-
O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético. Daí as três características básicas que identificam o controle estratégico da empresa:
1. Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa.
2. Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.
3. Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo. É macroabrangente.
O controle estratégico visa a duas finalidades principais:
1. Correção de falhas ou erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para sana-las.
2. Prevenção de novas falhas ou erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evita-los no futuro.
-
GAB PROVISÓRIO:A
Discordo do gabarito, a questão deve ser anulada. Apesar da lucratividade ser fundamental e até mesmo ser o resultado mais importante para a existência da empresa, não acho certo dizer que o simples número da lucratividade seria indicador adequado "do desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos". Uma empresa pode mt bem ser altamente lucrativa, mas funda-se no mercado enganando o cliente, assim indo de encontro a missão, por exemplo. O BSC é o sistema mais usados pelas empresas atualmente....(apesar do setor público namorar o "Performance Prism") ele balancea o conceito FINANCEIRO, com outros três NÃO-FINANCEIROS(cliente, processos interno, e "aprendizado e crescimento"). Não vejo pq não poderia ser as outras alternativas, por isto eu discordo
-
Correto Letra A
Essa questão já foi cobrada de forma muito parecida pela FGV
Q493154 O presidente de uma empresa de grande porte quer aprimorar o controle estratégico, adotando indicadores que permitam monitorar o desempenho global da organização na realização de sua missão, estratégias e objetivos. É um indicador adequado para tal:
a) número de reclamações dos clientes;
b) índice de turnover;
c) taxa de desperdício;
d) número de devoluções de produtos;
►e) rentabilidade da empresa.
Comentário do professor do Estratégia naquela ocasião
"Esta questão pedia que o candidato buscasse um indicador mais geral, que esteja ligado à organização como um todo e seu desempenho geral. O mais geral dos indicadores encontrados é, sem sombra de dúvidas, a rentabilidade da empresa como um todo."
Essa outra questão da FGV, que aborda o mesmo tema e conceitos, também é interessante para aprimorar o estudo → Q629091
-
Essas questões de Adm são osso! Porcaria cabiam varias respostas aí!
-
Perspectiva financeira: nesta perspectiva as medidas financeiras são valiosas e demonstram as consequências econômicas das ações consumadas. Os acionistas terão uma clara percepção da gestão da empresa através dos resultados obtidos. Os objetivos financeiros devem estar vinculados à estratégia da empresa, no sentido de medir se a execução da estratégia está proporcionando o lucro esperado. Os indicadores e medidas financeiras utilizados para avaliar o comportamento da organização podem ser: lucratividade, retorno sobre o investimento, fluxo de caixa etc.
A perspectiva financeira/orçamentária é deslocada para a base do BSC, visto que no meio público ela é condição indispensável, e não resultado final. Mas ao mesmo tempo em que é deslocada, ela condicionará a atuação pública, pois não se pode realizar nenhuma despesa que não se encontre aprovada no orçamento anual. Recursos orçamentários adequados contribuem para o alcance dos objetivos de todas as demais perspectivas. Assim, a perspectiva financeira se torna um meio de obtenção dos recursos necessários ao cumprimento da função social de competência do ente público.
Administraçao Pública - Paludo
-
Parabéns pelos comentários, David! Está ajudando muito
-
-
Gabarito: a
--
A) rentabilidade da empresa; -> controle estratégico
B) tempo de ciclo; -> controle tático ou operacional
C) volume de vendas; -> controle tático
D) número de reclamações dos clientes; -> controle tático
E) número de sugestões de melhoria. -> controle tático
-
GABARITO : A
O nível estratégico envolve a empresa como um todo,partindo disso,o indicador mais abrangente é o da "rentabilidade" ,até porque os outros indicadores apresentados são mais intermediários,podendo influenciar ou não aquele indicador mais abrangente.
"A rentabilidade da EMPRESA, é uma sinalização de indicador estratégico, considerando o lucro como importante critério de sobrevivência de uma organização.
O tempo de ciclo, o volume de vendas, o número de reclamações dos clientes e o número de sugestões de melhoria são indicadores menos abrangentes que o critério de rentabilidade. "Prof. Adriel Sá.
-
Controle Estratégico
São denominados controles organizacionais: constituem o sistema de decisões de cúpula que controla o desempenho e os resultados da organização como um todo, tendo por base as informações externas - que chegam do ambiente externo - e as informações internas - que sobem internamente através dos vários níveis organizacionais. Existem vários tipos de controles estratégicos, a saber:
Balanço e relatórios financeiros; controle dos lucros e perdas; análise do retorno sobre o investimento (RSI)
(Chiavenato, 2009)
-
O BSC CORRESPONDE A UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Vincula o desempenho organizacional de CP aos Objetivos Estratégicos.
Perspectivas :
- FINANCEIRO.
- CLIENTES.
- MELHORIA DOS PROCESSOS.
- APRENDIZAGEM.
Processo de Elaboração do BSC :
- Traduzir a estratégia em guias operacionais.
- Alinhar a organização à estratégia.
- Transformar a estratégia em tarefa de todos.
- Converter a estratégia em processo contínuo.
- Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
FINALIDADES:
- Consenso em relação à visão e estratégia.
- Desenvolver um equipe executiva.
- Comunicar a estratégia.
- Vincular recompensas à realização dos objetivos estratégicos.
- Estabelecer metas estratégicas.
- Alinhar recursos e iniciativas estratégicas.
- Sustentar investimentos em ativos intelectuais e intangíveis.
- Fornecer a base para o aprendizado estratégico.
- Melhoria do Feedback.
-
BSC é uma ferramenta que ajuda a ter uma visão global dos resultados da empresa considerando não apenas indicadores financeiros...aí a FGV vai e relaciona rentabilidade com avalialão global de desempenho...