SóProvas


ID
2484778
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    /

    Art. 100. No livro de casamento, será feita averbação da sentença de nulidade e anulação de casamento, bem como do desquite, declarando-se a data em que o Juiz a proferiu, a sua conclusão, os nomes das partes e o trânsito em julgado.                       (Renumerado do art. 101 pela Lei nº 6.216, de 1975).

    § 1º Antes de averbadas, as sentenças não produzirão efeito contra terceiros.

    § 2º As sentenças de nulidade ou anulação de casamento não serão averbadas enquanto sujeitas a recurso, qualquer que seja o seu efeito.

    § 3º A averbação a que se refere o parágrafo anterior será feita à vista da carta de sentença, subscrita pelo presidente ou outro Juiz do Tribunal que julgar a ação em grau de recurso, da qual constem os requisitos mencionados neste artigo e, ainda, certidão do trânsito em julgado do acórdão.

    § 4º O oficial do registro comunicará, dentro de quarenta e oito horas, o lançamento da averbação respectiva ao Juiz que houver subscrito a carta de sentença mediante ofício sob registro postal.

    § 5º Ao oficial, que deixar de cumprir as obrigações consignadas nos parágrafos anteriores, será imposta a multa de cinco salários-mínimos da região e a suspensão do cargo até seis meses; em caso de reincidência ser-lhe-á aplicada, em dobro, a pena pecuniária, ficando sujeito à perda do cargo

  • A) A averbação será feita mediante a indicação minuciosa da sentença ou ato que a determina.

    R: VERDADEIRO: Art. 99. A averbação será feita mediante a indicação minuciosa da sentença ou ato que a determinar. 

     

    B) As sentenças de nulidade ou anulação de casamento serão averbadas mesmo enquanto sujeitas a recurso, qualquer que seja o seu efeito.

    R: FALSO: Art. 100. No livro de casamento, será feita averbação da sentença de nulidade e anulação de casamento, bem como do desquite, declarando-se a data em que o Juiz a proferiu, a sua conclusão, os nomes das partes e o trânsito em julgado.

    § 2º As sentenças de nulidade ou anulação de casamento não serão averbadas enquanto sujeitas a recurso, qualquer que seja o seu efeito.

     

    C) A averbação será feita à margem do assento e, quando não houver espaço, no livro corrente, com as notas e remissões recíprocas, que facilitem a busca.

    R: VERDADEIRO: Art. 98. A averbação será feita à margem do assento e, quando não houver espaço, no livro corrente, com as notas e remissões recíprocas, que facilitem a busca.

     

    D) No livro de casamento, será feita averbação da sentença de nulidade e anulação de casamento, bem como do desquite, declarando-se a data em que o Juiz a proferiu, a sua conclusão, os nomes das partes e o trânsito em julgado.

    R: VERDADEIRO: Art. 100. No livro de casamento, será feita averbação da sentença de nulidade e anulação de casamento, bem como do desquite, declarando-se a data em que o Juiz a proferiu, a sua conclusão, os nomes das partes e o trânsito em julgado.

  • Trata-se de questão sobre averbação realizada no cartório de registro civil das pessoas naturais. Primeiramente é preciso destacar que todo ato capaz de modificar ou extinguir um registro deve ser objeto de averbação no registro, de modo a produzir a realidade fática. Assim, serão averbados, por exemplo, no nascimento o reconhecimento de paternidade, no casamento, o divórcio, no óbito, retificação sobre elementos do registro. 
    Desta forma, vamos a análise das alternativas:
    A) CORRETA - Literalidade do artigo 99 da lei 6015/1973. Assim, uma averbação fará constar minuciosamente os dados do mandado que a determinou ou do fato ensejador, por exemplo uma retificação administrativa. 
    B) INCORRETA - Em desconformidade com o  artigo 100, §2º da LRP que prevê expressamente que não serão averbadas as sentenças de nulidade ou anulação de casamento enquanto pendente de recurso. 
    C) CORRETA - Literalidade do artigo 98 da Lei 6015/1973.
    D) CORRETA - Literalidade do artigo 100 da Lei 6015/1973.
    GABARITO: LETRA B