIRA

    Se Carlos não é filho de Débora(V/F), então Neusa não é avó dele(V) = VERDADEIRA (2ª HIPÓTESE)

    Marcelo é alto(V) ou que Neusa é avó de Carlos(F) = VERDADEIRA

    Se Débora é mãe de Hugo(V/F), então Marcelo é baixo(V) = VERDADEIRA

    Se Carlos não é filho de Débora(F), então Neusa não é avó dele(F) = VERDADEIRA (3ª HIPÓTESE)

    Marcelo é alto(F) ou que Neusa é avó de Carlos(V) = VERDADEIRA

    Utilizando-se de todas as hipóteses construídas, a alternativa que sempre se manterá verdadeira é a D.

    Débora não é mãe de Hugo(V/F), ou Carlos é filho de Débora(V/F)

    (EM NENHUMA DAS HIPÓTESES, AMBAS AS PROPOSIÇÕES SERÃO FALSAS)

  • Dilema destrutivo. Qualquer outra explicação dificultará, desnecessariamente, a quesão.

    D-----------M

    ~C--------- ~N

    ~M V N

    ____________

    ~D V C

  • Nesse tipo de questão, cresça o olho para a conjunção OU

  • www.youtube.com/watch?v=GVxMqU_FZEo

  • DÁ PRA FAZER PELA RESOLUÇÃO LÓGICA DO SE ..ENTÃO = NEGA TUDO E INVERTE OU NEIMAR + OU (NEGA A 1A. E MANTEM A 2A. + OU). MAS NEGANDO TUDO APARECEM AS RESPOSTAS

  • Essa questão pode ser resolvida com silogismo categórico e o mnemônico " Sentou Neymar".

  • fiz pela tabela verdade

  • Silogismo hipotético e equivalências entre condicional e disjunção inclusiva.

  • https://www.youtube.com/watch?v=SCWoeITkqgM (resolução em vídeo)

    Gabarito D. Bons estudos!

  • Fiz essa questão através do silogismo hipotético, somente eu?