SóProvas


ID
2488210
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As doenças de veiculação hídrica podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e helmintos.

Sobre as doenças a seguir,


I. cólera;

II. febre tifoide;

III. ascaridíase;


assinale a opção que indica as que são provocadas por helmintos.

Alternativas
Comentários
  • Letra B = Helmin.

    Febre tifoide: Bacteria Salmonella enterica

    Colera:   Bacteria Vibrio cholerae

  • Ascaris lumbricoides:

     

    Comumente chamado de lombriga ou bicha, é um verme que vive no intestino das pessoas e causa uma doença chamada ascaridíase.

     

    Como se contrai:

    É por meio da terra, da poeira, dos alimentos mal lavados e das mãos sujas que os ovos das lombrigas são levados à boca. Depois de engolidos, os ovos arrebentam, soltando larvas no intestino. Essas larvas, levadas pelo sangue, passam pelo fígado, coração, pulmões, brônquios e retornam ao intestino, onde se tornam adultas, para se acasalar e pôr ovos. No organismo humano, o ovo leva de 2,5 a 3 meses para se transformar em larva e depois em verme adulto. O verme adulto vive no intestino geralmente menos de seis meses, nunca mais de um ano.

     

    Cólera:

     

    É uma doença causada pelo micróbio Vibrio cholerae, que se localiza no intestino das pessoas, provocando, nos casos graves, diarreia e vômitos intensos. Em decorrência das diarreias e dos vômitos, o indivíduo perde grande parte dos líquidos de seu organismo, ficando desidratado rapidamente. Se não for tratada logo, essa desidratação pode levar o doente à morte em pouco tempo.

     

    Como se contrai:

     

    A doença é transmitida, principalmente, por meio da água contaminada pelas fezes e pelos vômitos dos doentes. Também pode ser transmitida por alimentos que foram lavados com água já contaminada pelo micróbio causador da doença e não foram bem cozidos, ou pelas mãos sujas de doentes ou portadores.

     

    Febres tifoide e paratifoide:

     

    É uma doença grave, produzida pela bactéria Salmonella typhi. Evolui, geralmente, num período de quatro semanas. Do momento em que a pessoa adquire a infecção até o aparecimento dos primeiros sintomas, decorrem de cinco a 23 dias (período de incubação). A fonte de infecção é o doente, desde o instante em que ingeriu os bacilos até muitos anos depois, já que os bacilos persistem em suas fezes.A febre paratifoide é mais rara que a tifoide. Produzida pela Salmonella paratyphi dos tipos “A”, “B” ou “C”, sua fonte de infecção é a mesma da febre tifoide: doentes e portadores.

     

    Como se contrai:

    A doença se transmite pelas descargas do intestino (fezes), que contaminam as mãos, as roupas, os alimentos e a água. O bacilo tifoide é ingerido com os alimentos e a água contaminada.

     

    Sintomas:

    Dor de cabeça, mal-estar, fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarreia e aumento do baço. A incubação da paratifoide “A” varia de quatro a dez dias, enquanto a paratifoide “B” manifesta-se em menos de 24 horas. A paratifoide “B” resulta de envenenamento alimentar e caracteriza-se por náuseas, vômitos, febre, calafrios, cólicas, diarreias e prostração.