SóProvas


ID
2485807
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diretor administrativo de uma empresa criou um grupo de trabalho para propor alternativas para melhoria na qualidade dos serviços ao cliente. Os principais problemas haviam sido detectados a partir das reclamações dos clientes e diziam respeito aos prazos de entrega dos produtos. O diretor selecionou cinco funcionários com alto desempenho e grande conhecimento da empresa e do mercado e estipulou o prazo de três meses para a apresentação de propostas. O grupo se reuniu por diversas vezes. Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que “A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo”.

A situação retrata um fenômeno comum nos grupos de trabalho, conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A Folga Social é observada quando, em uma atividade em grupo, um indivíduo exerce menor esforço para atingir os resultados desejados do que quando ele trabalha sozinho. Combinando com os outros integrantes desse grupo, o resultado pode ser menor do que o desempenho individual dos integrantes como um todo. As causas da folga social são explicadas pela falta de reconhecimento do esforço individual, se comparado ao esforço coletivo em um grupo; uma má distribuição de recompensas entre os membros do grupo; pode ser influenciada pela personalidade própria do indivíduo ou dos integrantes do grupo, e, ainda, por objetivos pessoais dos integrantes diferirem do objetivo do grupo

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Folga_social

  • Folga Social: A tendência que as pessoas tem de se esforçar menos ao trabalhar em grupo do que se estivessem trabalhando sozinhas
  • Folga social é tipo você nos trabalhos em grupo da faculdade, fica só segurando o cartaz.

    Deus tá vendo.

  • Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. O termo é freqüentemente usado em sentido pejorativo.

     

    Folga Social é observada quando, em uma atividade em grupo, um indivíduo exerce menor esforço para atingir os resultados desejados do que quando ele trabalha sozinho. Combinando com os outros integrantes desse grupo, o resultado pode ser menor do que o desempenho individual dos integrantes como um todo. As causas da folga social são explicadas pela falta de reconhecimento do esforço individual, se comparado ao esforço coletivo em um grupo; uma má distribuição de recompensas entre os membros do grupo; pode ser influenciada pela personalidade própria do indivíduo ou dos integrantes do grupo, e, ainda, por objetivos pessoais dos integrantes diferirem do objetivo do grupo.

     

    Regressão à Média refere-se a flutuações aleatórias na qualidade do desempenho. Um desempenho acima da média pode ser devido à sorte em uma tentativa particular, sendo provável que piore em nova tentativa. Quando o desempenho for singularmente ruim, há probabilidade de melhorar independentemente do que um instrutor fizer. Mas este tende a vincular uma interpretação causal às flutuações inevitáveis de um processo aleatório.

     

    Conformidade é a condição de alguém ou grupo de pessoas, de alguma coisa ou um ser, ou de um conjunto deles, estar conforme (do lat., com- "junto" + formare "formar", "dar forma" = com a mesma forma) o pretendido ou previamente estabelecido por si, por outrem ou entre diferentes pessoas ou grupos de pessoas. A conformidade pode ser, por exemplo, o atendimento às especificações prometidas a terceiros. Os consumidores esperam que os produtos comprados tenham sua qualidade em conformidade com as especificações declaradas.

     

    Conflito de papéis, é um tipo de conflito social causado por um indivíduo que está sendo forçado a assumir papéis distintos e incompatíveis. Eles podem ocorrer individualmente, como no caso de uma pessoa que está sendo dividida entre papéis distintos para diferentes organizações ou grupos, ou dentro de uma organização, quando um indivíduo é convidado a executar várias funções no mesmo grupo. Um empregado com ambos os papéis de trabalho e gestão de um departamento, por exemplo, assume os papéis conflitantes de supervisor e colega de trabalho.

  • FOLGA SOCIAL

     

     

    Folga Social é observada quando, em uma atividade em grupo, um indivíduo exerce menor esforço para atingir os resultados desejados do que quando ele trabalha sozinho. Combinando com os outros integrantes desse grupo, o resultado pode ser menor do que o desempenho individual dos integrantes como um todo. As causas da folga social são explicadas pela falta de reconhecimento do esforço individual, se comparado ao esforço coletivo em um grupo; uma má distribuição de recompensas entre os membros do grupo; pode ser influenciada pela personalidade própria do indivíduo ou dos integrantes do grupo, e, ainda, por objetivos pessoais dos integrantes diferirem do objetivo do grupo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Folga_social

     

    LETRA B

     

     

     

    DEUS É CONOSCO!

  • Questão comentada pelo prof. Marco Ferrari em: 

    https://www.youtube.com/watch?v=dY1S6nvrClc&list=PLPjPQR5HICvVMfwYP1X4Y_xzo68FfXGys&index=7

  • Em minha época de escola isso se chamava: "parasitagem", "escorar-se nos outros", "sangue-suga", etc, etc, etc...

  • Folga = gente folgada kkkk

  • O nome já diz: Folga social = representa os folgados de plantão :)

  • Quando falar de folga social lembre de sinergia negativa.

  • O praticando do fenômeno "FOLGA SOCIAL" é o FOLGADO.

    "Cara folgado, mano!"

  • Gabarito: B

  • Caso o grupo não produza o que pretende, os mesmos autores apontam a existência da chamada "perda de processo", que pode ser influenciada por diferentes fatores, mas os principais são:

    1. Bloqueio da produção: está relacionado principalmente às interferências e interrupções externas que podem causar o bloqueio das ideias dos membros do grupo, como conversas

    paralelas, barulho muito alto, etc.;

    2. Atividades de conservação: são atividades que os membros do grupo realizam por meio de papéis para a conservação do grupo que estimulam o surgimento e a manutenção de

    relações pessoais sólidas, destacando-se os encorajadores, os harmonizadores e os definidores de padrões;

    3. A vadiagem (folga) social (free riding): trata-se da escolha de alguns membros do grupo por trabalhar menos ao tirar proveito dos trabalhos dos demais, "surfando" nos resultados

    obtidos.

  • folga social: soças

  • Que assunto é esse? Nunca estudei.

  • Acertei só em ver a palavra folga, pensei é esse folgado aqui kkkk

  • È só lembrar dos "colegas" no tempo de escola. um ou dois faziam o trabalho e o resto apenas colocava o nome.

  • Resumindo:

    Um bando de folgados = FOLGA SOCIAL.

    Pessoas que vivem na aba = FOLGA SOCIAL

  • “Em todas as reuniões apenas os funcionários A e B analisavam as informações, propunham soluções e discutiam alternativas viáveis. Os demais limitavam-se a esperar as análises elaboradas por A e B e dar algumas sugestões pontuais, alegando que “A e B são muito experientes, podemos confiar neles para apresentar um bom trabalho pelo grupo”.

    A situação descrita pelo enunciado traduz a chamada folga social. A folga social consiste na tendência para se esforçar menos quando se trabalha em grupo do que se estivesse trabalhando sozinho

    Já sabemos que a alternativa certa é a B, mas vamos analisar as outras:

    Alternativa A. Errado. O pensamento de grupo é um pensamento com o intuito de minimizar conflitos e chegar a um consenso de ideias sem testar ou avaliá-las.

    Alternativa C. Errado. A regressão à média diz respeito à vinculação de um resultado ruim a uma flutuação causal inevitável de um resultado anterior. Um desempenho acima da média pode ser devido a sorte em uma tentativa particular, sendo provável que piore em nova tentativa. Quando o desempenho for singularmente ruim, há probabilidade de melhorar independentemente do que um instrutor fizer.

    Alternativa D. Errado. Conformidade tem relação com a condição de alguém ou um grupo de pessoas busca concordância (conformidade) com o estabelecido por si ou por outra pessoa. Não é o caso do contexto da questão.

    Alternativa E. Errado. O conflito de papéis ocorre quando alguém está sendo forçado a assumir papéis que não são compatíveis com sua função. Não é o caso da questão

    Gabarito: B

  • Depois de lê a questão pensei que cara folgados kkkkkkkk

  • São os FOLGADOS!!!

  • Pensamento de grupo: a maioria pensa de um jeito e passamos a pensar da mesma maneira.

    Folga social: alguns trabalham e outros confiam que o trabalho será realizado sem sua ajuda.

    Regressão à média: há uma imposição de uma média.

    Conformidade: há uma maneira padrão de pensamento e caso alguém esteja pensando diferente ele será reorientado a entrar em conformidade com os demias.

    Conflito de papéis: algumas pessoas não aceitam aquilo que receberam como uma atribuição em um grupo de trabalho.