SóProvas


ID
2490466
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre motivação leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A Teoria de Motivação de Maslow prega que à medida que vamos satisfazendo necessidades mais básicas nas nossas vidas vamos buscando atender necessidades mais complexas até chegar à auto realização.

II. Quando tratamos da motivação identificase motivos internos e externos para se realizar uma atividade.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A Hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

     

    Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

     

    necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;

     

    necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;

     

    necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

     

    necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

     

    necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

  • GABARITO:C

     

    Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.


    A motivação envolve fenômenos emocionaisbiológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
     

    Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. A motivação é avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.


    A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.


    A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.


    Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

  •  

    Gab: C

     

    I- Segundo a Teoria de Motivação de Maslow, as pessoas estão motivadas p/ suprir suas necessidades mais inferiores com as quais estuverem insatisfeitas. Assim que conseguirem supri-las, buscam as necessidades do nivel imediatamente superior até que se atinjam as  necessidades de autorrealização, onde o indivíduo pode buscar cada vez mais sua própria satisfação.

     

    II- A motivação é INTRINSECA (vem de dentro do individuo), apesar de essa ser a posição dominante há quem discuta a existencia de uma motivação EXTRINSECA, neste caso a motivação viria de fatores "de fora" do individuo p/ motiva-lo (Punição e Reforço).

  • complicado quando você não sabe qual a linha de pensamento da banca, como disse a Daniela o posicionamento dominante é que a motivação é intrinseca, aí na hora de responder questões como essa sempre fica aquela dúvida. 

  • Daniela e Alexandrina, acho que estão confundindo conceitos.

    A motivação é intrínseca, os motivos que geram a motivação que podem ser intrínsecos ou extrínsecos. A questão questiona sobre os motivos que geram a motivação, não a motivação em si.

  •   De conformidade com Maslow os 5 níveis a serem "escalados" por um ser humano, segundo Maslow, são:

     

    ·  Atender as necessidades básicas ou fisiológicas

    ·  Atender as necessidades de segurança

    ·  Atender as necessidades Sociais ou de associação

    ·  Atender as necessidades de Status ou Auto Estima

    ·  Atender as necessidades de Auto-Realização

     

      Explicamos os níveis “escalados”, a saber:

     

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

     

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

     

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

     

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

     

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.

    No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.

     

     

     

    http://www.administradores.com.br/producao-academica/a-teoria-da-hierarquia-das-necessidades/5266/

     

     

     

    A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA!

  • GABARITO: C.

    I e II.

  • MOTIVAÇÃO INTRINSICA = DE DENTRO..

    MOTIVAÇÃO EXTRINSICA = DE FORA . .RELACIONADA AO MEIO EM QUE A PESSOA VIVE.


    TEORIA DE MASLOW DIZ ASSIM: 
    QUE A MOTIVAÇÃO PARTE DAS REALIZAÇÕES DO NIVEL MAIS BAIXO PARA O NIVEL MAIS ALTO.
    OU SEJA,SOMENTE QUANDO UM NIVEL INFERIOR DE NECESSIDADE ESTÁ SATISFEITO,É QUE O NÍVEL IMEDIATAMENTE
    ACIMA SURGE NO COMPARTAMENTO DA PESSOA > GERANDO UMA ESPECIE DE MOTIVAÇÃO.

    SÃO 5 NECESSIDADES
    1 = NECESSIDADES FISIOLOGICAS BASICAS É A 1(COMER DORMIR ABRIGO- DESEJO SEXUAL ETC)
    2 = NECESSIDADE DE SEGURANÇA =BUSCA DE ESTABILIDADE E BUSCA DE PROTEÇÃO.
    3 = SOCIAIS = PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS SOCIAIS ACEITAÇÃO - TROCA - AMIZADE-AFETO-AMOR-
    4  =AUTO ESTIMA = NECESSIADES RELACIONADAS A VISÃO QUE O INDIVIDUO TEM DE SI.
    5 - AUTO REALIZAÇÃO 

    a motivação em si é interna.

    porém o que gera a motivação pode advir de motivos internos e externos.

  • Vamos aos itens: I - Verdadeira. Maslow, o teórico criador da Teoria da Hierarquia das Necessidade, dividiu as necessidades humanas, que motivam o homem, em 5 (cinco) categorias, defendendo que para subir na pirâmide, ou seja, para que as necessidades de nível superior se manifestem, as de nível inferior devem ser satisfeitas. Ou seja, a teoria defende que as necessidades são hierárquicas. Observe a pirâmide das necessidades hierárquicas de Maslow:

    Desse modo, um indivíduo só adquiriria o desejo/necessidade social (de possuir amigos ou momentos de lazer, por exemplo) quando suas necessidades fisiológicas e de segurança fossem satisfeitas (como por exemplo a fome e a estabilidade laboral, respectivamente). II – Verdadeira. Aqui a banca cobra o conceito de motivação. A motivação é uma força, um impulso, ou motivos que te levam à ação. A posição majoritária das bancas é de que a motivação vem de motivos internos apenas, daí a famosa frase de que “Ninguém motiva ninguém”, mas aqui a nossa banca deixa clara a sua posição: para o IBFC, a motivação pode vir também de motivos externos, como a liderança, por exemplo.

  • GABARITO: LETRA C

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

  • Em relação à motivação, assinalemos a alternativa correta.

    I. correta. A Teoria de Motivação de Maslow prega que à medida que vamos satisfazendo necessidades mais básicas nas nossas vidas vamos buscando atender necessidades mais complexas até chegar à auto realização.

    A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.

    Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:

    Necessidades primárias:

    • Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
    • Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
    • Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
    • Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    .

    II. correta. Quando tratamos da motivação identificase motivos internos e externos para se realizar uma atividade.

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte: 

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.