SóProvas


ID
2482156
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A análise SWOT continua a ser um instrumento útil na organização do planejamento estratégico. Por intermédio dela, pode-se relacionar metodicamente as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades que rondam a empresa. Sobre essa metodologia podemos dizer que

Alternativas
Comentários
  • O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

     

    Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

     

     

    Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.

    Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;

    Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;

    Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

  • GABARITO: C

     

    A Análise SWOT, também conhecida e amplamente aplicada no Brasil, pelo nome Análise FOFA ou FFOA, siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, que derivam do idioma inglês, que por sua vez significam: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

    A Análise SWOT é um sistema simples de analise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e devido sua simplicidade metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.

     

    Fonte:

    http://www.venki.com.br/blog/conceito-de-analise-swot/

    Leiam:

    http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

     

    Bons estudos!

  • A metodologia da análise SWOT apresenta algumas limitações, vejamos:

    - Tamanho da lista de fatores internos e externos (geralmente são longas);

    - Inexistência de requisitos para priorizar e ponderar os fatores;

    - Os fatores são muito genéricos (p.ex.: alto estoque, baixa qualidade);

    - Falta de clareza e ambiguidade nas palavras e frases;

    - Não resolução de conflitos;

    - Não obrigação de verificar a situação e opiniões como dados ou análises;

    - É requerido somente um simples nível de análise;

    - Verificação independente;

    - Um fator pode ser registrado em mais de uma categoria (p.ex.: ponto forte e ponto - fraco);

    - Não existe processo para aumentar a precisão da SWOT;

    - Muitos pontos gerais podem permanecer como gerais (p.ex.: assumir como iguais - para todos os produtos e mercados);

    - Os fatores podem não ser investigados e validados.

  • A questão quer saber qual alternativa condiz com as características da ferramenta SWOT.

    A- ERRADO. É uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico, e como no caso de qualquer ferramenta, sempre haverá limitações, sobretudo, na interpretação da análise realizada ou mesmo na alimentação dos dados necessários para o diagnóstico, principalmente se a organização não tiver como hábito o planejamento..

    B- ERRADO. A referida análise identifica tanto elementos internos como externos à organização. Essa ferramenta busca identificar os seguintes pontos:

    Variáveis internas (controláveis):

    • Fraqueza: é aquilo que prejudica a organização, mas é possível ela agir para melhorar.
    • Força: é aquilo que deve ser mantido ou incentivado pois auxilia no alcance dos objetivos organizacionais.

    Variáveis externas (não controláveis):

    • Ameaça: é aquilo que pode prejudicar a organização e que não está sob seu controle.
    • Oportunidade: é uma variável relacionada ao ambiente externo, porém, positiva.

    C- CERTO. Uma das funções do SWOT é identificar os pontos fracos e fortes, as ameaças e oportunidades para que a organização possa agir corretamente com esses dados em mãos.

    D- ERRADO. Como já citado, o SWOT é uma ferramenta estratégica para diagnóstico organizacional e ambiental que auxilia na escolha da estratégia e na tomada de decisão através de uma análise de cenários. Essa metodologia não oferece um processo gerencial e em garante precisão de nada.

    GABARITO: LETRA C