SóProvas


ID
2490481
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Abaixo estão vários conceitos de Eficiência. Assinale a alternativa que não contém um desses conceitos.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções.

    A eficiência é uma característica positiva, principalmente como parte do perfil de profissionais que desejam obter sucesso em suas áreas de atuação.

    Para que um indivíduo haja com eficiência, são necessárias outras qualidades essenciais, como a organização, o compromisso, a concentração, a pontualidade, o respeito, a criatividade e etc.

  • Eficiência é a relação entre a obtenção de níveis máximos de produção com o mínimo de recursos possíveis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade.

    A letra "D" traz o conceito de eficácia, que é meramente a verificação de que resultados obtidos estão de acordo com os objetivos propostos pela empresa ou organização.

    Fonte: https://portaldeauditoria.com.br/objetivos-e-finalidades-da-auditoria-operacional/

  • GABARITO:D

     

    eficiência, a eficácia e a efetividade são conceitos relacionados entre si, porém com significados distintos.


    eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

     

    Em suma, temos:


    Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo.


    Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta.


    Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).

  • EFICIÊNCIA: Forma de fazer, métodos, o que uso de insumo / elementos para produzir resultados.

    EFICÁCIA: Resultados, meta eficaz

    EFETIVIDADE:  Satisfação do cliente, agregar valor para a sociedade

  • Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

    Possui foco interno e refere-se aos custos envolvidos.

    Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

    Possui foco externo e refere-se aos resultados.

    Efetividade é uma medida do rendimento global das empresas e se consolida pela ocorrência dos seguintes aspectos:

    -Manter-se no mercado; e

    -Apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo (permanentemente). A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas.

    Possui foco externo e refere-se aos impactos.

    Profª Karen Stefan QConcursos

  • Gabarito: Alternativa D

     

    Trata-se do tópico eficiência. A questão procura saber qual candidato tem a real noção do que significa o princípio da eficiência. Apesar de muitos candidatos e até mesmo professores se perderem quando o assunto é eficácia, eficiência e efetividade, existe um macete bem simples e tranqüilo. Quando se fala em eficiência, se fala em economia (extensão da economicidade); quando se fala em eficácia se fala em resultado (extensão do desempenho); e quando se fala em efetividade, se fala em real impacto na sociedade.

     

    Nosso gabarito é a alternativa D, pois a assertiva se relaciona com eficácia (desempenho) e não eficiência. A alternativa A está correta, pois realizar a atividade de maneira certa evita retrabalho e prejuízo. A alternativa B também está correta, pois realizar a tarefa com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento maximiza o lucro e gera um melhor resultado econômico. A alternativa C está perfeita, pois a eficiência além de ser um indicador de desempenho, é também um principio e uma filosofia que algumas organizações seguem. Parte inferior do formulário

     

    Agora vamos visualizar os três institutos de maneira prática: Imaginem que a Administração Pública lançou programa de vacinação contra a varíola. O objetivo do programa era vacinar ao menos 70% da população. Meses depois da vacinação, o governo teve como balanço que 95% da população foi vacinada, o custo por vacina foi o menor possível, porém os vacinados voltaram a contrair a varíola. Nesta situação hipotética o governo foi eficaz, pois cumpriu o objetivo, foi eficiente, pois foi econômico, porém não foi efetivo, pois a vacina não teve o real impacto desejado.

     

    Fonte: RIBEIRO, Thiago de Luca. Administração sob a Ótica dos Concursos. São Paulo: Editora Labrador (Dez-2016).

    Disponível em livrro e e-book nas principais livrarias: Livraria Concursar; Saraiva; Amazon; Cultura; Kobo. Ou autografado direto com o autor.

     

    Thiago de Luca é professor, escritor e pesquisador de Administração.

  • Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes;

     Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração;

    Atenção: Existem autores que consideram que a efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.

     Efetividade: é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.

  • facin facin

  • As questões dessa banca dão um friozinho na barriga na hora de marcar.

  • RAPIDO
    SIM. SÃO PRINCIPIOS NORTEADORES DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS
    EFICIENCIA = MELHOR MANEIRA POSSÍVEL E COM MENOS CUSTOS (OU GASTOS)
    EFICÁCIA = CHEGAR AO OBJETIVO; 
    EFETIVIDADE = RESULTADOS SATISFATÓRIOS E AS MUDANÇAS GLOBAIS ADVINDO DO PROCESSO.
     

    q nao é eficacia. = relacionado ao objetivo!

  • GABARITO: LETRA D

    1 - Eficiência:

    -> é utilizar os recursos disponíveis da forma adequada;

    -> é a maneira como se faz algo para atingir um objetivo.

    2 - Eficácia:

    -> é fazer a coisa certa;

    -> é realmente atingir o objetivo traçado;

    -> não tem relação com a utilização de recursos.

    3 - Efetividade:

    -> é o impacto das ações;

    -> é a alteração da realidade.

    FONTE: QC

  • Gente, eu NUNCA consigo diferenciar EFICÁCIA X EFICIÊNCIA...Alguém teria alguma DICA/ MACETE/ MNEMÔNICO para eu gravar? Sempre erro...

  • @Marianna Rocha

    Eficácia é fazer a coisa certa. eficiência é fazer do jeito certo. Como assim? Pensa assim: um capineiro com muita eficácia mas pouca eficiência precisa capinar um terreno cheio de mato. Ele nao é eficient. Logo, ele vai demorar, usar métodos inadequados e nao se organizar para o trabalho. Mas no final ele fez o que devia. Removeu todo o mato do terreno, e somente da área deste terreno e fez exatamente o trabalho esperado. Agora imagina um pedreiro com muita eficiência mas pouca eficácia. O trabalho é reformar um piso. Ele selecionou as melhores ferramentas, fez o melhor uso possivel delas, foi extremamente preciso para misturar o cimento e a areia, nao desperdiçou nada e no final fez um trabalho excelente em tempo recorde. So ha um problema: ele fez uma parede, em vez de arrumar o piso. fez uma coisa que nao era para fazer, embora tenha feito bem. ele foi eficiente fazendo algo que nao devia.