SóProvas


ID
2484853
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Sobre os defeitos do negócio jurídico, responda de acordo com o Código Civil:

I. O erro de cálculo em um negócio jurídico não autoriza a sua anulação, mas tão somente a retificação da declaração da vontade.

II. Os negócios jurídicos podem ser anulados em razão do dolo de uma das partes, ainda que o dolo não tenha sido a causa do negócio.

III. O negócio jurídico celebrado com coação pode ser anulado, se tal coação incutir ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família ou aos seus bens, ou mesmo a pessoa não pertencente à família, caso em que o juiz decidirá se houve coação conforme as circunstâncias.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Código Civil

    I - CERTO: Art. 143. O erro de cálculo apenas autoriza a retificação da declaração de vontade

    II - Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

    Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo


    III - CERTO: Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

    Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação

    bons estudos

  • O Dolo sempre invalida o negócio jurídico?

     

    Depende. Segundo a doutrina existem DOIS tipos de dolo: 

    1- PRINCIPAL - o dolo principal é o invalidante, cf. CC: 145 ("São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa"). 

    2- ACIDENTAL - o dolo acidental NÃO INVALIDA, mas apenas gera obrigação de pagar perdas e danos, cf. CC: 146¨("O dolo ACIDENTAL só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidenatal quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo"). 

    Ex: Pergunto acerca da direção elétrica de carro, sobre o que o vendedor mente; compraria o carro mesmo assim, só que talvez em outras condições.

    Assim sendo, seria temerário afirmar que o dolo sempre anula o negócio jurídico.

  • GABARITO: Letra A

    Código Civil

    I - CERTO: Artigo 143. O erro de cálculo APENAS autoriza a retificação da declaração de vontade

    II - ERRADO: Artigo 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

    Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo


    III - CERTO: Artigo 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

    Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação

  • GABARITO A

     

    Dolo Civil é todo artifício empregado para enganar alguém.

    O Dolo difere do Erro (apesar de em ambos os casos a vítima ser iludida), sendo que no Erro a vítima se engano só e no Dolo o eqívoco deriva de provocação de outrem.

    Dolo Principal: 

    Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

    Dolo Acidental:

    Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo.

     

    DEUS SALVE O BRASIL.

     

  • PARABENS

  • Dica:

    O ERRO é meu, o DOLO é do outro

  • GABARITO: Letra A

    Código Civil

    I - CERTO: 

    Artigo 143. O erro de cálculo APENAS autoriza a retificação da declaração de vontade

    II - ERRADO:

     Artigo 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

    Art. 146. O dolo acidental só obriga à satisfação das perdas e danos, e é acidental quando, a seu despeito, o negócio seria realizado, embora por outro modo


    III - CERTO:

    Artigo 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

    Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação

  • A presente questão versa sobre os defeitos no negócio jurídico, conforme o Código Civil de 2002.

    I. CORRETA. O erro de cálculo em um negócio jurídico não autoriza a sua anulação, mas tão somente a retificação da declaração da vontade.

    O item I está correto, pois, de acordo com artigo 143 do CC, o erro de cálculo apenas autoriza a retificação da declaração de vontade.

    II.INCORRETA. Os negócios jurídicos podem ser anulados em razão do dolo de uma das partes, ainda que o dolo não tenha sido a causa do negócio. 

    o item II está incorreto, haja vista que o negócio jurídico somente será anulado por dolo, quando este for a sua causa, ou seja, quando não for a causa do negócio não será passível de anulação, assim dispõe o artigo 145 do CC:
    Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.


    III. CORRETA. O negócio jurídico celebrado com coação pode ser anulado, se tal coação incutir ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família ou aos seus bens, ou mesmo a pessoa não pertencente à família, caso em que o juiz decidirá se houve coação conforme as circunstâncias.

    O item III está correto, em consonância com a redação do artigo 151 do CC:
    Art. 151. A coação, para viciar a declaração da vontade, há de ser tal que incuta ao paciente fundado temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.
    Parágrafo único. Se disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação

    Portanto, os itens I e III estão corretos.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA A.



  • segunda questão do tema que erro dentro de 5 minutos por pura distração. preciso descansar