SóProvas


ID
248002
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em 1498, o Doge de Veneza convocou seus conselheiros. Informou os conselheiros de que naquela manhã ele recebera um despacho, e esse despacho trazia uma notícia lamentável. Um navegador português, Vasco da Gama, conseguira dobrar o sul da África pelo Cabo das Tormentas, cabo que foi rapidamente rebatizado de Cabo da Boa Esperança. Até essa data Veneza controlava a totalidade do comércio entre o Ocidente e o Oriente. Veneza era a porta que permitia à Europa se comunicar com a Ásia. Veneza era a única porta entre os dois continentes. Ela foi privada de seu privilégio.

(Texto elaborado a partir do artigo de Gilles Lapouge, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, Economia, B14, 11 de julho de 2010)

O comentário acima está redigido com lógica, clareza e correção, sem repetições desnecessárias, em:

Alternativas
Comentários
  • Gente não entendi bem, para mim seria a letra B.. N entendi cm q essa interrogação deixou o texto no msm sentido do original..
  • Stefania, o enunciado correto da alternativa é este:

    Em 1498, o Doge de Veneza convocou seus conselheiros, pois naquela manhã ele recebera um despacho

    com uma notícia lamentável: um navegador português, Vasco da Gama, conseguira dobrar o sul da África pelo

    Cabo das Tormentas, rapidamente rebatizado de Cabo da Boa Esperança. Até essa data, Veneza – agora

    privada de seu privilégio - controlava a totalidade do comércio entre o Ocidente e o Oriente, como a porta que

    permitia à Europa se comunicar com a Ásia, a única entre os dois continentes.

    Obs.: A letra "e" também está com erro, o certo seria substituir os pontos de ? por -

  • Gente, a resposta é mais simples que se parece. 
    Em todas as alternativas aparecem o verbo informar (VTDI) que necessita de 2 complemento OD e OI.

    a) informando-lhes de que naquela manha... Errada 2 objetos indireto.
    b) informou-os que naquela manha... Errada faltou o objeto direto.
    c) Em 1498, o Doge de Veneza convocou seus conselheiros, pois naquela manhã ele recebera um despacho com uma notícia lamentável: um navegador português, Vasco da Gama, conseguira dobrar o sul da África pelo Cabo das Tormentas, rapidamente rebatizado de Cabo da Boa Esperança. Até essa data, Veneza - agora privada de seu privilégio ? controlava a totalidade do comércio entre o Ocidente e o Oriente, como a porta que permitia à Europa se comunicar com a Ásia, a única entre os dois continentes. Correto.
    d) Os conselheiros do Doge de Veneza, em 1498, que convocoupara informá-los que naquela manhã ele recebera um despachoque trazia uma notícia lamentável, visto que um navegador português, Vasco da Gama, estava dobrando o sul da África pelo Cabo das Tormentas, o chamado da Boa Esperança. Veneza controlava ainda, como privilégio, a totalidade do comércio entre o Ocidente e o Oriente que era a porta que comunicava a Europa com a Ásia. Veneza era a única porta entre esses dois continentes. Não se separam por vírgula sujeito do predicativo, verbo do seu complemento e nomes de complementos nominais.
    e) para informar que era um despacho lamentável... Errada novamente falta o objeto indireto e os duas interrogações teriam de serem substituídas por vírgulas.
  • concordo com os comentarios e analises, mas, infelizmente, esse bando de interrogacao no meio do texto me deixou confuso.
    portanto, tomem cuidado com a transcricao da questao para o site!!!!
    valeu!!!  ;)
  • Stefânia, dá mais uma lidinha na "b" e perceba que o que era lamentável, não era o despacho em si, o documento propriamente dito, mas sim, a notícia do despacho. Bons estudos e cuidado com a pegadinha do malandro.
  • A letra B também possui repetições desnecessárias:

     Em 1498, o Doge de Veneza convocou seus conselheiros e informou-os que naquela manhã ele tinha recebido um despacho, que era lamentável. Um navegador português: Vasco da Gama, tinha dobrado o sul da África pelo Cabo das Tormentas, cabo que foi rapidamente rebatizado de Boa Esperança. Até essa data Veneza controlava o comércio inteiro entre o Ocidente e o Oriente. Veneza era a porta de comunicação da Europa e Ásia, sendo a única porta entre esses dois continentes e estava sendo então privada de seu privilégio.
  • 21/03/19 Respondi errado