SóProvas


ID
2490505
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados, bem como de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Autoridade (em rigor, autoridade formal) é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados bem como de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais.

     

    A utilização da autoridade nas organizações envolve: tipos de autoridade, hierarquia, amplitude de controle e centralização ou descentralização.

  • GABARITO:C


    Autoridade
     (do termo latino auctoritate) é um sinônimo de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuado no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado ou não, em que os subordinados prestam obediência ao indivíduo ou à instituição detentores da autoridade.

     

    Exemplos de Relações de Autoridade


    O poder dos pais sobre os filhos na família, do mestre sobre os alunos na escola, o poder de um chefe de Igreja sobre os fiéis, o poder de um empresário sobre seus funcionários, o poder de um chefe militar sobre seus soldados, a autoridade fundada sobre a legitimidade democrática (eleição), a autoridade carismática de um chefe religioso (com a necessidade de ações extraordinárias para garantir que este possui a graça divina), são exemplos de relações de autoridade.

  • Gabarito: Alternativa C

     

    Na página 103 do livro Administração sob a Ótica dos Concursos, encontramos o seguinte texto sobre a autoridade:

     

    É uma forma de poder e está diretamente relacionada ao cargo, à estrutura e não ao ser humano. Grave isso, é muito importante. Outra característica importante da autoridade é que ela deriva de regras e normas, por isso deve ser aceita a todos os subordinados. Um ponto importante é que toda autoridade é uma forma de poder, porém nem toda forma de poder é uma autoridade, conforme explica Sobral e Peci (2008). Isso é verdade porque “o conceito de poder é mais abrangente que o conceito de autoridade, visto que pessoas sem nenhuma autoridade têm, às vezes, muito poder na organização". Lembram-se da estrutura informal? Dela surgem lideranças poderosas.

     

    Fonte: RIBEIRO, Thiago de Luca. Administração sob a Ótica dos Concursos. São Paulo: Editora Labrador (dez-2016).
    SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, p. 177.

  • Ano: 2017 Banca: FUNDATEC Órgão: IGP-RS Prova: Técnico em Perícias

    No processo de organização, o direito formal que chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, segundo Maximiano (2007), chama-se: 

    a)Unidade de trabalho.

    b)Autoridade. GABARITO

    c)Amplitude de controle. 

    d)Delegação.

    e)Organização centralizada.

     

    Ps: Não sou de comentar a questão com outra, mas esta me chamou muito a atenção, por isso a importância de se fazer MUITAS QUESTÕES

  • Autoridade - decorre do cargo

    Liderança - decorre da influência

  • Gabarito: Alternativa C.

    Autoridade = O direito que os gerentes têm de influenciar o comportamento dos seus subordinados.

  • No processo de organização, o direito formal que chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, segundo Maximiano (2007), chama-se: 

    AUTORIDADE!

  • GABARITO: LETRA C

    Autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar objetivos organizacionais desejados. A autoridade é formalmente estabelecida pela organização por meio do poder legitimado. A cadeia de comando reflete a hierarquia de autoridade que existe na organização.

    Do ponto de vista tradicional, a autoridade apresenta três características principais:

    1. Autoridade é decorrente de uma posição organizacional, e não de pessoas. Os administradores possuem autoridade em função da posição ocupada, e os que têm posição semelhante devem ter a mesma autoridade.

    2. Autoridade deve ser aceita pelos subordinados. Embora ela flua do topo para a base da hierarquia, os subordinados a aceitam porque acreditam que os administradores têm o direito legítimo de dar ordens. A teoria da aceitação da autoridade argumenta que um administrador tem autoridade somente quando os subordinados decidem aceitar o seu comando. Se os subordinados se recusam a obedecer porque a ordem está fora de sua competência, a autoridade simplesmente desaparece.

    3. A autoridade flui abaixo pela hierarquia vertical. As posições do topo da hierarquia são investidas com mais autoridade formal que as posições abaixo delas.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • Alternativa A: Incorreta. Cargo é o conjunto das tarefas pelas quais uma pessoa é responsável.

    Alternativa B: Incorreta. Hierarquia é a disposição da autoridade em níveis.

    Alternativa C: Correta. A autoridade é o que dá aos chefes e gerentes a capacidade ou poder de tomar decisões e acionar o trabalho de seus funcionários e outros recursos.

    Alternativa D: Incorreta. Função é o conjunto de tarefas e responsabilidades relacionadas a um cargo.

    Vale ressaltar que alguns autores entendem hierarquia como sinônimo de autoridade. Idalberto Chiavenato, por exemplo, trata como uma coisa só e fala em “hierarquia de autoridade” como um dos componentes da organização formal.

    Gabarito: C