SóProvas


ID
2484955
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nas últimas eleições presidenciais na França, foi eleito um candidato dito “centrista”, estamos falando de:

Alternativas
Comentários
  • Emmanuel Macron vence as eleições presidenciais na França

    Com 100% das urnas apuradas, centrista derrota a ultradireitista Marine Le Pen por 66,06% dos votos contra 33,94%

     

    E a França disse não. A vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais francesas, um ex-banqueiro europeísta e liberal, freia a onda de descontentamento populista que triunfou em novembro nas presidenciais dos Estados Unidos e, antes, no referendo sobre o Brexit no Reino Unido. Liderando um novo movimento, o Em Marcha!, Macron derrotou de modo esmagador Marine Le Pen, que está alinhada com o presidente norte-americano Donald Trump e o russo, Vladimir Putin. Macron, que aos 39 anos será o presidente mais jovem da República, se conectou com o desejo de novos ares e renovação moderada de milhões de franceses e se beneficiou da ampla rejeição que suscita o partido de sua rival, a Frente Nacional. Depois do Brexit e de Trump, não haverá Le Pen.

    Com 100% das urnas apuradas, Macron conseguiu 66,03% dos votos contra 33,94% de Le Pen. É a segunda vitória mais ampla na história da V República, só atrás da de Jacques Chirac contra Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, em 2002.

    A história nunca se move em linha reta, nem servem os relatos que tudo abarcam, como demonstra a eleição francesa de 2017. No ano do populismo e nacionalismo, em sociedades em que o eleitor está cansado das elites, em um momento de ceticismo com o capitalismo de livre mercado e a ordem liberal internacional, de crise da integração europeia e de medo dos imigrantes e refugiados, a França adota outro caminho.

     

    Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/07/internacional/1494170800_057448.html

  • Emmanuel Macron vence eleições na França

    Centrista reconhece "divisão",

    mas fala em "unir" o país.

     

    O candidato centrista Emmanuel Macron venceu neste domingo o segundo turno das eleições presidenciais da França com vantagem de 30 pontos percentuais sobre sua adversária, a líder da extrema direita Marine Le Pen.

    Com a apuração finalizada, Macron obteve 66,10% contra 33,90% de Le Pen, com uma participação de 75%, um dos índices mais baixos da história das eleições no país. Na prática: o ex-ministro de Economia recebeu os votos de 20,75 milhões de eleitores, enquanto que a líder da Frente Nacional (FN) os votos de 10,64 milhões. 

     

    Macron é um centrista liberal, que defende o aprofundamento da globalização. Le Pen é de direita e uma eurocética.

     

    http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/05/macron-vence-eleicoes-na-franca-com-659-dos-votos-indicam-pesquisas.html

     

    LETRA A

  • Por curiosidade: quais os critérios pra mídia definir uma pessoa como "direita" ou "extrama direita" ? 

  • Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron: Atual presidente da França. Para concorrer as eleições presidenciais fundou seu próprio partido.

    François Maurice Adrien Marie Mitterrand: Foi político francês que esteve no poder como presidente da França por 14 anos. Deixou o mandato em 1995. Foi o 1º presidente da República e pertencia ao Partido Socialista.

    François Gérard Georges Nicolas Hollande: Foi presidente da França de 2012 a 2016 e devido a falta de apoio do povo francês preferiu não concorrer a reeleição em 2017.

    Nicolas Paul Stéphane Sarközy de Nagy-Bocsa: Foi presidente da França de 2007 a 2012.

    Resposta A