-
Fatores HIGIÊNICOS ou EXTRÍNSECOS estão ligados a insatisfação ou a não- insatisfação. Exemplo: remuneração, segurança, ambiente de trabalho.
Fatores MOTIVACIONAIS ou INTRÍSECOS estão ligados a satisfação ou a não-satisfação. Exemplo: oportunidade de crescimento, reconhecimento, responsabilidade.
-
Gabarito: C
Teoria de Herzberg
Segundo Frederick Herzberg, dois fatores são preponderantes para o alcance da motivação, são eles:
Fatores Higiênicos (extrínsecos)
Localizados no ambiente e controlados pela organização. Abrange as condições que as pessoas trabalham. Se não atendidos, podem causar insatisfação, ou seja, são fatores esperados na relação de trabalho. Ex: salário, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais do trabalho, regulamentos internos, etc. De maneira geral, o desempenho e ações tomadas pelo indivíduo são melhorados por estímulos externos; porém, esses mesmos estímulos não o motiva.
Fatores Motivacionais (intrínsecos)
Estão dentro do indivíduo, envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização gerados através de seus atos.
Fonte: Comentários de colegas do QConcursos (não lembro exatamente de quem eu peguei, desculpas! hehe)
-
O SALÁRIO NÃO É UM FATOR MOTIVACIONAL! Nunca esqueçam!
-
Herzberg classifica a motivação em duas categorias:
- Fatores de Higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação; giram em torno do “CONTEXTO DO CARGO”: como a pessoa se sente em relação à empresa, as condições de trabalho, salários, prêmios, benefícios, vida pessoal, status, relacionamentos interpessoais;
- Fatores de Motivação: são os fatores intrínsecos, associados os sentimentos positivos e estão relacionados com o “CONTEÚDO DO CARGO”: como a pessoa se sente em relação ao cargo: o trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento, responsabilidades. O funcionário que está motivado tem um gerador interno e executa a tarefa pôr ela mesma, pela realização, o reconhecimento, a
-
Gabarito: Alternativa C
Essa costuma ser a teoria que causa mais confusão na mente dos concurseiros. Frederick Herzberg separou em dois fatores os aspectos que causam ou não satisfação no ambiente de trabalho. O pulo do gato da teoria é entender que os fatores que causam satisfação, quando ausentes, não podem causar insatisfação, mas apenas “ausência de satisfação”, da mesma forma que o fatores que causam insatisfação, quando ausentes, não podem causar satisfação, mas apenas “ausência de insatisfação”.
Os dois fatores são: fatores motivacionais (ou de satisfação, ou intrínsecos) e fatores higiênicos (ou de insatisfação, ou extrínsecos). Os fatores motivacionais estão intimamente relacionados ao cargo e às tarefas prestadas, por exemplo, se determinada pessoa acredita que o seu trabalho é de grande importância para a empresa, ela está sendo motivada a continuar prestando determinado serviço. A mudança dessa tarefa para uma de menor importância não lhe causará insatisfação, mas apenas romperá o seu impulso motivacional quanto à importância da sua tarefa. Se por um lado, os fatores motivacionais estão relacionados a reconhecimento e crescimento, aspectos psicológicos do indivíduo, os fatores higiênicos estão direcionados para aspectos que o trabalhador não tem tanto controle, normalmente às condições de trabalho, de chefia, de remuneração, etc. Os maiores exemplos de aspectos higiênicos são: salários, premiações, condições de trabalho, supervisão, relacionamentos. Para esta teoria, os fatores higiênicos vão apenas impacto no grau de insatisfação do funcionário. Salário baixo? Local de trabalho imundo? O funcionário irá trabalhar insatisfeito, porém, caso o salário aumente e o ambiente de trabalho fique limpo, ele vai apenas deixar de ficar insatisfeito e não ficará motivado. Existe a ideia de que apenas o salário alto não consegue motivar por longa data as pessoas.
Essa teoria nasce como forma de demonstrar que as formas tradicionais de se administrar uma empresa, como as inspiradas na administração cientifica, tentando motivar os funcionários apenas com salários e premiações, não são eficazes, já que o lado humano do trabalhador não pode ser desprezado, conforma aprendi na Teoria das Relações Humanas.
Fonte: RIBEIRO, Thiago de Luca. Administração sob a Ótica dos Concursos. São Paulo: Editora Labrador, dezembro-2016.
Disponível na Livraria Concursar, Saraiva, Cultura, Amazon, em livro e ebook.
-
Gabarito: Letra C
Fatores motivacionais: estão relacionados com a necessidade de mais alto nível. Exemplos: Crescimento, autonomia, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional.
Fatores higiênicos: condições de trabalho, remuneração, segurança, políticas da empresa, relações pessoais e supervisçao.
Nunca esquecer: SALÁRIO NÃO É FATOR MOTIVACIONAL.
Vamos à luta!
-
Fatores higiênicos: são os fatores extrínsecos, como salário, benefícios, supervisão, condições de trabalho. A ausência destes fatores gera grande insatisfação, porém, a presença destes não gera grande motivação.
Fatores motivacionais: são os fatores intrínsecos, relacionadas ao conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa, por exemplo, realização, reconhecimento, responsabilidade, entre outros. A ausência destes não gera grande insatisfação, porém a presença gera grande motivação.
FATORES QUE LEVAM A INSATISFAÇÃO:
Politica das empresas
Condições do ambiente de trabalho
Relacionamento com outros funcionários
Segurança
Salário
FATORES QUE LEVAM À SATISFAÇÃO:
Crescimento
Desenvolvimento
Responsabilidade
Reconhecimento
Realização
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
-
90% das bancas quando cobram a Teoria Bifatorial de Herzberg utilizam o termo "SALÁRIO" para confundir o candidato.
LEMBREM-SE: SALÁRIO NÃO É FATOR MOTIVACIONAL!!!!
-
Associando as 2 primeiras colunas já se tem a resposta.
Coluna 2
(1) Exercício da responsabilidade.
(2) Salário.
-
FATORES MOTIVADORES
* Influenciam a satisfação
- Crescimento pessoal
- Conteúdo do trabalho
- Exercício da responsabilidade
- Reconhecimento
- Realização
FATORES HIGIÊNICOS
* Influenciam a insatisfação
- Salários
- Relacionamentos pessoais
- Condições de trabalho
- Supervisores
- Segurança
- Políticas da empresa
-
GABARITO: C.
Fatores HIGIÊNICOS ou EXTRÍNSECOS estão ligados a insatisfação ou a não- insatisfação. Exemplo: remuneração, segurança, ambiente de trabalho.
Fatores MOTIVACIONAIS ou INTRÍNSECOS estão ligados a satisfação ou a não-satisfação. Exemplo: oportunidade de crescimento, reconhecimento, responsabilidade.
-
fatores higiênicos (ambiente, inclui salário):
ruins= insatisfação bons= não insatisfação
fatores motivacionais (o trabalho exercido pelo empregado)
ruins= não motivação bons= motivação
1º ambiente de trabalho bom - não insatisfação
2º trabalho exercido bom- tira da não insatisfação e vai para motivação
LETRA C