SóProvas


ID
2480383
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A premissa no debate do Serviço Social sobre a instrumentalidade diz respeito à concepção de que o exercício profissional se constitui em uma totalidade, formada por três dimensões expressas no exercício profissional. Sobre a dimensão técnico-operativa, analise as afirmações a seguir.

I. A dimensão técnico-operativa tem como prioridade a resolução de conflitos e problemas de comunidades e indivíduos no cotidiano do exercício profissional.

II. A dimensão técnico-operativa mantém uma relação de unidade com as demais dimensões téorico-metodológicas e ético-políticas, apesar das particularidades de cada dimensão.

III. A dimensão técnico-operativa se expressa como uma síntese do exercício profissional, sendo composta pelo conhecimento da categoria, pelas qualidades subjetivas dos agentes, pelas condições objetivas de trabalho, pelo projeto profissional, pela ética e pelos valores.

IV. A dimensão técnico-operativa se constitui na “forma de aparecer” da profissão. Ela é o “modo de ser”, o modo de como aparece no movimento das dimensões constitutivas do trabalho profissional.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • A resposta dessa questão encontramos na seguinte bibliografia:

    A dimensão técnico- operativa no Serviço Social - desafios contemporaneos /Claudia Monica dos Santos, Sheila Backx, Yolanda Guerra (orgs) - 3 ed. São Paulo :Cortez - 2017, pág. 27

    Segue na íntegra: 

    As tres dimensões mantêm uma relação de unidade, apesar de suas particularidades. particularidades essas que permitem que a dimensão técnico - operativa se constitua na forma de aparecer da profissão na dimensão pela qual a profissão é conhecida e reconhecida. ela é o modo de ser da profissão, o modo como aparece no movimento das três dimensões.

    Tal caracteíistica permitiria reconhecê-la até mesmo como uma síntese do exercicio profissional, pois é composta tambem pelo conhecimento da categoria, pelas qualidades subjetivas dos agentes, pelas condições objetivas do trabalho, pelo projeto profissional, pela etica, pelos valores.

    Portanto resposta correta : letra B - II, III e IV.

    #serviçosocialpermanente

  • A instrumentalidade do Serviço Social é a capacidade que a profissão adquiriu de dar respostas as demandas que lhe chegam no exercício profissional. A instrumentalidade pressupõe que o assistente social articule três dimensões da profissão: a dimensão ético-política, a dimensão teórico-metodológica e a dimensão técnico-operativa. Essas dimensões da prática profissional não são estanques nem isoladas, elas estão intrinsecamente ligadas e uma não se efetiva sem a outra. No tocante a dimensão técnico-operativa, na qual a questão foca, esta pode ser caracterizada como a dimensão que dá visibilidade a profissão pois é a partir dela que a profissão responde ao que é requisitado, portanto, pode-se afirmar que "é a que mais aparece". Conforme Yolanda Guerra (A dimensão técnico-operativa do exercício profissional. et al. Orgs. A dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora/Minas Gerais, Editora: UFJF, 2012), vale destacar que em cada situação uma dimensão se sobressai a outra, contudo, elas sempre estão interligadas. Ademais, quando a dimensão técnico-operativa se sobressai, ela está permeada de direção ético-política (dimensão ético-política), visto que a profissão possui compromissos já afirmados em seu projeto ético-político com determinados valores e sociedade tal como estará ancorada numa teoria (dimensão teórico-metodológica), cujos fundamentos propiciam a leitura crítica da realidade sobre a qual se intervem. Após essa breve análise da instrumentalidade e de suas dimensões iremos comentar cada alternativa explicando seus erros e acertos:

    I- Esta alternativa está incorreta. Quando se afirma que a dimensão´técnico-operativa é a forma de aparecer da profissão isto quer dizer que a partir dessa dimensão que o Serviço Social vai intervir nas expressões da questão social, sendo este último o objeto fundante e de intervenção da profissão. Deste modo, a prioridade desta dimensão não é resolver conflitos e problemas de comunidade, mas sim interver nas refrações da questão social não apenas de modo emergencial e pontual, mas a partir da dimensão ético-política e teórico-metodológica.

    II- Esta alternativa está correta. Como vimos, cada dimensão apresenta suas particularidades e, por isso, elas se completam e são essenciais para o exercício profissional crítico e competente. Assim, para intervir em determinada demanda de forma qualificada (dimensão técnico-operativa), o profissional deve estar inteirado das contradições inerentes a sociedade capitalista (dimensão teórico-metodológica), realizando uma análise crítica da realidade e buscando conhecer sua essência e definir com quem e quais são seus objetivos (dimensão ético-política) nessa intervenção, norteado pelo seu projeto ético-político e seu Código de Ética Profissional.

    III- Esta alternativa está correta. Pode-se afirmar que a dimensão técnico-operativa é uma síntese do exercício profissional porque ela aglutina todas as dimensões necessárias para dar respostas às demandas e é a forma de aparecer da profissão, pois as profissões são requisitadas para responder determinadas necessidades sociais, sendo isto o que justifica a sua existência. Por isso, é a dimensão mais visível, a que mais "aparece". Contudo, conforme já explicitado, uma dimensão não se efetiva sem a outra e para intervir o profissional necessitará de conhecimentos oriundos do curso de graduação da categoria pautado em determinados fundamentos teóricos (dimensão teórico-metodológica), e orientação a partir do projeto profissional, ética e valores (dimensão ético-política).

    IV- Esta alternativa está correta. A dimensão técnico-operativa é aquela que vai permitir a intervenção nas expressões da questão social, portanto, é a que responde o que foi requisitado pela profissão. Por isso, por ser quem dá respostas às demandas é a dimensão que possui visibilidade e se destacará como a verdadeira face da profissão, apesar da necessidade de interlocução com as demais dimensões, as quais acabam por parecer mais veladas.


    RESPOSTA: B
  • Gostaria de entender pq a assertiva I está incorreta... :/

  • Boa tarde. Gostaria de saber como a tres está correta, quando ela trata de valores?

  • Por que o item “I -   A dimensão técnico-operativa tem como prioridade a resolução de conflitos e problemas de comunidades e indivíduos no cotidiano do exercício profissional” está INCORRETO?

     

    Nas palavras de Trindade (2000:396), “o conteúdo do instrumental técnico-operativo depende da análise da realidade, a qual fundamenta a intencionalidade/direção social empreendida à ação, pelos sujeitos profissionais”. Daí a relação de unidade entre as dimensões da intervenção. É na articulação da dimensão técnico-operativa com as demais dimensões da intervenção profissional que é possível materializar em ações, as concepções teórico-metodológica e ético-política que orientam o profissional. Neste sentido, a escolha dos instrumentos e técnicas está intimamente relacionada aos objetivos e às finalidades da profissão. Desta forma, destacamos o cuidado necessário aos profissionais para não caírem na supervalorização dos instrumentos com um fim em si mesmo. Como os instrumentos são considerados meios de se alcançar uma finalidade, ao escolher um determinado instrumento de ação o profissional deve ter clareza da finalidade que pretende alcançar: se está coerente com as finalidades da profissão e se o instrumento escolhido permitirá a efetividade de tais finalidades – sabendo que essa efetividade é aproximativa.

     

    Cabe ainda destacar ...

     

    1ª - que a intervenção profissional do assistente social é constitutiva de diferentes dimensões, dentre elas, as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa;

    2ª - que essas dimensões constituem uma relação de unidade na diversidade;

     3ª - que a dimensão técnico-operativa do Serviço Social expressa as demais dimensões;

     4ª - que os instrumentos e técnicas são um dos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa.

     

    Opta-se pela alternativa “B”

     

    "Cuidado necessário aos profissionais para não caírem na supervalorização dos instrumentos com um fim em si mesmo".

     

    SANTOS, C.M. A dimensão técnico-operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social.

  • Gabarito B

    Ajudando o colega Roberto Faria na interpretação do Item III sobre Valores. Um exemplo é nosso Código de Ética onde encontramos valores e princípios que norteiam nosso cotidiano. Nossos valores profissionais devem estar inspirados na razão dialética comprometida com uma sociedade justa e emancipada, com a liberdade, equidade, a democracia e outros. Os princípios do nosso código de ética são na verdade valores essenciais que contribuem para viabilização dos direitos.

    Parafraseando Yolanda Guerra fica fácil compreender  que "Toda intervenção encontra-se imbuída de um conjunto de valores e princípios que permitem ao assistente social escolher. É no cotidiano profissional, tenha consciência ou não, que o assistente social se depara com demandas e interesses contraditórios e com um leque de possibilidades, o que lhe permite exercitar a sua autonomia, que sempre será relativa. Ao fazer suas escolhas, no que se refere às finalidades estabelecidas e aos meios (condições, instrumentos e técnicas) para alcançá-las, que resposta dar e em que direção, o assistente social exerce sua dimensão ético-política, a qual preocupa-se com os valores (de que valem as respostas dadas)e com a direção social das mesmas (que conjunto de forças está sendo contemplado nas respostas). Mas não o faz sem conflitos éticos que são próprios dos homens e mulheres que partilham desta experiência contraditória de viver no mundo burguês". [...] Necessita, também, de componentes valorativos que permitam a escolha dentre as alternativas concretamente existentes, e tudo isso dará a direção social do exercício profissional que nem é neutro nem tem caráter finalístico.​

    A Dimensão técnico-operativa do exercício profissional -  YOLANDA GUERRA