GABARITO D
Matéria-prima: substância que toma parte no processo de produção, incorporando fisicamente o produto final.
Material em processamento: material que está transitando pelas diversas etapas do processo produtivo.
Material semiacabado: é aquele que se encontra já na etapa final do processo produtivo, mas ainda não é produto acabado.
Material acabado: é o produto que tomará parte no produto final, sem que haja alteração em suas propriedades químicas ou físicas. Pode ser adquirido de outra organização, ou fabricado internamente.
Material produto final ou acabado: é aquele que representa o objetivo final da organização, estando pronto para comercialização.
Fonte: Administração de Recursos Materiais e patrimoniais para concursos,Renato Fenili.3ª edição
Para que a questão em apreços seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns tipos de estoques. Em relação à classificação dos estoques, identificando o conceito de cada um, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
Segundo o tipo de aplicação na organização, temos os seguintes tipos de estoques:
3. Estoques de materiais semiacabados: Referem-se aos materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário de acabamento, encontrando, também, ao longo das diversas seções que compõem o processo produtivo.
- Material semiacabado: são aqueles que se encontram na etapa final do processo de produção, mas ainda não estão prontos
4. Estoques de materiais acabados ou componentes: Referem-se a peças isoladas ou componentes já acabados e prontos para serem anexados ao produto.
- Material acabado/intermediário: é aquele que tomará parte no produto final, sem que, no entanto, haja alteração nas suas propriedades físicas ou químicas. Pode ser produzido interna ou externamente. São materiais componentes e prontos para serem anexados ao produto são considerados.
5. Estoques de produtos acabados: Constituem o estágio final do processo produtivo e já passaram por todas as fases.
- Produto acabado/final: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.
1. Estoques de matérias-primas: Constituem os insumos e materiais básicos, que ingressam no processo produtivo da empresa.
- Matéria-prima: composto por materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.
2. Estoques de material em processamento: São também denominados materiais em vias.
- Produto em processamento: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
Sendo assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
FonteS:
DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: método, 2014.