SóProvas


ID
2480017
Banca
BANPARÁ
Órgão
BANPARÁ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Tratando-se de nulidades no processo do trabalho, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Incorreta: As hipóteses para as quais a lei prevê certas formalidades não será exceção à arguição da parte se esta sofrer prejuízo. 

    Alternativa B- Incorreta: Art. 795, §1º CLT: " Deverá, entretanto, ser declarada ex offivio a nulidade fundada em incompeência de foro. Nesse caso,s erão consideraos nulos os atos decisórios."

    Alternativa C-  Correta: Art. 796, b CLT: " A nulidade não será pronunciada: b- quando arguida por quem lhe tiver dado causa" 

    Alternativa D- Incorreta: Art. 798 CLT: " A nulidade do ato não prejudicará senão os atos posteriores que dele dependam ou sejam consequência."

  • Não compreendi a letra c. Me parece que princípio do interesse diz mais respeito à oportunidade que tem - logicamente, a parte interessada - de se manifestar a respeito de determinado ato no processo, porque não há como o responsável pelo erro alegá-lo em seu próprio benefício.


    A partir do momento em que se parte à apreciação da existência ou não de prejuízo, percebo de forma mais forte o princípio da transcendência, que embora conexo, não deixa de ser uma parte absolutamente distinta.

  • A- Incorreta:

    Art. 277, CPC/2015: Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.

    B- Incorreta

    Art. 795, CLT - As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argüi-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos.

    § 1º - Deverá, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetência de foro. Nesse caso, serão considerados nulos os atos decisórios.

    C- Correta

    Art. 796, CLT: A nulidade não será pronunciada:

    b) quando argüida por quem lhe tiver dado causa

    D- Incorreta

    Art. 798, CLT: - A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam conseqüência.

    Gabarito 1:         C