SóProvas


ID
2481157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      É óbvio que a situação se torna mais complexa à medida que há aumento no número de países que adotam medidas para impedir a valorização das moedas. Ninguém quer ficar sem os seus mercados para exportar. O Japão interveio no setor de câmbio — o que não fazia havia sete anos — para desvalorizar o iene. E já acena com a possibilidade de novas investidas. A Tailândia seguiu a mesma receita adotada pelo Brasil, taxando o ganho de estrangeiros em renda fixa. Mas impôs alíquota pesada: 15%. É uma tentativa de frear a alta do baht, moeda que se encontra no nível mais elevado desde a crise asiática de 1997. Taiwan foi mais incisiva, proibindo investidores estrangeiros de fazer depósito de curto prazo. A Indonésia foi um pouco mais amena, estabelecendo quarentena para investimentos. Já a Coreia do Sul — com 43% de sua economia dependente de exportações, o maior percentual entre os países desenvolvidos — restringiu a exposição cambial dos bancos.

                    Angelo Passos. Internet:<www.gazetaonline.globo.com>

                                                                             (com adaptações).


Considerando o texto acima, julgue o item seguinte, relativo à Geografia Mundial

De uso corrente nas décadas de 1970 e 1980 para designar as nações do hemisfério sul, a expressão “países subdesenvolvidos”, dada a mudança na realidade econômica mundial, caiu em desuso, empregando-se, atualmente, a expressão “países em desenvolvimento” em referência a tais nações, entre as quais se inclui o Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Complementando a informação do professor Marcelo Saraiva:

    A partir do relatório de 2010, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) combina três dimensões:

    Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer

    O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade

    Um padrão de vida decente: PIB (PPC) per capita

     

    Até 2009, o IDH usava os três índices seguintes como critério de avaliação:

    Índice de educação;

    Longevidade;

    Renda

  • Países como China, Brasil, Índia, México, Argentina e outros, são frequentemente nomeados como países em desenvolvimento. A intenção é dizer que estas nações embora possuam atributos gerais de subdesenvolvimento, as condições relacionadas à qualidade de vida da população têm avançado e há uma nítida ampliação econômica, financeira e industrial.

    GAB: CORRETO

  • Também classificados como Emergentes.

  • São três classificações:

    1º - Desenvolvido

    2º - Em desenvolvimento ou emergente

    3º - Subdesenvolvido

    Segundo seu nível sócio-econômico, os países são divididos em duas grandes categorias pelas Nações Unidas, que são países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

    Há, ainda, os países emergentes ou em desenvolvimento, que são aqueles que possuem certo nível de industrialização, mas ainda possuem desigualdades econômicas significativas.

    https://www.diferenca.com/paises-desenvolvidos-e-subdesenvolvidos/

    Uma coisa é país subdesenvolvido, outra é em desenvolvimento.