-
Gabarito A.
• Grupos informais
Enquanto os clássicos preocupavam-se com aspectos formais da organização como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização etc., os autores humanistas concentravam-se nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc. A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais. Esses definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.
• Relações humanas
As relações humanas são as ações e as atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato. A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadi
-
Sobre a E
O paradoxo de Abilene define uma situação em que um indivíduo ou um grupo de pessoas se vê forçado a agir de uma forma oposta às suas preferências. No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada opção, apesar de não estarem de acordo com a mesma, por acreditarem que todos os outros membros do grupo concordam. Estes indivíduos contrariam a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura.
Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiS-bnb2-vWAhWEIJAKHan0AScQFggsMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.pmtech.com.br%2FPMP%2FDicas%2520PMP%2520-%2520Paradoxo%2520de%2520Abilene.pdf&usg=AOvVaw2kAxUVQwUhjO1ZxICu1WWT
-
Letra A
O item D me lembra equipes no livro do Robbins.
-
a) ERRADA - Grupo informal não aparece no organograma da empresa, ou seja, não está formalmente organizado nem estruturado. Ele se forma naturalmente pela necessidade que temos de interagir com outras pessoas no ambiente de trabalho.
b) CERTA - grupos formais são definidos pela estrutura de cargos da empresa. Poderao ser permanentes ou temporários.
c) CERTA - Objetivo claro, Empowerment, Diversidade, Relacionamento e Feedback, Interdependência
d) CERTA - Grupo torna-se impermeável a ideias de fora, aceitaçao de novatos é problemática, nao há inovaçao ou renovaçao e o grupo envelhece.
e) CERTA - Paradoxo de Abilene diz respeito á aquela situação onde membros de um grupo, em muitos casos a maioria e até mesmo o líder do grupo, se sentem indiretamente obrigados a concordar com uma ação ou decisão, por crer que esta é a vontade do grupo, ou ao menos, que esta atitude é a correta aos olhos do grupo. Desta forma, em busca de aprovação ou mesmo temendo alguma censura ou repressão, este membro acaba agindo de forma a contrariar suas vontades ou convicções, apenas para evitar um possível confronto ou ruptura.www.tiespecialistas.com.br/2014/09/paradoxo-de-abilene-o-inimigo-oculto/
-
Sobre a E...
O autor Jerry Harvey descreveu uma situação vivida pela sua família que ilustra isso. Sua família um dia viajou para uma cidade chamada Abilene (uma viagem de 40 km) em um dia muito quente, com o ar condicionado do carro quebrado. Todos estavam “sofrendo” no passeio.
Após isso, ele percebeu que nenhuma das pessoas originalmente queria ir, mas aceitaram o passeio para não contrariar os outros. Dessa forma, ele cunhou o termo “paradoxo de Abilene”, que se refere à tendência das pessoas de ceder aos outros, na busca de evitar conflitos.
Renno
-
Letra A.
Grupos informais não estão na estrutura da organização, tampouco possuem chefes.
-
Paradoxo de Abilene = Maria vai com as outras. Kkk
-
"No paradoxo de Abilene todos os membros do grupo deixam-se levar por uma determinada opção, apesar de não estarem de acordo com a mesma, por acreditarem que todos os outros membros do grupo concordam. Estes indivíduos contrariam a sua vontade em função do grupo, para obter aceitação ou para não sofrer censura."
Não são as "Marias vai com as outras'' (pra marcar a questão vale pensar asssim, pois ajuda). Na mediação de conflitos este paradoxo pode ser utilizado, para que se evite maiores conflitos. O que a maioria decidir vai ser a decisão.
-
A questão cobrou conhecimento sobre o trabalho dos grupos e pediu a alternativa INCORRETA.
Analisando as alternativas, temos que:
A- INCORRETA. Na verdade, é o contrário.
Corrigindo: "Os grupos informais não têm chefes, mas podem ter líderes ou “animadores”, que podem ser diferentes de uma ocasião para outra. Os grupos informais são criados pela vontade de seus próprios integrantes, ao contrário dos grupos formais, que são criados por decisões externas" (MAXIMIANO, 2013)
B- CORRETA. Os grupos formais podem ser permanentes (vistos no organograma) ou temporário (criados para cumprir uma tarefa ou projeto)
C- CORRETA. Maximiano cita que os fatores críticos para o sucesso de um grupo são: clareza de objetivos, coesão (que inclui fatores auxiliares como percepção, desafio, confiança, competência técnica dos colegas, experiência de sucesso e etc), comunicação e organização.
Para respondermos o item "d" e "e", traremos o seguinte resumo:
Maximiano (2013) enumera as seguintes dificuldades dos grupos, ou seja características não desejáveis:
- Falta de coesão: membros individualistas que trabalham para si.
- Excesso de coesão: o grupo é tão coeso que recusa ideias de fora.
- Conformidade Social: se um colega já concordou, os demais tendem a concordar também.
- Paradoxo de Abilene: aceitar publicamente algo que se discorda internamente. Só para satisfazer a maioria.
- Pensamento Grupal: quando os membros de acham intocáveis e ignoram informações relevantes.
- Pretorianismo: quando os membros se sentem mais capazes do que o seu chefe. "Rebelião"
- Desorganização: há falhas na divisão e na coordenação de tarefas.
- Falta de Comunicação: não há interesse em trocar informações importantes.
Logo, "d" e "e" estão CORRETAS.
Fonte: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A