SóProvas


ID
249049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

As relações jurídicas são relações sociais em que os direitos
subjetivos e os deveres jurídicos são identificados e, por
envolverem interesses particulares, exigem do Estado
regulamentação. Julgue os itens subsequentes, que tratam das
relações jurídicas estabelecidas entre particulares.

No caso de obrigações dirigidas a credores solidários, a suspensão da prescrição que beneficiar um deles automaticamente aproveitará aos demais.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: afirmação errada.

    Código Civil:

    Art. 201. Suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.

  • Leandro, com o devido respeito, vc se equivou em sua resposta. O prazo da prescrição é realmente SUSPENSO em relação a um credor (e não interrompido, como você salientou), beneficiando os demais credores solidários, se a obrigação for indivisível, conforme o artigo 201 do Código Civil, in verbis:

    Art. 201, CC: Suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.

    Portanto, a fundamentação do primeiro colega já bastaria para resolver a questão.

    Gabarito: errado.

    Questão: No caso de obrigações dirigidas a credores solidários, a suspensão da prescrição que beneficiar um deles automaticamente aproveitará aos demais.

    Corrigindo: No caso de obrigações dirigidas a credores solidários, a suspensão da prescrição que beneficiar um deles aproveitará aos demais, se a obrigação for indivisível. 
  • Opa, realmente falei m***...

    Pessoal, exclui o meu comentário para que ele não prejudique outras pessoas... O que ocorreu foi uma leitura equivocada do art. 204 caput. Não li a palavra "não" no dispositivo.

    Peço desculpas.
  • alguem pode citar exeplos?? vlw
    qq coisa manda msg pvt.
  • A CESPE adora essas pegadinhas e brinca de misturar os artigos 201 com o 204, pra matar as questões tem de haver a tríade: credores solidários + suspensão + obrigação indivisível

    pra facilitar os estudos, segue a letra da lei + algumas questões elaboradas pelo CESPE

    Art. 201. SUSPENSA a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.

    Considere que Carlos e Rubens sejam credores solidários de uma obrigação indivisível e que, por ordem judicial, tenha sido SUSPENSA a prescrição em favor de Carlos. Nessa situação, Rubens também aproveita a suspensão. (CORRETO)

    PEGADINHA: Se um dos credores solidários em dívida pecuniária  (DÍVIDA DIVISÍVEL)se casar com a devedora, o prazo prescricional da pretensão relativa à cobrança da prestação será suspenso em relação a todos. (FALSA) 


    TUDO VAI DAR CERTO!!!


  • Errado 

    A obrigação deve ser indivisível , por exemplo uma vaca . 

  • Q18065 Direito Civil  Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária

    Se a prescrição for suspensa em favor de um dos credores solidários, só aproveitará aos demais se a obrigação for indivisível

    CERTO

  • Gabarito: "Errado"

     

    Art. 201. Suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível.

  • Art. 204

    §1º A interrupção por urn dos credores solidários aproveita aos outros; assim como a interrupção efetuada contra o devedor solidário envolve os demais e seus herdeiros.

     

  • Somente irá aproveitar de forma automática se for causa de interrupção, sendo causa de suspensão somente se a obrigação for indivisível.
  • somente se a obrigação for INDIVISÍVEL

  • Cod Civil, art 204