-
Gabarito B. (Ribas, 2014) =
Conhecimentos
Saber
Formação educacional
Informações, saber o quê, saber o porquê, capacidade de aprender.
Habilidades
Saber fazer
Experiência profissional
Técnicas, capacidades, saber como, conhecimento tácito, esquemas, rede social, modelos mentais.
Atitudes
Querer fazer
Atributos pessoais
Querer fazer, determinação, valores, responsabilidade, comprometimento, motivação, confiança, iniciativa.
Questão de Concurso = (FCC/TRF 5ª Região/Analista Judiciário/2012) Em recursos humanos, a competência é utilizada como um acrônimo conhecido como CHA, isto é, uma forma de representar as palavras:
a) confiança, harmonia e atitudes.
b) capacidades, harmonia e arejamento.
c) competitividade, hierarquia e atividades.
d) conhecimento, habilidades e atitudes.
e) colaboração, habilidades e autonomia.
Gabarito: d. CHA = conhecimentos, habilidades e atitudes.
-
Conhecimento é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito, em um patrimônio da organização. É fazê-lo fazer parte da estrutura da organização, estar disponível a todos, ser democratizado por toda a empresa. O saber fazer deve ser conhecido de todos, isso é vital para sobrevivência de uma organização.
Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição. Só que quanto mais se sobe na hierarquia, mais teórico e menos prático se fica. Em quase toda organização profissional quem planeja não executa e como "teoria na prática é outra" o serviço que é executado é muito diferente do que foi pensado. É necessária uma maior aproximação da equipe que planeja com a equipe que executa. Como fazer isso é a questão. Vejo isso como um problema grave organizacional e que muito pouco tem sido feito para ser corrigido ou pelo menos amenizado.
Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Mas para que mudar o que de certa forma está dando certo? Essa atitude é necessária para ocorrer à mudança. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
-
Habilidades ; Saber fazer, experiência profissional técnicas, capacidades, saber como, conhecimento tácito, esquemas, rede social, modelos mentais.
-
CHA
C - Saber
H - Saber fazer
A - Querer fazer
-
Letra: B
O famoso CHA_
Conhecimento_ É o saber, ou seja, todo o conhecimento teórico que o indivíduo possui.
Habilidade_ É o saber fazer, ou seja, todo a teoria posta em prática
Atitude_ É o querer Fazer, ou seja, Vontade de iniciativa.
-
Saber fazer remete á habilidades
-
Conhecimento: O cara conhece. Tem bagagem.
Habilidade: O cara sabe fazer. Manja dos paranauês.
Atitude: O cara quer fazer. Tá na pilha.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
é mermo é?