SóProvas


ID
2487214
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O planejamento estratégico de gestão de pessoas refere-se à forma pela qual a função de gestão de pessoas contribui para o atingimento dos objetivos organizacionais, alinhando as competências individuais às competências organizacionais. O planejamento estratégico dos processos de gestão de pessoas deve, então, derivar da estratégia organizacional e a ela alinhar-se.

Assim, a uma estratégia organizacional conservadora e defensiva deve corresponder uma estratégia de gestão de pessoas, no que se refere às recompensas, voltada, entre outros aspectos, para:

Alternativas
Comentários
  • A- Salário Baseado no Cargo; é uma característica de organizações mecanicistas, burocratizadas, conservadoras e com estratégias defensivas.

    As outras alternativas estão relacionadas a organizações mais modernas, flexíveis, que atuam em mercados dinâmicos. 

  • Exemplos:

    Administração Científica

    - Incentivos e prêmios salariais por produção

     

    Fordismo

    - Linha de montagem móvel, mecanização do processo, jornada de trabalho de 8h e aumento de salários.

     

    Administração Clássica

    - O princípio da remuneração, previsto na teoria da administração clássica, estabelece que o pagamento de salário deve ser condizente com as atividades exercidas pelo empregado.

    - Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

     

    Administração por Objetivos (Peter Ducker)

    ·         Apregoa um sistema de remuneração variável, vinculando o alcance dos objetivos e metas"

  • A questão é meramente interpretativa. A resposta está no enunciado. Vejamos: 

     

    "O planejamento estratégico dos processos de gestão de pessoas deve, então, derivar da estratégia organizacional e a ela alinhar-se".

     

    Ora, se o planejamento estratégico de GP deve alinhar-se com a estratégia organizacional, devemos levar em consideração qual est. org a empresa adota. "(...) estratégia organizacional conservadora e defensiva".

     

    Se a empresa tem em si, o uso de estratégias conservadoras e defensivas, é óbvio que é inviável utilizar políticas de incentivo salarial baseado no desempenho ou na descentralização, porque as pessoas teriam resistência a este tipo de política. Na realidade, com essa estratégia mecanizada, os colaboradores poderiam até boicotar esse sistema de recompensas baseado na produtividade. Portanto, restanto como resposta somente a assertiva A.

  • 30_05-2019 Errei

    Gab A

  • Gabarito A

    Quando ele falou numa estratégia organizacional conservadora e defensiva você poderia eliminar a alternativa B pois descentralização não combina com o conservadorismo, está mais pra centralização, poderia eliminar a alternativa c também, pois competividade externa não pode ser o foco de uma estratégia conservadora, eliminaria a d gestão de desempenho é associdado a administração orgânica.

  • Se é conservadora não vai remunerar por desempenho. Vai preferir deixar como está.

  • A única estratégia conservadora e defensiva cabível entre as alternativas apresentadas é a letra A.

  • Gabarito B

    Área estratégica de GP

    1- Estratégia conservadora e defensiva

    Recompensa

    *Salário fixo.

    * Salário baseado no cargo.

    * Salário baseado na antiguidade.

    * Decisões centralizadas sobre salário.

    2- Estratégia prospectiva e ofensiva

    Recompensa

    * Salário variável.

    * Salário baseado no indivíduo .

    * Salário baseado no desempenho.

    * Decisões descentralizadas

  • Idalberto Chiavenato, em uma de suas obras, exemplifica o reflexo para área de pessoal a depender da adoção de uma estratégia organizacional mais (1) conservadora e defensiva ou uma estratégia organizacional mais (2) prospectiva e ofensiva. Especificamente sobre recompensas, Chiavenato faz o seguinte paralelo:

    Estratégia conservadora e defensiva: 1) Salário fixo, 2) Salário baseado no cargo, 3) Salário baseado na antiguidade e 4) Decisões centralizadas sobre o salário.

    Estratégia Prospectiva e ofensiva: 1) Salário variável, 2) Salário baseado no indivíduo, 3) Salário baseado no desempenho e 4) Decisões descentralizadas sobre salário.

    Note que na estratégia defensiva o salário é baseado no cargo, portanto, alternativa A é a correta.

    GABARITO: A