SóProvas


ID
2481415
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Com o objetivo de testar se determinada medicação vasodilatadora (XYZ, via oral, três comprimidos ao dia) reduz a mortalidade devida a doenças cardiovasculares, foi conduzido um ensaio clínico controlado, duplo-cego, envolvendo um total de 12.000 pacientes mulheres saudáveis, sem uso de qualquer medicação ou suplementos, com idades entre 50 e 70 anos, que não tinham histórico de infarto de miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque isquêmico transitório e que não faziam uso regular da droga XYZ, tampouco apresentaram contraindicações ao seu uso. Destas, 6.000 receberam medicação ativa, e as demais, placebo. O experimento teve início em um determinado ano e durante o tempo de seguimento foram observados 180 infartos no grupo em que foi administrada a medicação XYZ e 360 no grupo placebo. Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não tomam / Tomam = 360/180 = 2

    Logo, o risco de quem não toma a medicação é duas vezes o de quem toma, ou como disse a alternativa B, o risco relativo de quem toma a medicação XYZ regularmente é de 50% do risco das que não tomam.

    Gabarito B.

    Vale observar que a alternativa E também está correta (mas deve ter sido erro do avaliador na hora de redigir), pois a mesma afirma que "O risco relativo de quem não toma a medicação XYZ é igual ao risco das que não tomam."

    Dessa forma a alternativa E pode ser considerada correta, pois disse que o risco de quem não toma é igual ao risco de quem não toma! Parece uma frase da Dilma, mas deixa de estar certo. Quem fez deve ter se atrapalhado na hora de escrever...