SóProvas


ID
2485357
Banca
Iamspe - SP
Órgão
IAMSPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Luiz, após aprovação em concurso público foi convocado para assumir a vaga de Pesquisador numa Fundação Pública do Governo do Estado de São Paulo, a qual tem por atribuição a realização de trabalhos estatísticos. Na primeira semana de trabalho, realizando pesquisa nas ruas para subsidiar determinado banco de dados da Fundação, se depara com um morador que se nega a responder às perguntas por ele formuladas. Notando que o portão não estava trancado, Luiz adentra na residência sem consentimento do morador com o propósito de que ele respondesse a suas perguntas. Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ARTIGO 5°

     

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

     

    * Tendo em vista as informações fornecidas, percebe-se que Luiz não se enquadra em nenhuma das exceções para se adentrar na casa do morador, tampouco houve consentimento do morador para que Luiz entrasse na casa. Portanto, Luiz violou o direito à inviolabilidade do domicílio.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Luiz está se achando pq passou no concurso!! Kkkk

     

    Claro que não pode! 

     

    Pode:

    Dia e noite com consentimento

    Dia e noite - flagrante delito

    Dia e noite - desastre

    Dia e noite - para prestar socorro

    Somente de dia - por determinação  judicial

  • GABARITO B 

     

    Art. 5º, XI da CF - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo:

     

    (I) em caso de flagrante delito

    (II) desastre                                       --------> Pode entrar  na casa, sem o consentimento do morador, de dia ou de noite.

    (III) prestar socorro 

     

     

    (IV) por determinação judicial  ----> somente durante o dia.

  • Correta, B

    Constituição Federal - Art.5, inciso XI:

    A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Resumindo:

    - Regra Geral: Não pode entrar na casa do indivíduo.

    - Exceção: Pode entrar, sem consentimento do morador:

    a - autoridade policial - somente durante o dia, por determinação judicial: para cumprir mandato de busca e apreensão, por exemplo;

    b - qualquer pessoa em qualquer horário - aqui, compreendido dia e noite:

    - para prestar socorro;
    - flagrante delito; - sim, qualquer pessoa, além da autoridade polícial, pode ''prender'' quem quer que esteja em flagrente delito.
    - desastre.

  • Gab. B) Luiz ta vacilando kkkk

    Complementando o que ja foi dito pelos colegas, sao licitas provas obtidas atraves de escuta, instalada à noite em escritorio de advocacia(domicilio), pois a inviolabilidade do domicilio nao pode ser usada como escudo para pratica de atos ilicitos. Agora pensa cmgo: na hora faz sentido a instalacao da escuta ser feita no periodo noturno visto que se fosse pela manha, a galera veria a policia instalando ne.

    Espero ter agregado para o seu aprendizado, qualquer correcao ou desatualizacao podem me mandar msg no privado, perdoem o portugues rsrs, fiz o comentario as pressas,

    Fonte: estrategia.

  •  

    Esse Luiz é folgado ein! kkkkkkkk

     

  • Com certeza no concurso desse Luiz não caiu Direito Constitucional kkkkk 

  • kkkkkkkk eeeeeeh Luiz ¬¬

  • Existe um direito chamado inviolabilidade domiciliar, ou seja, ninguém pode penetrar nela sem consetimento do morador, exceto para:

    1 - flagrante delito  - a qualquer hora do dia

    2 - desastre ou para prestar socorro - a qualquer hora do dia

    3 - determinação judicial - apenas durante o dia.

    Art 5º XI CF/88

    Importante ressaltar que domicílio compreende não apenas casa, mas também escritórios profissionais, hotéis segundo o entendimento do STF. Note que Luiz entrou na casa do morador sem consetimento do morador.

    Gabarito: B 

  • Esse Luiz viu não leu a Constituição! :o

  • Luiz, não estudou pelo QCONCURSO !

     

      Violação de domicílio

            Art. 150 CP - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências:

            Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

            § 1º - Se o crime é cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violência ou de arma, ou por duas ou mais pessoas:

            Pena - detenção, de seis meses a dois anos, além da pena correspondente à violência.

            § 2º - Aumenta-se a pena de um terço, se o fato é cometido por funcionário público, fora dos casos legais, ou com inobservância das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder.

            § 3º - Não constitui crime a entrada ou permanência em casa alheia ou em suas dependências:

            I - durante o dia, com observância das formalidades legais, para efetuar prisão ou outra diligência;

            II - a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime está sendo ali praticado ou na iminência de o ser.

            § 4º - A expressão "casa" compreende:

            I - qualquer compartimento habitado;

            II - aposento ocupado de habitação coletiva;

            III - compartimento não aberto ao público, onde alguém exerce profissão ou atividade.

            § 5º - Não se compreendem na expressão "casa":

            I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitação coletiva, enquanto aberta, salvo a restrição do n.º II do parágrafo anterior;

            II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gênero.

  • O melhor são os comentários!! kkkkkk

  • Luiz vc não é o batman 

  • Olha o Luiz vibrando na sua primeira semana de trabalho!!!

  • Luiz tá achando que é polícia com mandado judicial em mãos.

  • Olha o Luiz pisando fora da faixa. 

  • Luiz, ainda, abriu a geladeira e cochilou na varanda!

  • Hoje Luiz é agente comunitário de saúde no controle da dengue.

  • GABARITO:B


    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988



    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;   [GABARITO]


    A casa de uma pessoa, por mais humilde que seja, tem o seu âmbito preservado das ingerências de particulares e também do Estado. A casa, o domicílio do ser humano só pode ser violado nas circunstâncias que a própria Constituição Federal prevê.


    A garantia da inviolabilidade do lar ou centro de ocupações de um indivíduo é um direito constitucional, previsto no ordenamento jurídico brasileiro desde a Constituição do Império e nas outras Cartas que a ela se sucederam.


    Atualmente, o asilo inviolável do indivíduo será posto em xeque nos casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Além dessas quatro formas de violação domiciliar, há também a hipótese de o morador consentir com a devassa.

  • Meu sonho cair umas questões dessas na prova pra delegado hahahhahaha. O ruim é que todo mundo ia acertar... 

  • olhei o número de acertos da questão e estranhei 22 comentários . kkkk

  • Prova de constitucional pra médico né rsrs.

  • Isso é mesmo Direito Constitucional? Hahaha

  • questao mais facil que ja fiz aqui

  • que questao mais tosca! 

  • Fiquei procurando a alternativa "sim"

  • Fiquei procurando a pegadinha..... Num é possível uma questão dessa!

  • GB B

    PMGOOO

  • GB B

    PMGOOO

  • Luiz, após aprovação em concurso público foi convocado para assumir a vaga de Pesquisador numa Fundação Pública do Governo do Estado de São Paulo, a qual tem por atribuição a realização de trabalhos estatísticos. Na primeira semana de trabalho, realizando pesquisa nas ruas para subsidiar determinado banco de dados da Fundação, se depara com um morador que se nega a responder às perguntas por ele formuladas. Notando que o portão não estava trancado, Luiz adentra na residência sem consentimento do morador com o propósito de que ele respondesse a suas perguntas. Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

    B) Inviolabilidade do domicílio. [Gabarito]

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    [...]

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • A questão trata de direitos individuais.

    Pode-se dizer que Luiz violou qual direito fundamental do morador, prescrito pela Constituição Federal de 1988?

    Trata-se da inviolabilidade do domicílio.

    Segundo o art. 5º XI da Constituição, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Gabarito do Professor: letra B.