-
Maximiano (2000, p.344) diz em sua afirmação referente ao comportamento democrático que:
"Quanto mais as decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder. Os comportamentos democráticos envolvem alguma espécie de influência ou participação dos liderados no processo de decisão ou de uso da autoridade por parte do dirigente."
-
GABARITO:B
Para facilitar o entendimento, imaginemos um grupo de crianças .
As crianças expostas ao líder autocrático demonstraram forte tensão e frustração. Além disso, a agressividade do grupo foi aumentada assustadoramente. As crianças do grupo não formaram grupos de amizade e nem tinham iniciativa para nada. Na execução das tarefas, não demonstram satisfação e o trabalho só era exercido se o líder estivesse presente junto ao grupo, quando o mesmo se ausentava as atividades cessavam e as crianças do grupo expandiam seus sentimentos reprimidos, tendo explosões de indisciplina e de agressividade.
Com as crianças do grupo de liderança democrática, a experiência já foi bem melhor. Houve um bom relacionamento entre as crianças e o líder, além da formação de grupos de amizade e relacionamentos. As crianças se mostraram mais responsáveis, exercendo suas atividades mesmo na ausência de seu líder. O trabalho teve um ritmo mais suave e seguro.
Muito diferente do grupo anterior, as crianças que estavam na presença de um líder liberal, o grupo teve uma atividade intensa, porém sua produção foi baixíssima. Houve muita perda de tempo e discussões, e a maioria voltada para motivos pessoas, ou seja, nada relacionado ao trabalho em si. Por esse motivo as poucas tarefas desenvolvidas eram feitas ao acaso. Pode-se notar no grupo um agressivo individualismo e pouquíssimo respeito em relação ao líder.
Com essas conclusões, pode-se observar que a liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder.
Para Chiavenato (2006, p.18-19): "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar".
Referências
POSSI, Marcus. Gerenciamentoprojetos guia do profissional: aspectos humanos e interpessoais. Volume 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
-
Não pode ser apenas autocrático porque ele considera uma "certa" influência dos liderados no processo de decisão. Esse meio termo entre autocrático e mais consultivo é o democrático.
-
Segundo Maximiano: "Estilo de liderança é a forma como o lider se relaciona com os integrantes da equipe, seja em relaçoes grupais ou pessoa a pessoa."
O estilo pode ser:
autocrático - autoridade concentrada no líder
democrático - decisoes influenciadas pelo grupo
liberal - transfere a autoridade aos liderados
-
GAB B
OS ESTILOS DE LIDERANÇA SÃO:
Autocrática - Só o chefe manda.
Democrática - O chefe manda, mas permite que os subordinados participem da tomada de decisão.
Liberal - O chefe dá total liberdade para os subordinados decidirem sozinhos, há participação do chefe, porém é quase nada.
-
TIPO DE LIDERANÇA
Liderança DEMOCRÁTICA = CONSISTE EM UMA LIDERANÇA PARTICIPATIVA ou seja o lider consegue motivar os liderados
a participarem das decisoes pois possui carater comunicativo.esse tipo de liderança
pode ser subdividido em duas subcategorias.
Consultivo : ele pede a opiniao dos liderados porem toma a decisão final sozimho
participativo = ouve as opinioes fazendo com que as opinioes sejam tomadas em grupo.
decididas em grupo!!!
liderança autocrática = relação de submissao lider com postura dominadora e agressiva.
nao dando liberdade alguma aos seus subordinados;
liderança liberal = ausencia do lider. as decisoes são tomadas pelo grupo.ja q nao tem lider.
-
GABARITO: LETRA B
1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.
2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.
3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.
FONTE: Thiago de Luca QC
-
Se as decisões do líder são influenciadas pelo grupo, então seu comportamento é democrático.
Gabarito: B