SóProvas


ID
2480437
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática da intersetorialidade tem sido recorrente nos debates atuais acerca da política social, considerando-se a complexidade da questão social hoje e suas múltiplas formas de expressão, especialmente com o agravamento da pobreza e das desigualdades sociais, a fragilidade do nosso sistema de proteção social e sua capacidade em responder às demandas por direitos sociais. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

     

  • Gabarito D

    Letra A - A efetivação da intersetorialidade exige resposta adequada da gestão pública, desde que ENVOLVA direção ético-política, que venha a comprometer o processo de operacionalização das políticas sociais.

    Letra B - Mesmo com o advento da CF/88, que prevê a intersetorialidade e integração das políticas, as mesmas caminharam para o âmbito setorial resultando em políticas fragmentadas. Não assegurando a superação da lógica da fragmentação.

    Letra C -  O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contempla em seus pressupostos a noção de intersetorialidade, considerando as dimensões implantadas por meio da territorialidade e da descentralização dos serviços sócio-assistenciais. 

    Letra D -  A noção de intersetorialidade como uma estratégia de gestão voltada para a construção de interfaces entre setores e instituições governamentais e não governamentais visa ao enfrentamento de problemas sociais complexos que ultrapassam a alçada de um só setor de governo ou área de política pública.  A gestão intersetorial nas políticas públicas, torna-se essencial para o alcance da qualidade de vida da população. A qualidade de vida demanda uma visão integrada dos problemas sociais. A gestão intersetorial surge como uma nova possibilidade para resolver esses problemas que incidem sobre uma população que ocupa determinado território. Essa é uma perspectiva importante porque aponta uma visão integrada dos problemas sociais e de suas soluções. Com isso busca-se otimizar os recursos escassos procurando soluções integradas, pois a complexidade da realidade social exige um olhar que não se esgota no âmbito de uma única política social. (Junqueira, 1999, p. 27).

    Letra E -  Ação governamental com base no paradigma intersetorial exige as responsabilidades dos setores específicos. Desde a CF/88, na Seguridade Social, por exemplo, a intersetorialidade já realizava suas aparições de forma a demonstrar a importância de se obter um sistema universal e integrado, pois para haver universalidade, há necessidade de intersetorialidade e articulação com outros setores e políticas. O tripé da Seguridade Social compreende: Saúde, Previdência e Assistência Social, conforme está exposto na CF/88, “[...] um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. (BRASIL, 2002, art. 194).

    https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/133050/TCC%20-%20Noemi%20C%20Manoel.pdf?sequence=1&isAllowed=y

     

     

  • para responder essa questão a simples leitura da lei LOAS não bastaria ne?