SóProvas


ID
2488240
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a NBR nº 12.215/91, norma que trata do projeto de adutoras de água para abastecimento público, no projeto de adutoras que funcionem como conduto forçado por gravidade, o cálculo da perda de carga distribuída deverá usar, preferencialmente, a equação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra B

    -

    No caso de Condutos Forçados, utilizam-se geralmente as fórmulas de Hazen-Williams (para diâmetros de 50 a 3500 mm) e Universal. Para o caso de Condutos Livres podem ser empregadas as fórmulas de Bazin, Chezy, Mannig e Ganguillet-Kutter.

    -

    Além disso, na adução por recalque (para adução contínua [24 horas]) pode-se empregar a fórmula de Bresse e para adução descontínua (menos de 24 horas) pode-se empregar a fórmula de Forchheimer.

  • Conforme a nova NBR 12215-1/2017,

    5.5.4 Dimensionamento

    5.5.4.1 Para o dimensionamento hidráulico da tubulação, deve ser considerado, para o horizonte de projeto, o coeficiente de Hazen Williams ou equivalente da equação universal e também, o envelhecimento, incrustação e deposição nas paredes da tubulação. Os coeficientes devem ser levantados em campo ou, na impossibilidade de realização das avaliações em campo, devem-se adotar valores explicitados na teoria dos manuais de hidráulicas.

    NOTA 1: Recomenda-se estudo diferenciado do coeficiente para água bruta e para água tratada.

    NOTA 2: Para temperatura do fluido muito diferente da temperatura ambiente, e recomenda se a aplicação da equação universal, ou aplicar critério definido pela operadora/contratante.