SóProvas


ID
2483005
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um gerente responsável por um projeto de inovação tecnológica relatou que a maior parte das suas atividades refere-se à manutenção e ao desenvolvimento de intercâmbios com instituições e redes de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente via contatos com pesquisadores.

O gerente desempenha, essencialmente, um papel:

Alternativas
Comentários
  • descreve bem o papel de ligação entre organizações, que está muito ligado à liderança.

     

    Elemento de Ligação é o papel que o Administrador representa ao possibilitar relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.

     

    Mintzberg (apud STONER, 1999) fez um levantamento sobre os papéis dos Administradores dividindo-os em Papéis Interpessoais, Papéis Informacionais e Papéis Decisórios. Esses papéis são desenvolvidos constantemente no dia-a-dia dos Administradores. 



    Papéis Interpessoais

    São os papéis que os Administradores executam relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados. São divididos em três papéis: Símbolo, Líder e Ligação.

     

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 
    MEIRELES, Manuel. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo: Futura, 2003. 
    STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

  • Correto letra E

     

    Possível de responder sem conhecimentos avançados. Mesmo assim, fica aqui a doutrina do que acredito ser a origem do tema da questão.

     

    No início da década de 70, Mintzberg realizou um estudo a respeito do papel dos gerentes na organização e classificou suas atividades em dez papéis. Depois, agrupou esses dez papéis em "três famílias": papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão. A resposta da questão consta na família dos "papéis interpessoais" desempenhados pelos gerentes.

     

    Papéis Interpessoais

    Símbolo

    Lider

    Ligação

     

    Papéis de Informação

    Monitor

    Disseminador

    Porta-Voz

     

    Papéis de Decisão

    Entrepeneur

    Controlador de Distúrbios

    Administrador de Recursos

    Negociador
     

    A alternativa a), que parece uma opção plausível, na verdade é o oposto do que é a resposta. O papel de disseminador é o de disseminar internamente, ou seja, dentro da organização, as informações externas relevantes.

     

    Para os conceitos sobre cada item, consulte o link

    http://www.portal-administracao.com/2014/05/henry-mintzberg-e-os-papeis-gerenciais.html

  • david, ficou um pouco subjetivo, pois aparece LÍDER e LIGAÇÃO nos papéis interpessoais. Dava para acertar lembrando que a DIREÇÃO liga o SUPERVISOR ao DIRETOR, dai vem LIGAÇÃO.

  • LETRA E

    Interpessoal, de elemento de ligação.

  • Mintzberg e os papéis gerenciais

    Henry Mintzberg, da Universidade McGill, do Canadá, desenvolveu a tese de que o trabalho gerencial compreende dez papéis que os gerentes desempenham. Mintzberg definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável e agrupou os dez papéis gerenciais em três famílias: papéis interpessoais, que abrangem as relações interpessoais: papéis de informação, que estão envolvidos com o processamento de informações: e papéis de decisão, que exigem a resolução de problemas e a tomada de decisões. Em seguida, estão relacionados os dez papéis propostos por Mintzberg, com um breve comentário em cada um.2

    PAPÉIS INTERPESSOAIS

    Figura de proa. O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização neste papel, que está presente em certo número de tarefas, nenhuma delas envolvendo significativamente o processamento de informações ou a tomada de decisões.

    Líder. "Ao analisar as atividades que constituem o papel de líder, devemos notar que a liderança permeia todas as atividades; sua importância seria subestimada se a julgássemos em termos da proporção das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a liderança."

    Ligação. O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares, e nos quais ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações que lhe permitem trabalhar.

    PAPÉIS DE INFORMAÇÃO

    Monitor. O papel de monitor é aquele que o gerente desempenha quando recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio peáo".

    Disseminador. O papel de monitor tem o complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização, e da informação interna de um subordinado para outro.

    Porta-voz. Enquanto o papel de disseminador está relacionado com a transmissão de fora para dentro, o papel de porta-voz envolve o inverso - a transmissão de informação de dentro para o ambiente da organização.

  • PAPÉIS DE DECISÃO

    ISntrepreneur. Como entrepreneur (empreendedor), "o gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização", isto é, aquelas mudanças desejadas pelo próprio gerente, que podem incluir melhoramentos na organização e a identificação e o aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.

    Controlador de distúrbios. Os distúrbios, ao contrário das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle gerencial, como os eventos imprevistos, as crises, ou os conflitos. Para lidar com estas situações, o gerente desempenha o papel de controlador de distúrbios.

    Administrador de recursos. "A alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização”. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome. Para Mintzberg, a administração (alocação) de recursos compreende três elementos essenciais - administrar o próprio tempo, programar o trabalho alheio e autorizar decisões tomadas por terceiros.

    Negociador. "De vez em quando, a organização encontra-se em grandes negociações que fogem da rotina, com outras organizações ou indivíduos. Freqüentemente, é o gerente quem lidera os representantes de sua organização" nessas negociações, que podem lidar com sindicatos, clientes, credores ou empregados individuais, entre outras possibilidades.

  • GAB E

    MINTZBERG identifica dez papéis específicos do administrador divididos em três categorias: INTERPESSOAL, INFORMACIONAL E DECISORIAL. (FGV JÁ COBROU 5X ISSO)

    Papéis interpessoais:

    1. Símbolo/representação → representa a organização simbolicamente;
    2. Liderança → orienta, influencia e motiva;
    3. Elemento de ligação → rede de contatos para troca de informações.

    Papéis informacionais:

    1. Monitor → coleta e analisa informações;
    2. Disseminador → compartilha informações (internamente);
    3. Porta-voz → transmite informações (externamente).

    Papéis decisórios:

    1. Empreendedor → identifica novas ideias e oportunidades;
    2. Solucionador de conflitos → corrige problemas (internos e externos);
    3. Alocador de recursos → aloca recursos conforme prioridades;
    4. Negociador → representa os interesses da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)