SóProvas


ID
2479804
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    a) Art. 153. O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito.

     

     

    b) Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

     

     

    c) Art. 147. Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

     

    Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

     

     

    d) Art. 174. O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • LETRA D

     

    O processo disciplinar

    poderá ser revisto,

     a qualquer tempo, a pedido ou de ofício,

    quando se aduzirem fatos novos

    ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido

    ou a inadequação da penalidade aplicada.

  • a C está correta, pois é até 60 dias ,30 dias está dentro desses 60

  •  

     

    Nazaré Concurseira,

     

    a letra C não está correta nadica de nada.

     

    Ele fala que o prazo é ATÉ 30 dias, ou seja, não poderia ultrapassar esse prazo. 60 dias excede 30 dias.

     

    E o prazo real é de 60 + 60 dias.

     

     

    Do Afastamento Preventivo

            Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a          autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

            Parágrafo único. O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

     

     

     

  • Galera

    e a prescrição quinquenal?

    Não conta?

  • Art. 65. Os processos administrativos e que resultem sanções poderão ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada.

  • Letra D está certa, todavia incompleta!!!! Podendo ser revista, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada

  • Daniela B., a letra C estaria correta se não tivesse o ATÉ.

  • LETRA D CORRETA

    LEI 8.112

      Art. 174.  O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem    fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

  • ''Até 30 dias'' é bem diferente de 30 dias uma vez que o prazo é de ATÉ 60 dias. Caso fosse 30 dias sem o ATÉ aí estaria dentro do prazo de ATÉ. Interpretação de texto.

  • Vejamos as opções propostas pela Banca:

    a) Errado:

    Cuida-se de afirmativa em flagrante desacordo com a regra do art. 153 da Lei 8.112/90, em vista da qual fica claro que o inquérito administrativo deve, sim, assegurar a observância ao contraditório. No ponto, confira-se:

    "Art. 153.  O inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito."

    b) Errado:

    Em verdade, à luz do art. 172, caput, o servidor que responde a PAD somente pode ser exonerado, a pedido, ao final deste e após o cumprimento da pena, em sendo aplicada. A este respeito, é ler:

    "Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada."

    Incorreto, portanto, sustentar a possibilidade de exoneração no curso do processo, mediante renúncia aos direitos inerentes ao cargo.

    c) Errado:

    Na realidade, o prazo atinente ao afastamento preventivo do servidor é de até 60 dias, e não de até 30 dias, como se vê do art. 147, caput, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração."

    d) Certo:

    A lei é expressa ao admitir a revisão administrativo do PAD a qualquer tempo, como se depreende do art. 174, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 174.  O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada."

    Desta forma, está correto dizer que a revisão pode ocorrer mesmo ultrapassado o prazo de 10 anos.


    Gabarito do professor: D