-
características inspiradoras, transformacionais e carismáticas
uma “heroína”, cuja “visão única dos negócios e ousadia inspiram a todos sermos como ela”
expressam com o mesmo tipo de linguagem que a presidente, usam o mesmo estilo de roupas e expressam opiniões bastante semelhantes às dela
“a uma comunidade, uma família, mais do que a simplesmente uma empresa”
-
Correto Letra D
Questão aparentemente sem maiores problemas. Talvez pudesse haver alguma confusão com a alternativa A, mas o enunciado aponta bem onde ele quer a resposta.
Para complementar os estudos, podemos fazer alguns contrapontos:
→ O líder democrático (focado na pessoa) contrapõe-se ao líder autoritário (focado somente na tarefa).
→ O líder transacional (focado na tarefa) contrapõe-se ao líder transformacional (acredito que o líder carismático também seja uma forma de líder transformacional, os quais são focados na pessoa).
→ O líder de tarefa contrapõe-se ao líder de pessoas.
→ O líder liberal é aquele que acredita que o grupo atingiu a maturidade e não precisa mais de supervisão constante. Os liderados ficam livres para por seus projetos em prática.
Para maiores detalhes sobre os tipos de liderança, assunto recorrente em provas, consulte os links.
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/lider-x-lideranca-uma-forma-de-atuar-no-seculo-xxi/21352/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/estilos-de-lideranca-autocratica-democratica-e-liberal/52800/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/diferenca-entre-lideranca-transacional-transformacional/
-
GABARITO:D
A liderança é algo que pode ser tanto de ordem natural, como pode ser adquirida. Durante o passar dos anos surgiram diversas teorias da liderança, com o objetivo de entender, analisar e definir melhor como essa dinâmica funcionava. Com isso, a liderança se tornou alvo de estudos de especialistas em Recursos Humanos. Dentre essas teorias, as que mais se destacam são:
– Teoria da Atribuição:
Essa teoria determina que o líder seja colocado nesse papel de forma bem clara, com base na sua conduta e no reconhecimento dos demais integrantes do grupo. A responsabilidade de líder é dada a pessoa por atribuição, como forma de merecimento. O líder assume esse papel com o consentimento geral de seus liderados.
– Teoria Situacional:
Essa teoria afirma que, dentro de um grupo a ser liderado, existem diversas situações e diversos perfis de líderes diferentes. E o faz com que os padrões não se apliquem a todos da mesma forma. A situação faz o líder e determina sua forma de liderar. Dentre as teorias da liderança, a situacional é a mais ampla. Pois, acredita que é possível existir uma combinação entre os vários tipos de liderança e perfis de líderes.
– Teoria do Carisma:
A teoria do carisma afirma que o líder é o fator principal da liderança. O poder de liderança só é possível se o responsável por cumprir o papel de líder tenha, em sua essência, esse poder. É através do seu carisma que ele conquista a empatia de seus liderados e, desta forma, consegue influenciá-los a seguir a caminho certo. Sempre realizando e motivando-os da forma mais natural possível. [GABARITO]
-
Alternativa D
O carismático esse tipo de líder adota sempre uma atitude positiva, demonstrando otimismo, entusiasmo, humildade e dedicação. É através do seu carisma que ele conquista a empatia de seus liderados.
O especialista ou técnico é o tipo de líder que conquistou oportunidades pelo seu conhecimento técnico.Entretanto, muitas vezes, não tem competências comportamentais exigidas para conduzir equipes.
O meritocrático esse líder fundamenta sua gestão na meritocracia. Acompanha com atenção a performance das equipes, utilizando metas e indicadores.
O coach esse perfil é, sem dúvidas, o mais completo e eficiente, pois alia liderança e conceitos de coaching. Esse tipo de líder demonstra competências comportamentais importantes, como maturidade, autoconhecimento, possui metas bem definidas e suas ações têm propósitos firmes.
O motivador esse tipo de líder é capaz engajar a equipe aos objetivos da empresa, além de motivar, integrar e contagiar, sempre com foco no desenvolvimento do time e nos resultados a serem alcançados.
O democrático esse tipo de líder incentiva à participação ativa das equipes, inclusive no processo decisório.
O liberal é um estilo de liderança baseado na maturidade das equipes, de modo que não existe uma supervisão constante.
O líder autoritário é mais conhecido como chefe. Costuma ser centralizador, inflexível e individualista.
-
● Carismático: herói; sensível; meta idealizada; corre risco; confiante; assertivo; autossacrifícios; comportamentos não convencionais.
● Autocrático: pessoal nos elogios e críticas; agressividade e frustação; dá as ordens e determina providências; orientado para tarefas.
● Democrático: objetivo; limita-se aos fatos nos elogios ou críticas; aconselha; decisões debatidas e decididas pelo grupo.
● Transacional: troca; negocia; apela às necessidades básicas; metas.
______________________________________________
CESPE - 2010 - ABIN
A liderança carismática é exercida mediante apresentação de meta idealizada, compromisso com essa meta, assertividade e autoconfiança na relação com subordinados. CERTO
FGV - 2015 - TJSC
Um gerente foi descrito por seus subordinados como um verdadeiro herói, capaz de inspirar a todos, sem medo de ousar e de inovar; ele nos faz perceber que somos capazes de atingir as metas propostas, por mais difíceis que pareçam. O gerente pode ser caracterizado como um líder:
e) carismático (GABARITO).
______________________________________________
Fonte: Questões Cespe/FCC - Livro Gestão de Pessoas - Andreia Ribas
-
Alternativa Letra D.
Líder carismática.
-
Carsmatico: herói
Transacional: trocas
Democrático: objetivo limitador de críticas e elogios.
Autocrático : elogios e críticas
-
Gabarito: D
Liderança carismática
Esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.
-
Certo, fazer a questão sabendo os conceitos é de fácil interpretação.
Entretanto eu peço ajuda aos senhores(as). Existe ainda a liderança transformacional, na qual o líder e inspirador na visão dos subordinados, e tudo mais.
Posso estrar criando coisa desnecessária, entretanto e se tivesse essa alternativa junto a carismática, como ficaria ???
Vocês marcariam carismática ou transformacional ?
-
Marquei a correta dentre as que foram apresentadas, mas reforçando o comentário do colega anterior, eu marcaria, se tivesse, a opção de líder transformacional!
-
“heroína”, cuja “visão única dos negócios e ousadia inspiram a todos sermos como ela”.
De acordo com a teoria da liderança carismática, os seguidores podem atribuir habilidades heroicas ou extraordinárias ao líder quando observam certos comportamentos.
De cara já podemos marcar a alternativa D, mas vamos analisar as outras alternativas.
Alternativa A. Errado. O estilo de liderança democrático tem como característica a participação e envolvimento dos funcionários no processo de tomada de decisões, pela delegação da autoridade e pela decisão em conjunto da forma e dos métodos de trabalho.
Alternativa B. Errado. O líder transacional é aquele que guia e motiva seus subordinados na direção dos objetivos, esclarece o papel destes e as exigências da tarefa, proporciona recompensas e demonstra preocupação com as necessidades dos subordinados. Como o próprio nome indica, vê a relação com os subordinados como uma transação, uma troca, na qual o líder define metas e atribui recompensas por seu alcance.
Alternativa C. Errado. O estilo de liderança autocrático caracteriza-se pela centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão, pela determinação autoritária da forma e dos métodos de trabalho e pela baixa participação dos funcionários.
Alternativa E. Errado. Os líderes orientados para a tarefa se concentram na supervisão do trabalho, na distribuição de metas e em outras atividades em detrimento da consideração do grau de satisfação das pessoas no trabalho.
GABARITO: D
-
-
GABARITO: LETRA D
ACRESCENTANDO:
Liderança Carismática:
A liderança carismática baseia-se na noção de que certos líderes podem, através do poder de seu carisma, motivar as pessoas a atingir objetivos.
Eles conseguiriam formar grupos coesos e voltados para esses objetivos, com um alto grau de confiança no líder. A liderança carismática é o tipo de liderança que faz uma ênfase na articulação de uma visão e de uma missão que promete uma vida melhor.
De certa forma, a Teoria da Liderança Carismática aponta o carisma como uma característica que fariam os subordinados se dedicarem mais e seguirem fielmente o líder em torno de uma meta idealizada por ele.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
-
Liderança carismática: é baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas características extraordinárias e "heroicas".
-
Lembrem-se de presidentes populistas: Lula, Bolsonaro, Getúlio Vargas... eles conquistan as pessoas e os subordinados tendem a reproduzir oq seus líderes são.
-
liderança carismática, referencia, admiração
-
Carismático=Referente=Herói=Afeto=idealização.