SóProvas


ID
2481883
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do ramo de alimentos lançou recentemente uma linha de pratos congelados em porções individuais. Segundo o diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira”.

A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, na definição de sua estratégia de mercado, por um fator do ambiente:

Alternativas
Comentários
  • O Ambiente Contextual corresponde ao conjunto amplo e complexo de fatores externos à organização que a influenciam, geralmente de forma indireta. Sendo eles:

     

    -Fatores demográficos:
    A demografia refere-se à variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.

     

    -Fatores socioculturais:
    Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

     

    -Fatores Econômicos:
    A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre outros.
     

    -Fatores Políticos Legais: São todas as variáveis que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

     

    -Fatores Tecnológicos: Traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações.

    Referência:
    SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração. Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008

  • Correto Letra B

     

    Inicialmente, fiquei na dúvida entre "contextual" e "estrutural". "Estrutural" pareceu fugir do tema já que seria algo relacionado a macroeconomia, ramo da ciência econômica que estuda a escala global dos acontecimentos economicos, enquanto a microeconomia é que estuda os aspectos dos consumidores privados e outros de menor parte, mais relacionados ao tema da questão.

     

    Pesquisando, encontrei em "Estratégias de Marketing" aquilo que me pareceu explicar a questão.

    Contexto do cliente
    "
    Utilizar o contexto dos consumidores como ferramenta de marketing permite a criação de mensagens personalizadas para cada consumidor. Estas mensagens são desenvolvidas e enviadas com base nos dados coletados durante o ciclo de vida do cliente. Por exemplo, os profissionais podem enviar e-mails com conteúdo dinâmico (ou anunciando uma lasanha de 250g, feita para uma pessoa), que se modificam de acordo com o clima, tempo, localização ou outro dado contextual (pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira), assegurando a relevância da mensagem para o destinatário."

     

    Pesquisando mais um pouco, ainda descobri que se pode pensar numa "relação estrutural" de comerciantes com pequenos consumidores, embora, nesse caso, já estejamos um pouco fora do contexto da questão, imagino eu.

     

    Construindo laços estruturais

    A empresas podem criar laços estruturais com seus clientes por meio da oferta de benefícios enriquecidos, de acordos legais ou da troca de conhecimento que o cliente não poderia ter por intermédio de um outro fornecedor. Quando há laços estruturais fortes, mesmo clientes um pouco insatisfeitos tendem a permanecer com o mesmo fornecedor, devido ao alto custo de troca. (por exemplo, um sujeito acostumado a utilizar o Microsoft Word, aplicativo que vai muito além da simples produção de textos, mesmo que venha a ter que pagar um pouco mais do que já paga pelo uso do aplicativo, dificilmente vai mudar para o LibreOffice que, embora também produza mais que simples textos, não agrega a mesma quantidade de recursos que o software da Microsoft).

     

    http://marketingfuturo.com/estrategias-do-marketing-de-relacionamentos/

    http://www.portal-administracao.com/2014/02/a-estrategia-competitiva-de-porter.html

     

  • No âmbito da gestão, a expressão macro ambiente (também chamado envolvente contextual) designa um conjunto de variáveis contextuais não diretamente controladas pela empresa mas que afetam o seu desempenho e influenciam as suas estratégias e o seu processo decisório. Fazem parte do macro ambiente variáveis como:

    Contexto econômico: inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, taxa de desemprego, taxas de câmbio, evolução do consumo privado, taxa de poupança, entre outros.
    Contexto sócio-cultural: inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religião e a própria cultura.
    Contexto político legal: inclui a estabilidade política, as políticas econômicas, a legislação laboral, enquadramento legal, fiscalidade e política de incentivos.
    Contexto tecnológico: inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível do produto, quer do processo, a legislação sobre proteção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.

  • Segundo o diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira” = contextual

  • Falou em tendência, falou em contexto!

  • Contextual, referente ao contexto em que se vive!

  • Resolvi pela lógica, mas fico me perguntando qual é a base teórica para formular uma questão dessa.

  • GABARITO B

    Também fui pela lógica/semântica .Contextual :que varia de acordo com a situação ou circunstância.

    E qual é essa situação/circunstância?Resposta: "pessoas que moram sós".

    Esta frase:"Novas tendências da sociedade brasileira" também ajudou no raciocínio.

  • É sobre que assunto ? Questão

  • Uma coisa boa na matéria de Adm. Geral eh q têm questões que com bom senso e uma boa interpretação, tu matas a questão.

  • AMBIENTE INTERNO

    “É composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas” (SOBRAL; PECI, 2008). Tais elementos induzem a forma de adaptação ao ambiente externo e ao desempenho.

    AMBIENTE EXTERNO

    “É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização” (SOBRAL; PECI, 2008).

    Esse ambiente pode der dividido em: ambiente contextual e operacional.

    --> Ambiente contextual

    “Inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, tais como: fatores econômicos, político-legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos” (SOBRAL; PECI, 2008). Está inserido nisso, qualquer tendência ou condição que pode afetar inteiramente um setor ou indústria.

    --> Ambiente operacional

    “É a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização” (SOBRAL; PECI, 2008). É formado pelas forças, atores e instituições que influenciam negativamente ou positivamente. Engloba: fornecedores, clientes ou consumidores, concorrentes, agências governamentais, entre outros.

    SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

  • Essa questão envolve o ambiente contextual em uma organização. Consiste no Conjunto amplo de fatores e tendências externas à organização que podem afetar seu desempenho, geralmente de forma indireta. São eles: 

    1) Fatores demográficos, 2) Fatores socioculturais, 3) Fatores econômicos, 4) Fatores políticos legais e 5) Fatores tecnológicos.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A, C e E. Errado. Fatores estruturais (relacionados à estrutura organizacional), operacionais e de tarefas são internos a organização, o contexto da questão envolve aspectos externos.

    Alternativa B. Certo. “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira” corresponde ao ambiente contextual, mais precisamente ao fator sociocultural, que engloba os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

    Alternativa D. Errado. Apesar de o fator econômico estar contido no ambiente contextual, não é o fator preponderante ao contexto do enunciado. Fatores econômicos são as condições e as tendências econômicas são as variáveis aparentemente mais críticas ou, pelo menos, mais diretamente observáveis para o desempenho de uma organização. Fatores como salários, políticas fiscais e taxas de juros podem influenciar não apenas os custos de produção dos produtos e dos serviços de uma empresa, como também seu mercado.

    Quer ver o conceito dos cinco fatores correspondentes ao ambiente contextual? Veja:

    -Fatores demográficos: A demografia refere-se à variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.

    -Fatores socioculturais: Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

    -Fatores Econômicos: A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre outros.

    -Fatores Políticos Legais: São todas as variáveis que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

    -Fatores Tecnológicos: Traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações.

    GABARITO: B

  • Essa questão envolve o ambiente contextual em uma organização. Consiste no Conjunto amplo de fatores e tendências externas à organização que podem afetar seu desempenho, geralmente de forma indireta. São eles: 

    1) Fatores demográficos, 2) Fatores socioculturais, 3) Fatores econômicos, 4) Fatores políticos legais e 5) Fatores tecnológicos.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A, C e E. Errado. Fatores estruturais (relacionados à estrutura organizacional), operacionais e de tarefas são internos a organização, o contexto da questão envolve aspectos externos.

    Alternativa B. Certo. “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira” corresponde ao ambiente contextual, mais precisamente ao fator sociocultural, que engloba os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

    Alternativa D. Errado. Apesar de o fator econômico estar contido no ambiente contextual, não é o fator preponderante ao contexto do enunciado. Fatores econômicos são as condições e as tendências econômicas são as variáveis aparentemente mais críticas ou, pelo menos, mais diretamente observáveis para o desempenho de uma organização. Fatores como salários, políticas fiscais e taxas de juros podem influenciar não apenas os custos de produção dos produtos e dos serviços de uma empresa, como também seu mercado.

    Quer ver o conceito dos cinco fatores correspondentes ao ambiente contextual? Veja:

    -Fatores demográficos: A demografia refere-se à variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.

    -Fatores socioculturais: Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

    -Fatores Econômicos: A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre outros.

    -Fatores Políticos Legais: São todas as variáveis que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

    -Fatores Tecnológicos: Traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações.

    GABARITO: B

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos