SóProvas


ID
2480044
Banca
BANPARÁ
Órgão
BANPARÁ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Em matéria de competência tributária, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado, diferente do que afirma o item, bis in idem não é a mesma coisa que bitributação, o primeiro caso ocorre quando o mesmo ente tributante edita leis distintas que estabelecem múltiplas exigências tributárias em razão do mesmo fato gerador (em regra,é permitido), ao passo que o segundo caso ocorre quando entes tributantes diferentes exigentes do mesmo sujeito passivo tributos decorrentes do mesmo fato gerador (em regra, é vedado). A regra do art. 145 §2 é exceção ao bis in idem.

    B) CERTO: CTN Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do artigo 18 da Constituição.

    § 1º A atribuição compreende as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir


    C) Errado, pois em relação às funções fiscais (regulamentar, fiscalizar, lançar), chamadas de capacidade tributaria, são passíveis de serem delegadas. assertiva errada.

    D) A competência residual é exclusiva da União para instituir, por lei complementar, Impostos e Constribuições sociais nao discriminadas na Constituição, e não dos entes federados como propoe a questão (Art. 154, I + Art. 195 §4) assertiva errada.

    bons estudos

  • Na verdade, a alternativa c fala de competência tributária indelegável, o erro encontra-se no momento em que dispõe: a competência tributária é indelegável, inclusive no que tange às matérias de fiscalização e arrecadação "
  • l, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, - que se caracteriza como delegacao da capacidade tributaria e nao da competencia.