SóProvas


ID
2487991
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Herman Goldstein introduziu o conceito de policiamento orientado para o problema em um ensaio publicado em 1979. A sua ideia era simples. O conceito de policiamento deveria ser fundamentalmente sobre como alterar as condições que dão origem aos problemas de crime repetitivo e não deveria ser simplesmente sobre como responder a incidentes quando eles ocorrem ou tentar impeli-los através de rondas preventivas. A polícia considera desmoralizante retornar várias vezes ao mesmo local ou lidar várias vezes com problemas causados pelo mesmo pequeno grupo de infratores. A polícia sente-se sobrecarregada com o volume de chamadas de ocorrências e pela pressa em atendê-las, num esforço inútil de lidar com todas elas. Para escapar dessa enrascada, Goldstein disse que a polícia deveria adotar o método de solução de problemas no qual a polícia trabalha a partir de quatro etapas, são elas EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Goldstein disse que a polícia deveria adotar o metodo de solução-de-problemas no qual a polícia trabalha a partir das quatro etapas seguintes:

    1. Exame cuidadoso dos dados, para identificar padrões dos incidentes com os quais a polícia lida rotineiramente.

    2. Análise profunda das causas desses padrões (ou problemas).

    3. Descoberta de novas formas de intervir previamente na cadeia causal, a fim de que esses problemas sejam menos prováveis de ocorrerem no futuro. Essas novas estratégias não são limitadas aos esforços para identificar, prender, e oficialmente acusar e julgar os infratores. Mais do que isso, sem abandonar o uso do direito penal quando ele parece ser provavelmente a resposta mais eficiente, o policiamento orientado-para-problema procura descobrir outras respostas potencialmente efetivas (que podem exigir parceria com outros) dando grande prioridade à prevenção.

    4. Avaliação de impacto das intervenções e, se elas nao tiverem sucesso, iniciar o processo novamente.

    SARA (ou IARA tal como é traduzido nesta versão do manual) é a sigla usada para se referir a essas quatro fases de solução de problemas – Identificação, Análise, Resposta e Avaliação.