SóProvas


ID
248614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Em relação ao direito sanitário no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra "C" se refere ao conceito da Conferência de Saúde, prevista no artigo 1º, § 1º, da Lei 8.142/90, in verbis:
    "A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde."


    Já o artigo 1º, § 2º, da Lei 8.142/90 preceitua que:
    "O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo."

  • Letra "E" errada, pois o artigo 6º da Lei 9.434/97 veda expressamente a retirada post mortem de órgãos ou partes do corpo de pessoas não identificadas.
  • Letra "A" errada, pois o Estado pode ajudar no planejamento familiar através de políticas públicas. O que ele não pode é interferir de forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas (artigo 226, § 7º, da Constituição Federal).
  • Letra "D" errada, pois o Pacto pela Vida não tem ações de caráter secundário, mas com finalidade principal de gestão pública por resultados e visa atendimento do idoso e de outras pessoas, conforme se vê abaixo:

    O Pacto pela Vida reforça no SUS o movimento da gestão pública por resultados, estabelece um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, pactuado de forma tripartite, a ser implementado pelos entes federados. Esses compromissos deverão ser efetivados pela rede do SUS, de forma a garantir o alcance das metas pactuadas. Prioridades estaduais, regionais ou municipais podem ser agregadas às prioridades nacionais, a partir de pactuações locais. Os estados e municípios devem pactuar as ações que considerem necessárias ao alcance das metas e objetivos gerais propostos.

    O Pacto pela Vida contém os seguintes objetivos e metas prioritárias (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008):

    I- Atenção à saúde do idoso;

    II- Controle do câncer de colo de útero e de mama;

    III- Redução da mortalidade infantil e materna;

    IV- Fortalecimento da capacidade  de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária, influenza, hepatite, aids;

    V- Promoção da saúde;

    VI- Fortalecimento da atenção básica;

    VII- Saúde do trabalhador;

    VIII- Saúde mental;

    IX- Fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de saúde às pessoas com deficiência;

    X- Atenção integral às pessoas em situação ou risco de violência;

    XI- Saúde do homem.



  • Letra "B" correta, conforme definição encontrada no site do Ministério da Saúde:

    O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, estados e municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. Sua implementação se dá por meio da adesão de municípios, estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG), que, renovado anualmente, substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação.

    As transferência dos recursos também foram modificadas, passando a ser divididas em seis grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Investimentos em Saúde).


     
  • a) O planejamento familiar, assegurado no texto constitucional, é prerrogativa do particular, sendo vedado ao Estado interferir nesse aspecto da vida do cidadão por meio de políticas públicas. - art. 226 § 7º - Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas.  b) Entre outros aspectos, o Pacto pela Saúde busca qualificar, aperfeiçoar e definir as responsabilidades sanitárias e a gestão entre os entes federados no âmbito do SUS. - O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais pactuado entre as três esferas de gestão (União, estados e municípios) do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão. c) O conselho de saúde reúne-se a cada quatro anos e conta com a participação de vários segmentos da sociedade. d) O Pacto pela Vida é constituído de ações de caráter secundário relacionadas ao atendimento exclusivo do idoso. - O Pacto pela Vida contém os seguintes objetivos e metas prioritárias (Portaria GM/MS nº 325, de 21 de fevereiro de 2008): I- Atenção à saúde do idoso; e) No ordenamento jurídico brasileiro, não há vedação expressa que impeça a retirada post mortem de órgãos ou partes do corpo de pessoas não identificadas. - Lei 9434/97 art. 6º É vedada a remoção post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo de pessoas não identificadas.
  • Há vedação, sim, ao ato de extrair órgãos de pessoa não identificada

    Abraços