SóProvas


ID
2485804
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área de contabilidade de uma empresa pública acaba de receber cinco novos funcionários. Os cinco têm experiência anterior em outras empresas, mas na iniciativa privada. O gerente responsável pela área está preocupado com a qualidade dos processos e acredita que seria interessante estabelecer algum tipo de controle simultâneo para garantir que o trabalho dos novos funcionários seja executado de acordo com os padrões estabelecidos para a área.

Considerando o exposto, um controle adequado seria:

Alternativas
Comentários
  • um tipo de controle que possa ser feito AO MESMO TEMPO em que a tarefa é executada. A única opção viável é a supervisão direta

  • Supervisão direta não seria algo mais da direção? 

  • algum tipo de controle simultâneo, a que mais chega próximo é a supervisão direta.

  • Controle preventivo ou prévio (a priori): é o que antecede a conclusão ou operatividade do ato, como requisitos para sua eficácia - ex. Senado Federal autoriza a União a contrair empréstimo externo.

    Controle concomitante ou sucessivo: é todo aquele que acompanha a realização do ato para verificar a regularidade de sua formação - ex. realização de auditoria durante a execução do orçamento;

    Controle subseqüente ou corretivo (a posteriori): é o que se efetiva após a conclusão do ato controlado, visando a corrigir-lhe eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia - ex. homologação na licitação;

  • Tipos de Controle.

    Considerando o momento de sua aplicação, temos os seguintes tipos de controle organizacional:

    Controles preventivos: são o conjunto de mecanismos e procedimentos utilizados para analisar as operações que são projetadas para atingir, mesmo antes de sua autorização ou antes de seu começo, com o fim de determinar a veracidade e legalidade das operações e, finalmente, a sua conformidade com os planos, programas e orçamentos.

    Estes controles garantem que antes de uma ação começar, tenha sido feito o orçamento de Recursos Humanos, de materiais e recursos financeiros que serão necessários. Os orçamentos financeiros são o tipo mais comum de controle preventivo, porque a aquisição de empregados, equipamentos e suprimentos requer dinheiro. A programação é outro importante tipo de controle preventivo, pois estas atividades preliminares também exigem que uma considerável quantidade de tempo seja investida.

    O controle preventivo é responsabilidade exclusiva de cada organização, como parte de seus próprios sistemas de controlo interno. Por esta razão, diz-se que o controle preventivo é sempre interno. Os administradores de cada empresa são responsáveis de assegurar que o controle preventivo esteja integrado nos sistemas administrativos e financeiros, e seja realizado pelo pessoal interno responsável pela realização desse trabalho.

    Os controles simultâneos : são aqueles feitos durante o desenvolvimento de uma atividade. O mais conhecido desse tipo de controle é a supervisão é direta. Assim, um supervisor observa as atividades dos trabalhadores, e pode corrigir as situações problemáticas assim que aparecerem.

    Atualmente, os sistemas de computadores podem ser programados para dar ao operador uma resposta imediata. Caso ele cometer um erro ou processar uma informação errada, o sistema de controles simultâneos do sistema irá rejeitar a ordem e indicarão onde está o erro.

    Os controles posteriores são aqueles que são feitos após a ação. Assim, são determinadas as causas de qualquer desvio ou violação do plano original, e os resultados são aplicados a atividades futuras semelhantes. Por exemplo, nas Auditorias Contábeis, estatística, contabilidade, etc.

     

    Fonte: http://www.portalcursos.com/CursoAdministracaodeEmpresas/curso/Lecc-30.htm

  • d)

    supervisão direta;

     

     

  • Pessoal, uma duvida. 

     

    Controle simultâneo não é a msm coisa q controle estatístico de projeto não??

  • Ton, eu não sou bom nessa matéria, tão pouco passo perto da inteligência, mas tentarei te ajudar.

     

    Pense assim:

     

    Para que você faça uma estatística são necessários dados, seja em processos ou projetos. Assim, para que você consiga controlar estatisticamente alguma coisa, necessitás de dados anteriores. Por exemplo, os dados de pobreza, riqueza, onde tem água ou não tem, nível de escolaridade e bla bla bla. são todos os anos publicados pelo IBGE após os agentes censitários recolherem os dados.

     

    Agora pense: quando você está lavando a louça e ta a sua mulher no seu cangote falando "assim não" "ta gastando água" "cuidado com a xícara" "é assim que se faz" e tal.. esse é o controle direto.

     

     

    Qualquer coisa tamo ae!

  • CONTROLE SIMULTÂNEO:

     

    O controle simultâneo monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo esta dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque

     

    http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/tipos-de-controle-em-uma-organizacao.html

     

     

     

    "DEUS NOSSO ESCUDO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA."

  • Exemplos do tipo de controle

     

    Controle preliminar ou previo: Planos estrategico, tático e operacional; planos de açao; orçamentos; planos de treinamento; descriçao de cargos; objetivos de desempenho, etc.

     

    Controle concomitante: observaçao, acompanhamento, inspeçoes e correçoes, revisao do progresso, reuniões de assessoria ou staff, programas de treinamento, etc.

     

    Controle posterior, de feedback ou de retroaçao: relatorios mensais, anuais; auditorias periodicas; pesquisas; revisao do desempenho; avaliaçao dos resultados do treinamento.

     

    Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima Moreira

  • gabarito letra D 

     

    Controle de primeira ordem: supervisão direta. Trata-se de uma forma de controle mais simples, na qual a supervisão direta (chefes, donos, gerentes, etc.) controla as atividades dos trabalhadores. É mais comum em organizações pequenas e empresas familiares, pois quando a organização cresce em tamanho e complexidade este se torna inviável

    Perrow (1996, apud Cunha et al., 2001)

  • Questão comentada:

    https://www.youtube.com/watch?v=SjD8GdkBdS0&list=PLPjPQR5HICvVMfwYP1X4Y_xzo68FfXGys&index=6

  • O gerente responsável pela área está preocupado com a qualidade dos processos...kkkkkkk

     

    Ora, não me faça rir!

  • Não entendi por que o gabarito dessa questão é alternativa D.

     

    Vejamos a questão abaixo:

     

    Q484484 Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC

    Prova: Analista Administrativo

    O supervisor de produção de uma empresa fabricante de autopeças observou um aumento no número de peças fora dos padrões definidos. O supervisor gostaria de monitorar continuamente as atividades, adotando um controle simultâneo. Um controle simultâneo adequado seria:

     

     a) inspeção de matérias-primas;

     b) programa de manutenção preventiva;

     c) controle estatístico do processo;

     d) controle  de qualidade das peças produzidas;

     e) definição de regras e procedimentos de produção.

     

     

  • O estatístico também é concomitante. Não poderia ser uma alternativa tb? Alguem?

  •  a) estabelecimento de regras de conduta (CONTROLE A PRIORI) Quem estabelece algo está planejando algo.

     b) controle estatístico de processo (CONTROLE POSTERIORI) Os dados estatísticos são feitos a partir de dados disponíveis que a empresa já possui.

     c) avaliação de desempenho (CONTROLE POSTERIORI

     d) supervisão direta (CONTROLE CONCOMITANTE) A supervisão acontece simultaneamente com a atividade que está sendo realizada.

     e) estabelecimento de limites de alçada (CONTROLE A PRIORI) Mesmo raciocínio que o item A.

  • A questão Q484484 tbm aplicada pela FGV da a resposta como controle estatisco sendo feito como um tipo controle simultâneo.

    Apesar de considerar que o controle estatistico seja considerado um controle posterior.

     

  • Carminha Delícia (Que nome kkk)

    Seu racíocinio, perfeito!

  • A área de contabilidade de uma empresa pública acaba de receber cinco novos funcionários. Os cinco têm experiência anterior em outras empresas, mas na iniciativa privada. O gerente responsável pela área está preocupado com a qualidade dos processos e acredita que seria interessante estabelecer algum tipo de controle simultâneo para garantir que o trabalho dos novos funcionários seja executado de acordo com os padrões estabelecidos para a área.

     

    Comentário: errei essa questão! Fiz uma nova leitura e percebi palavras chaves... O pessoal é novo! O gerente precisa manter seu salário! A diretoria estabeleceu padrões! Sobrou somente a supervisão direta.

  • Palavras chaves: Qualidade dos processos, novos funcionários e controle simultâneo.

    Gabarito: D

    #avagaéminha

  • Assim como a "Carolina Gomes Braga" apontou, eu também lembrei dessa questão que havia feito e errado, e agora fui responder baseado nela e errei! Fica claro a incongruência da banca!

  • Gabarito: D

  • D

  • Tanto a supervisão direta quanto o controle estatístico do processo são controles simultâneos.

    Ocorre que é preciso observar que esse tipo de questão da FGV pede o controle adequado para a situação exposta.

    É por isso que na questão citada pelos colegas abaixo (Q484484) o controle estatístico do processo foi considerado como correto e nessa aqui foi considerado errado.

    Q484484 Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC

    Prova: Analista Administrativo

    O supervisor de produção de uma empresa fabricante de autopeças observou um aumento no número de peças fora dos padrões definidos. O supervisor gostaria de monitorar continuamente as atividades, adotando um controle simultâneo

    A supervisão direta nesse contexto seria inviável, pois, de modo geral, não teria como o supervisor conseguir supervisionar diretamente todos os funcionários da linha de produção durante todo o tempo em que a produção está ocorrendo.

    Já em um ambiente de escritório, em que a questão nos informa que são "apenas" 5 funcionários, a supervisão direta nesse contexto é cabível.

  • GABARITO: D

  • Melhor comentário é o de Rani Faustino.

  • Vamos analisar cada tipo de controle:

    Alternativa A. Errado. Controle preventivo

    Alternativa B. Considerado Errado. Controle estatístico, segundo Peci e Sobral é um controle simultâneo. No entanto, o entendimento mais recente da FGV é que não se mostra um tipo de controle adequado para novos empregados.

    Alternativa C. Errado. Controle posterior.

    Alternativa D. Certo. Controle simultâneo/concomitante.

    Alternativa E. Errado. Controle preventivo.

    Gabarito: D.  

  • GABARITO D

    A opção que mais se adequa ao controle simultâneo é a Supervisão Direta.

    O controle estatístico de processo e a avaliação de desempenho são realizados posteriormente (ex-post) e o estabelecimento de regras de conduta é feito anteriormente (ex-ante).

  • Os 2 são tipos de controle simultâneo. Se falar em supervisionar os trabalhos dos funcionários é supervisão direta, se falar em peças de produção fora do padrão é controle estatístico.

  • A FGV adora supervisão direta como controle simultâneo. Fique atento

  • Entre as alternativas, a única que controla ao mesmo tempo que a execução é a alternativa D.
  • QUEM ERROU ESSA AI TA MORTO.

  • PREVENTIVO

    - Antecipa os problemas

    - É proativo

    - Enfoca os INSUMOS

    - Testes de seleção de recursos humanos

    - Programas de manutenção preventiva

    - Inspeção de matérias-primas

    SIMULTÂNEO

    - Corrige problemas

    quando ocorrem

    - É reativo

    - Enfoca os PROCESSOS

    - Supervisão direta dos trabalhadores

    - Controles estatísticos de processo

    produtivo

    - Auditorias de natureza operacional

    POSTERIOR

    - Corrige problemas

    depois de ocorrerem

    - Enfoca os RESULTADOS

    - Inspeção de qualidade dos bens

    - Avaliação de desempenho

    - Análise das prestações de contas

    Ciclo PODC:

    Controle

    > Padronizar desempenho;

    > Limitar quantidade de autoridade;

    > Proteger bens de desperdício, roubos e abusos;

    > Medir e dirigir o desempenho das pessoas;