SóProvas


ID
2480578
Banca
FDRH
Órgão
PC-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Considerando-se as normas e os preceitos inerentes à ação penal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Ao tomar conhecimento de um crime em que a ação penal seja pública incondicionada, deve a autoridade policial, independentemente da vontade da vítima, investigá-lo. 

  • Correta, D - Deverá, em crime que seja processado mediante ação penal pública incondicionada, de ofício, mediante portária, instaurar inquérito policial.

    b - errada - ação penal privada - a representação da vitima ou de seu representante legal é condição necessária de procedibilidade para instuarar inquérito policial;

    c - errada - a autoridade policial, em nenhuma hipótese, deverá arquivar o inquérito policial. Quem arquiva é o Juiz, mediante requisição do MP;

    e - errada - dependerá de presentação do interessado, condição essa necessária para a instauração do Inquérito Policial.

  • Sobre a letra A:

    Art. 25.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

     

    A retratação pode ser feita após o registro do boletim de ocorrência, desde que antes do oferecimento da denúncia.

     

    As outras já foram explicadas.

    Gab. D.

  • DIRETO NA VEIA

     

     a)Nos casos de crimes em que a ação penal seja pública condicionada à representação, a retratação não poderá ser feita após o registro do boletim de ocorrência na Delegacia de Policia. ERRADO QUE MANÉ BI O QUÊ

     

     b)Ao tomar conhecimento de um delito em que a ação penal seja privada e que a vítima registre, expressamente, que não deseja a investigação criminal, a autoridade policial, mesmo assim, deverá apurá-loERRADO NÃO DÁ!!  SÓ DA PARA INSTAURAR O IP NA AP PRIVADA SE A VÍTIMA REPRESENTAR.

     

     c)Nos delitos em que a ação é pública condicionada à representação, havendo por parte da vítima, no curso de inquérito policial, retratação da representação apresentada, deverá a autoridade policial realizar os interrogatórios dos investigados e as demais diligências destinadas à conclusão das investigações antes de determinar o arquivamento do procedimento referido. ERRADO QUESTÃO BOA, ELA SUBJETIVAMENTE DIZ QUE A AUTORIDADE POLICIAL (DEL) ARQUIVA O "REFERIDO" PROCEDIMENTO (IP) O DEL NAO ARQUIVA IP.

     

     d)Ao tomar conhecimento de um crime em que a ação penal seja pública incondicionada, deve a autoridade policial, independentemente da vontade da vítima, investigá-lo. CORRETA

     

     e)Nos crimes em que a ação penal seja pública condicionada à representação, a autoridade policial pode instaurar inquérito policial sem essa condição.ERRADO NÃO DAAAA NA CONDICIONADA A REPRESENTAÇÃO A VITIMA TEM QUE REPRESENTAR ISSO E CONDIÇÃO NECESSÁRIA P COMEÇAR O IP

  • O delegado não arquiva inquérito. E o que tecnicamente acontece quando a pessoa retrata a representação?

  • Em ação penal pública incondicionada, deve, o delta, instaurar inquérito para apurar a autoria do delito. Sendo assim, a alternativa D, cita que:

    ''Ao tomar conhecimento de um crime em que a ação penal seja pública incondicionada, deve a autoridade policial, independentemente da vontade da vítima, investigá-lo.''

    Gab D

  • A) Nos casos de crimes em que a ação penal seja pública condicionada à representação, a retratação não poderá ser feita após o registro do boletim de ocorrência na Delegacia de Policia.

    R= a retratação, regra geral, é até o OFERECIMENTO da denúncia. (exceção: ameaça Maria da Penha - até o recebimento)

    B) Ao tomar conhecimento de um delito em que a ação penal seja privada e que a vítima registre, expressamente, que não deseja a investigação criminal, a autoridade policial, mesmo assim, deverá apurá-lo.

    R= O delegado não é o titular da ação penal.

    C) Nos delitos em que a ação é pública condicionada à representação, havendo por parte da vítima, no curso de inquérito policial, retratação da representação apresentada, deverá a autoridade policial realizar os interrogatórios dos investigados e as demais diligências destinadas à conclusão das investigações antes de determinar o arquivamento do procedimento referido.

    R= O delegado não é o titular da ação penal.

    E) Nos crimes em que a ação penal seja pública condicionada à representação, a autoridade policial pode instaurar inquérito policial sem essa condição.

    R= O delegado não é o titular da ação penal. Depende de manifestação do ofendido.

  • PC-PR 2021